ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que G.A.D.U.?

4 participantes

Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Re: Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Ana Maquiavélica Qui Nov 24, 2011 1:02 pm

Olá amigos Sobrinho e Irmourão, passando para deixar um abraços a vocês e a todos do grupo.
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Re: Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Pedro Sobrinho Qua Nov 23, 2011 6:21 am

Caro Padre:
A resposta para toda essa parafernália de perguntas é simples. isso porque estas perguntas são frutos da completa ignorância.
G.:A.Very Happy.:U.: não é um deus. Nunca foi.
Os maçons não adoram um deus chamado G.:A.Very Happy.:U.;. Eles adoram o Deus de suas religiões, o Deus de seus corações, seja ele qual for.
G.:A.Very Happy.:U.: é apenas um título alternativo que serve, dentro das Lojas, para representar qualquer crença.
Quanto ao Rito Frances ou Moderno, ele não é composto só de ateus e agnósticos, pelo contrário, a maioria de seus praticantes tem uma religião. Este Rito apenas aceita ateus e agnósticos, mas não exige que o candidato seja um.
Estude mais.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO GADU

Mensagem por PADRE SATANÁSIO Ter Nov 22, 2011 9:43 pm

SSalve Manos !

Ontem, depois cinco horas meditando em companhia das garrafas, entrei em transe e passei a escutar a voz do GADU falando dentro da minha cabeça. Ele me ordenou a elaborar o questionário abaixo por receio de que possa um dia ocorrer no Brasil o que está acontecendo nos países civilizados do norte da Europa, em especial nas nações escandinavas, onde ninguém mais dá bola para ele. Com exceção dos desprezíveis ateus e agnósticos, o Senhor me comunicou que gostaria de agradecer a dedicação e o carinho que vêm recebendo de todos os maçons que são fiéis a ele. Na finalidade de melhorar a qualidade dos serviços que vem prestando, ele pede a você que reserve alguns minutos do seu precioso tempo para responder as questões abaixo.
Tenha em mente que suas respostas serão mantidas em caráter absolutamente confidencial, não sendo necessário, portanto, revelar o seu nome e muito menos o seu endereço, salvo se você assim o desejar. Bastará apenas inserir no final do questionário um endereço de e-mail para contato, ou, se preferir, aguardar ele se manifestar em algum fenômeno que te envolva.

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO GADU

(Não vale para os irmãos do Rito Moderno)

Com exceção dos maçons ingratos do Rito Moderno, o Grande Arquiteto do Universo (GADU) gostaria de agradecer a dedicação e o carinho que vêm recebendo de todos os demais espalhados pelo mundo. Na finalidade de melhorar a qualidade dos serviços que vem prestando a eles desde quando foi fabricado na Inglaterra em meados de 1730, ele pede a você que reserve alguns minutos do seu tempo para responder as questões abaixo.
Tenha em mente que suas respostas serão mantidas em caráter absolutamente confidencial, não sendo necessário, portanto, revelar o seu nome e muito menos o seu endereço, salvo se você assim o desejar. Bastará apenas inserir no final do questionário um endereço de e-mail para contato, ou, se preferir, aguardar ele se manifestar na próxima egrégora que se formará na tua loja.

1. Como você tomou conhecimento da existência do GADU?
___ Jornal
___ Televisão
___ Livro da Lei
___ Quando ingressei na Maçonaria
___ Alcorão
___ Inspiração divina
___ Manuscritos do Mar Morto
___ Meu pai era maçom e me falava muito a respeito dele
___ Experiências pessoais me comprovaram a sua existência
___ Rede Colméia
___ Boletins do GOB e das Grandes Lojas
___ Sites maçônicos disponíveis na WEB
___ Por meio de irmãos do Rito Moderno que não ligam para ele
___ Convenção de Lausanne
___ Outro(s) (especifique): _______________________________________________________

2. Você crê em outro deus além do GADU?
___ Pai, Filho e Espírito Santo
___ Marx, Engels e Lênin
___ John Lennon, Ringo Starr e Paul MacCartney
___ Brahma, Shiva e Ganesha
___ Hitler, Mussolini e Salazar
___ Dinheiro no bolso
___ Krishna
___ Zeus e os deuses menores do Olimpo
___ Odin e os deuses menores do Valhalla
___ Allah
___ Satanás,
___ Iemanjá, Zé Pelintra, Pazuzo
___ Gaia/Pacha-mama
___ Osíris
___ Inti
___ Nenhum dos deuses acima, porque somente o GADU é verdadeiro
___ Outro(s) (especifique): _______________________________________________________

3. Você está contente com a administração do GADU?
___ Sim
___ Não
Em caso negativo, por favor assinale o que você acha que falta nele e como você gostaria que ele agisse.
___ Que ele fosse mais enérgico com os malfeitores que levam as nações à ruína
___ Que ele desse mais atenção às criancinhas que morrem aos milhões de fome na África
___ Que ele impedisse a eclosão de guerras
___ Que ele parasse de se meter na vida sexual das pessoas
___ Que ele permitisse relações sexuais fora do casamento
___ Que ele proibisse relações sexuais fora do casamento
___ Que ele combatesse o homossexualismo
___ Que ele aprovasse a conduta homossexual
___ Que ele não cometesse certos erros elementares, como criar Satanás e outros diabos, por exemplo
___ Que ele não fizesse ou permitisse que coisas ruins acontecessem aos inocentes
___ Que ele não deixasse mais nascer gente como Franco, Mussolini e Henrique VIII
___ Que ele arrumasse bons empregos para aqueles que o bajulam
___ Que ele procurasse atender mais as preces que lhe são dirigidas
___ Que ele parasse de exigir oferendas e queima de incenso
___ Que ele permitisse o casamento de sacerdotes
___ Que ele continuasse não permitindo o casamento de freiras e sacerdotes
___ Que ele provocasse catástrofes apenas para dar cabo dos maus
___ Que ele deixasse o povo comer o que tem vontade
___ Que ele parasse de exigir sacrifícios humanos
___ Que ele desse mais proteção aos velhos, às mulheres e aos que não têm moradia
___ Que ele se comunicasse diretamente com seus filhos ao invés de fazer uso de intermediários desonestos
___ Outro(s) (especifique): _______________________________________________________

4. Aponte o(s) fatore(s) que influenciaram na sua decisão de assumir e reverenciar o GADU
___ Fui doutrinado pelos mestres da minha loja
___ Necessitava de uma razão para viver
___ Fiz uso do meu livre-arbítrio e menti para ingressar na Maçonaria
___ Necessitava de um meio para ocultar a minha hipocrisia e o que penso no íntimo
___ Necessitava de travar monólogos com alguém invisível
___ Preguiça de pensar e formular idéias próprias
___ Desejo de encontrar pessoas que raciocinam como eu
___ Medo da morte
___ Incerteza quanto ao futuro que me aguarda
___ Necessidade de me sentir superior em relação aos irmãos do Rito Moderno
___ Outro(s) (especifique): _______________________________________________________

5. Antes de ingressar na Maçonaria e de abraçar o GADU, você adorava alguma outra divindade que agora considera falsa? Em caso positivo, qual dos deuses abaixo o enganou durante todo esse tempo?
___ Forças Cósmicas do Universo
___ Trotsky
___ Jeová
___ Baal
___ Faustão
___ Madonna e Michael Jackson
___ Luiz Carlos Prestes
___ Plinio Correia de Oliveira
___ Hitler
___ Cobras, ratos, lagartos e crocodilos
___ Satanás
___ O ensangüentado
___ Iemanjá e o Zé Pelintra
___ Rá, o deus-sol
___ Vera Fischer e Adriane Galisteu
___ Hebe Camargo e Ana Maria Braga
___ Lua e outros astros do firmamento
___ Um super-espírito que controla tudo o que existe
___ Outro(s) (especifique): _______________________________________________________

6. Você tem outra fonte de inspiração além do GADU?
(Marque todas as respostas que desejar).
___ Tarô e baralho cigano
___ O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)
___ Astrologia
___ O Manifesto Comunista (Marx e Engels)
___ Dogma e Ritual da Alta Magia (Eliphas Levi)
___ A Força Oculta (Madame Blavatsky)
___ Eram os deuses astronautas (Erik von Daniken)
___ Loteria esportiva
___ Numerologia
___ O Livro de Urântia
___ Cientologia
___ Minha Luta (Adolf Hitler)
___ Chico Xavier e Zé Arigó
___ Lobsang Rampa
___ Isaac Asimov
___ O totem dos ursinhos paw-paws
___ Quiromancia
___ Livros de auto-ajuda
___ Sexo e drogas
___ Cartas psicografadas
___ Fumo, álcool
___ Mantras, chakras, runas e sefirotes
___ Luiz Inácio Lula da Silva
___ Ditadura do Proletariado
___ Meditação Transcendental
___ Salas de Chat na Net
___ Búzios
___ Pirâmides do Egito
___ Outro(s) (especifique): _______________________________________________________

7. Para preservar a fé dos maçons e dos seres humanos comuns, bem como fazer eles sentirem a sua presença, O GADU realiza freqüentes intervenções na Terra. Marque a opção abaixo que traduz o grau de intervenção que você julga ser necessário:
a. Mais intervenção divina
b. Menos intervenção divina
c. O nível atual de intervenção é satisfatório
d. Não sei o que significa intervenção divina

8. Quando realiza intervenções na Terra, o GADU tenta manter um certo equilíbrio não só aplicando castigos, produzindo milagres e destruição, mas também fazendo vista grossa a certas calamidades que ele poderia facilmente evitar. Por favor, avalie essas intervenções e omissões utilizando uma escala que vai de 1 a 5 (1-satisfatório, 5-excelente).
Desastres:
1 2 3 4 5 Enchentes e tsunamis
1 2 3 4 5 Fome generalizada
1 2 3 4 5 Terremotos
1 2 3 4 5 Seca e incêndios
1 2 3 4 5 Guerras
1 2 3 4 5 Pragas, epidemias, e pestilências
1 2 3 4 5 Políticos corruptos
1 2 3 4 5 Temperaturas extremas
1 2 3 4 5 Ditaduras sangrentas
1 2 3 4 5 Genocídios
1 2 3 4 5 Fanatismo religioso

Milagres:
1 2 3 4 5 Bestas que falam (burra de Balaão, papagaios)
1 2 3 4 5 Combustão espontânea
1 2 3 4 5 Cura de doentes terminais com o toque das mãos
1 2 3 4 5 Estátuas que vertem lágrimas
1 2 3 4 5 Corpos de santos que não se decompõem
1 2 3 4 5 Cirurgias espirituais
1 2 3 4 5 Transformação de água em vinho
1 2 3 4 5 Multiplicação de peixes
1 2 3 4 5 Ressurreição de defuntos
1 2 3 4 5 Crença no que está escrito na Bíblia
1 2 3 4 5 Fantasmas e assombrações
1 2 3 4 5 Capitão Jonas (viveu três dias trancado no estômago de uma baleia)
1 2 3 4 5 Mares que se abrem e se fecham para dar passagem a um povo

9. Você teria alguma sugestão ou comentário adicional a fazer que possa auxiliar no aprimoramento dos serviços prestados pelo GADU?
Resp.: ________________________________________________________________________________

Fique à vontade para inserir novos itens que julgar necessários para incrementar este questionário. Se não omitir nenhuma pergunta e responder todas com sinceridade, você receberá por e-mail instruções de como operar um milagre. Será ensinado a você como fazer uma santa chorar e ganhar um bom dinheiro com o truque.

UM TFA
Ricardo Vidal[b]

PADRE SATANÁSIO

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Re: Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Admin Dom Set 04, 2011 5:29 pm

OK, amigo Sobrinho, dou-me por satisfeito, mesmo permanecendo em dúvida...
Quando eu tiver alguma outra questão, postarei para que possamos aprender mais sobre a Maçonaria e seus membros...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Re: Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Pedro Sobrinho Dom Set 04, 2011 10:31 am

Meu Caro:

Acho que já lhe disse que a Maçonaria não possui equivalente. Não pode ser comparada com nenhuma outra instotuição ou organização e suas razões são únicas. Também disse que as práticas maçônicas vão muito alé do conceito comum de "tradição".
O caráter totalmente ecumênico da Maçonaria exige uma certa formalidade entre os maçons, mesmo que essa formalidade seja apenas no tratamento.
Já viu um deputado chamando o outro de "nobre colega", mesmo sendo esse um inimigo ??? Ele faz isso para evitar conflitos explícitos.
Assim é na Maçonaria. Se, durante uma reunião maçônica, um irmão que é muçulmano lhe comprimenta ao seu modo, você deve responder do mesmo modo. Se logo depois vem um cristão, então você muda para o modo dele. Nisso o termo GADU ajuda bastante.
Se eu digo a um irmão maçom "que o GADU te proteja", não significa obrigatóriamente que eu acredite nisso. Significa apenas que eu respeito aquilo em que o irmão acredita.
Mas isso só vale dentro das Lojas e durante as reuniões, e sendo assim, entre maçons.
Fora das Lojas e das reuniões, eu chamo o irmão, que é pastor evangélico, de enganador do povo e ele não pode fazer nada contra mim, no máximo ficar com raiva, mas eu sou vacinado contra hidrofobia. Rsrsrsrsrs!!!!!
Em nenhum momento eu disse que a Maçonaria afirma que o GADU é o criador do universo. nem que a Maçonaria obriga aos maçons a crerem nisso. O GADU é uma expressão que serve para dar fluidêz ao diálogo e para evitar discussões inúteis.
Quanto aos ateus, a Maçonaria está cheia deles. Tem muitos.
Chegou um tempo em que rejeitar os ateus seria o mesmo que esvaziar as Lojas Maçônicas de pessoas inteligentes e realmente bem intencionadas. Mas na Maçonaria nada pode ser mudado, nem essa regra. Então, nos formulários de admissão e sindicância pergunta-se ao candidato: "Você acredita em uma força criadora??? "Você acredita em uma existência após a morte"???
A resposta é sim ou não. Para ser aceito deve ser "sim". Mas nenhuma explicação é exigida, nenhum detalhe desta crença.
Alguém pode afirmar que acredita em uma força criadora e ser ateu. Neste caso a "força criadora" é o próprio homem.
Alguém pode afirmar que acredita em uma existência (a palavra é "existência", não é "vida")após a morte e ser ateu. Neste caso os átomos do corpo continuam realmente existindo após a morte.
A maior liberdade do maçom é a de interpretar livremente as palavras, cada uma delas.
Em um email você questionou se o meu modo de falar não gerava processos por calúnia e difamação. Pois bem, eu, em minha carreira respondí dezenas de processos, 14 por homicídio, e nunca fui condenado em nenhum. A receita: interpretação dos fatos. Todos eles tem multiplas interpretações. Uma vez disse a um promotor: "Dr., o Sr. é um cão da lei". Ele olhou feio e eu completei - "nunca conheci ninguém mais fiel a ela", e ele sorriu. Eu cochichei aos meus três advogados (nunca entrei em um tribunal com menos de três advogados) "...mesmo sendo filho de uma cadela." , e eles também riram.
Estou contando este episódio para que você compreenda melhor o que é a Maçonaria de fato e o que é liberdade maçônica. Ninguém precisa acreditar em nada na Maçonaria, basta não entrar em conflito com quem acredita durante as reuniões.
Para encerrar, mais uma vez, o tempo não passa para a Maçonaria. Não existe "tempos atuais" e "tempos antigos" na Maçonaria. As Lojas são uma cápsula do tempo. É claro que tudo muda. Isso é inevitável. Mas na Maçonaria concentramos nossos esforços para manter os usos e costumes da Ordem protegidos, o máximo possível, das mudanças e isso tem dado muito certo nos últimos 300 anos.
Não pense você que não surgiram reformadores neste tempo. Surgiram muitos. Mas todos fracassaram. As Lojas e Potências dissidentes e reformadoras não duram muito tempo. Seus membros logo se engalfinham em lutas pelo poder e pela vaidade e elas se destróem de dentro para fora.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Re: Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Admin Dom Set 04, 2011 6:11 am

Caro amigo Sobrinho: seu post elucida a ORIGEM do termo; uma aula de História...
Mas não é disso que se cuida aqui...
Minha pergunta é POR QUE o termo AINDA é usado já que contém uma referência DIRETA à ideia de algum deus...
Parece-me que o amigo, em algum lugar, nos informou que ATEUS já estão sendo aceitos na Ordem mas isso é recente; se eu estiver enganado, ignore...
Sendo assim, um ATEU não poderia nunca usar a expressão G.A.D.U. pois está claramente IMPLÍCITA a concepção de um deus, e ele estaria em clara contradição!!
Tenho receio de instituições que não se reveem; o Tempo passa, novos Conhecimentos surgem, conceitos são destruídos e outros construídos, e nada deveria aferrar-se ao passado apenas por tradição...
Assim são as religiões e sabemos o quanto elas estão equivocadas...
Portanto, não é questão de história do termo G.A.D.U.; é questão de LÓGICA de uso do termo nos tempos atuais...
Penso que a única coisa que jamais muda é que tudo muda...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Re: Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Set 03, 2011 7:43 pm

Caro Sagredus:
As coisas, as vezes, são bem mais simples do que esperamos, e bem mais "humanas".
A Maçonaria se fez herdeira das tradições de diversas outras Ordens e escolas da antiguidade. Não que tenha ligações com elas, mas usou seus símbolos e alegorias em tempos muito posteriores. Como ninguém reclamou os direitos autorais, continua usando até hoje. Rsrsrsrsrsrsrs!!!
Falando sério.
Os símbolos e alegorias usados pela Maçonaria se formaram entre 1440 e 1717, e de lá para cá, tem sido preservados como eram. Muitos desses símbolos e alegorias foram "copiados" das Escolas de Mistérios do Antigo Egito, do Colégia Fabrorum de Roma, Dos Druidas Celtas, Dos Babilônios, Etc...
É nesse contexto que se adotou o termo G.:A.Very Happy.:U.:
Até onde sei, este termo era usado pelo Collegia Fabrorum Romano e era uma corruptela de "O Grande Geômetra do Universo" dos Gregos Pitágóricos de Crotona . Os romanos queriam imitar os gregos, mas não queriam ser chamados de plagiadores. O orgulho não lhes permitia isso. Então, no lugar de "Não entre aqui quem não for geômetra", usaram "Não entre aqui quem não for arquiteto". Hoje temos "Não entre na Loja quem não for maçom".
Os pitagóricos acreditavam ou viam uma relação geométrica em todas as coisas. Deles a Maçonaria tomou emprestado o "Sagrado Tetrakits", que é um triângulo equilátero contendo 10 pontos, organizados em uma sequência de 4,3,2 e 1. Os romanos, em sua escola de mistérios, usaram esse Tetrakits para criar uma arquitetura sagrada, a molde do Egito.
A Maçonaria pegou o triângulo dos gregos e pôs o nome dos romanos e o Hieroglifo correspondente dos egípicios. Resultado: Um triângulo(grego) com um olho no centro(egípicio) que representa o Grande Arquiteto do Universo (romano). Isso também ajudaria a dar uma idéia de antiguidade à Ordem, antiguidade essa irreal mas impressionante para quem estava olhando de fora.
Parece infantil, mas é basicamente isso. Uma colagem.
Este conceito foi adotado face a simbologia voltada para arte de construir (pedreiros, arquitetos) adotada pela Maçonaria em suas origens. Ela dava aos maçons um status de "pequenos arquitetos" e isso os colocava em um patamar entre O "Grande Arquiteto" e os símples mortais. Muita pretenção para a época, mas a idéia de superioridade inflava os nobres dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, e foram esses nobres europeus que montaram a simbologia maçônica. A vaidade, então, teve grande influência na escolha do termo.
De toda forma, se não fosse "O Grande Arquiteto do Universo", seria "O Grande Geômetra do Universo", ou "O Grande árbitro dos mundos", ou algo parecido. O Objetivo era apenas dar um caráter universal à deidade.
Mas existe um detalhe histórico interessante, que a maioria dos maçons fogem a comentar ou não tem conhecimento: Durante o período de formação (1440-1717), a Maçonaria serviu para camuflar e proteger da Igreja os gnósticos, agnósticos, ateus, pagãos e outras "minorias". Era preciso então, dar uma faixada de cristianismo e de teísmo à Ordem. Embaixo desta "camuflagem", as minorias citadas podiam se reunir e trocar idéias, correndo menos riscos. Daí a grande influência da Maçonaria durante o Iluminismo.
Existe um livro excelente sobre esse assunto. O título é "Girando a Chave Templária" , de Robert Lomas.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Admin Dom Ago 28, 2011 7:05 am

Amigo Sobrinho: pelo que entendi de seus pronunciamentos, os maçons não usam a palavra DEUS, já que isso varia de concepção para concepção, e a Maçonaria pretende ser tolerante com todas as inclinações, algo que concordo...
Mas eis minha questão: porque G.A.D.U.??
A ideia que passa a expressão "Grande Arquiteto Do Universo" é que o criador de Tudo seria, ainda que sutilmente, antropomórfico.
Não seria melhor algo do tipo "Grande Princípio Criador do Universo" ou similar?
Nesta última expressão não há a sugestão de que o Universo, suas Leis e a Vida Humana tenham sido engendrados por alguma entidade homo-similar (criei uma expressão!!).
E, o melhor de tudo, não há a AFIRMAÇÃO implícita de uma potestade homo-similar, deixando aberta a questão, pendente de mais CONHECIMENTOS sobre o assunto.
Se alguém é maçon E ateu, não haveria uma inconsistência na expressão usada por ele ao se referir à origem de Tudo?
Esperamos os esclarecimentos do ilustrado amigo...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que G.A.D.U.? Empty Re: Por que G.A.D.U.?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos