ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maçonaria, maçom.

+2
Admin
Pedro Sobrinho
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Admin Dom Ago 28, 2011 6:57 am

Caro amigo Sobrinho: OK, entendi...
Dou-me por satisfeito...
Vou postar outra dúvida, em tópico separado...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Dom Ago 21, 2011 9:14 pm

Vou tentar esclarescer melhor:
A Maçonaria, até onde eu pude observar nestes 23 anos de Ordem, não questiona o caráter dos gêneros, nem faz disso artigo de estudo. Não há nos 33 Rituais do Rito Escocês Antigo e Aceito, nem nos 9 Rituais do Rito de York, nem nos 14 rituais do Rito Adonhiramita (esses são os que eu conheço)nem uma menção sequer ao caráter intuitivo das mulheres. Nesses Ritos, que são os mais praticados no mundo, não há nada que sugira diferenças do caráter dos sexos e não há em nenhuma de suas lendas (dos Ritos), a menor citação de algo em torno desse assunto.
Mas não ficou bem claro, e eu sei que é um assunto longo e complexo, a importância que a imutabilidade das leis tem para a Maçonaria.
A Maçonaria é uma Organização diferente de tudo que já existiu até hoje. Não há nada que possa servir de comparação. Isso torna difícil compreendê-la, já que nossa mente tende a ser comparativa. Mas vou tentar ser sintético e claro, mas sei que isso não vai esgotar o assunto. E eu espero que não esgote.
A Maçonaria começou a se organizar por volta de 1440 DC, por idéia de Willian Sanclear, 12º Barão de Rosllin e Conde das Orcadas. São desta data e deste personagem os mais antigos documentos da Ordem conhecidos. Em 1717 foi fundada a Grande Loja Unida da Inglaterra, que traçou toda a legislação maçônica usada até hoje. Entenda por "legislação" os Landmarks, Constituições e Antigas Obrigações (Old Charges).
Este intervalo de tempo (1440-1717) foi uma época tulmutuada na Europa, onde reinados se estabeleciam e caiam em questão de dias. Novos reis, novas leis. Sem a comunicação que temos hoje, algém viajava e quando voltava era preso porque a lei mudou.
Essa inconstâcia das leis (hoje liberado, amanhã proibido)gerava um caos completo. Foi neste anbiente que os maçons tiveram a idéia, e a amadureceram, de uma sociedade com leis invariáveis e imutáveis, que fosse sólida e igual através dos séculos. Assim nasceu a Maçonaria. Os idealizadores queriam que a Maçonaria fosse única, respeitando os regionalismos, e que um maçom fosse reconhecido em qualquer lugar do mundo, e que pudesse frequentar uma Loja em qualquer lugar sem incorrer em transgreção de uma lei que não conhecia. Queriam que as leis fossem conhecidas por todos, aprendidas e ensinadas da mesma forma em qualquer lugar ou tempo. Assim fizeram e assim é até hoje.
A Maçonaria sobreviveu a séculos de perseguição da Igreja e de reis, simplesmente porque suas leis são imutáveis e iguais em qualquer lugar do mundo. Um maçom perseguido na França era reconhecido e abrigado na Alemanha sem nenhuma dificuldade.Era tudo igual, as mesmas regras, as mesmas palavras, os mesmos toques e os mesmos sinais.
Não é só uma questão de tradição, é uma questão de sobrevivência, uma questão de funcionar e dar certo. Se um Grão Mestre pudesse, por sua própria vontade, mudar as leis maçônicas a seu modo, um maçom da Grande Loja do Espírito Santo teria sérias dificuldades em trabalhar na Grande Loja de Lisboa ou de Paris, ou de Porto Príncipe, já que cada uma delas tem seu Grão Mestre e, fatalmente, teriam suas próprias leis.
Então, voltando ao assunto das mulheres, elas ficam "presas" a esses conceitos. A imutabilidade das leis é a força da Maçonaria no mundo.É isso que faz dela uma Ordem única. É isso que a fez funcionar para seus propósitos.
Mas, como já expliquei, as mulheres participam ativamente da vida maçônica. O mais interessante sobre isso, é que não são as esposas, mães, filhas e afilhadas de maçons que reclamam, aliás, essas nunca reclamam, pelo contrário, gostam muito do jeito que está.
Quem questiona o "separatismo" e a "discriminação" da Maçonaria em relação às mulheres são justamente os inimigos da Ordem, ou pessoas instruídas por esses inimigos para fazerem isso, e a Maçonaria nunca deu, e nem pretende dar, atenção à vontade de seus opositores. Não vamos mudar aquilo que está dando certo a 300 anos só porque nossos inimigos querem que mudemos. Não faz sentido.
Infelizmente, aqueles idealizadores do passado excluiram as mulheres da iniciação maçônica. Para corrigir isso a Maçonaria deu a elas as Ordens Para-Maçônicas, que tem suas próprias iniciações e Rituais. E todas elas estão perfeitamente satisfeitas com isso.
Outro detalhe importante, refrisando a diferença da Maçonaria para com qualquer outra Ordem ou Organização, é que a Maçonaria é quem escolhe os seus membros e não o contrário. Não importa o quanto alguém queira ser maçom, se este alguém não se enquadra no perfil, não será aceito, e se enquadrar no perfil inclui a aceitação passiva das antigas leis maçônicas. Talvez(apenas talvez) este seja o único dogma da Maçonaria.
É claro que os maçons podem pensar livremente e podem se expressar nas Lojas também livremente. Por isso, não é raro, é até muito comum, que maçons levantem a idéia de remover este Landmark. Mas com o passar do tempo e com a compreenção mais prufunda do que é Maçonaria, todos eles mudam de idéia. Se removermos um só Landmark, todos os outros deixarão de ser Landmarks e a Ordem extinguirá certamente, dividida e repartida em milhares de opiniões pessoais diferentes. Uma bola de neve começa com um símples floco.
Isso, nenhum maçom quer.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Admin Dom Ago 21, 2011 3:13 pm

Caro amigo Sobrinho: de início, um REPARO importante: a inserção do nome do pensador Raumsol foi meramente acessória já que eu não poderia citar seu ensinamento ("Pensar o que sente, e sentir o que pensa.") sem citar a fonte!
Em nenhum momento afirmei que Raumsol (que já morreu) emitiu parecer sobre a vida maçônica, e nem isso se pode depreender do que escrevi!!
Sua ilação está, portanto, totalmente equivocada, meu dileto amigo!
O tema: devo ter entendido errado, mas fiquei com a impressão de que, só porque é TRADIÇÃO, não pode ser revisto nem atualizado...
Há diversos exemplos pelo planeta afora de institutos MILENARES que MERECEM, sim, ser revistos, até abolidos...
TRADIÇÃO não é, para mim, uma justificativa pois TUDO merece questionamento e eventual reforma...
Mas volto "à carga": a Maçonaria considera as mulheres seres INTUITIVOS (ou INDUTIVOS), e os homens seres DEDUTIVOS?
Ou as prerrogativas intelectuais, sensíveis e morais são equânimes entre os gêneros???
Se são, a TRADIÇÃO não merece reforma, apenas para situar a Maçonaria NESTE milênio?
Estou certo de que nenhum de nós, maçon ou não, mas homens comuns, conseguiria vencer alguma dessas mulheres:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_Feminino_de_Xadrez.
http://super.abril.com.br/superarquivo/1991/conteudo_112829.shtml
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Dom Ago 21, 2011 11:07 am

Meus Amigos:
Ontem, logo depois da última postagem, fui a uma festa onde um irmão, daqueles brutos, me fez um paralelo tosco, mas interessante sobre esse tema: "A maçonaria é como um estádio de futebol: As mulheres podem participar de tudo, menos entrar no vestiário masculino."
Rsrsrsrsrsrsrsrs!!!1
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Sra. 40030310 Dom Ago 21, 2011 7:16 am

Rsrs, mediante isso, não tenho o q dizer, tendo em vista q pelo texto q postei, percebi claramente (e acho q todos tmb) q Divaldo Pereira não quis falar em nome de ninguem, sabendo q todos são livres de pensamento. Lamento não ter o real intuito da minha postagem entendido... e por isso, peço desculpas, se caso ofendi de alguma forma.

Agradeço as palavras do amigo Sagredus.
Grande abraço a todos
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Ago 20, 2011 6:15 pm

Meus Amigos:
Eu sugeri este tópico justamente para isso.
Embora eu tenha sido Grão Mestre Adjunto de minha Potência Maçônica aqui no ES por um mandato, devo deixar bem claro que, nem eu, nem ninguém é o porta-voz da Maçonaria.
A única coisa fixa na Maçonaria são os Landmarks de Mackey e a Constituição de Andersom. No resto, cada maçom pensa como quiser e tudo que ele falar reflete SOMENTE A OPINIÂO DELE SOBRE O ASSUNTO.
Nenhum maçom está autorizado ou tem autoridade para falar por outro maçom, a menos que este tenha, em Loja aberta e constante em ata, aitorizado este proceder.
O respeitável Irmão Divaldo Pereira tem a obrigação de saber que ele não pode representar outro maçom e não pode falar por toda a Ordem. Ele deve sempre deixar claro, como faço agora, que todos os maçons são livres de pensamento.
Sobre esta questão, tem maçom que é criacionista convicto, outros são evolucionistas, outros não tem opinião, mas nenhum deles pode afirmar suas idéias em nome de toda a Maçonaria. Isso iria contra os princípios mais elementares da Ordem. A LIBERDADE DE PENSAMENTO E A LIVRE INVESTIGAÇÃO DA VERDADE.
Caro Sagredus:
A questão da participação ou não de mulhees na Maçonaria é meramente regimental. Os regulamentos são seculares e refletem a sociedade da época em que foram escritos. Alguns maçons buscam explicações exotéricas e esotéricas para esta questão, mas nada é conclusivo. Por isso. a única resposta amplamente aceita e verificável para essa pergunta é: Mulheres não são aceitas porque isso é proibido nos Landmarks e Antigas Constituições, e essas leis não podem ser mudadas.
Quanto ao convívio na Ordem, a colocação do "pensador argentino" é totalmente sem fundamentos no que tange a Maçonaria. As mulheres convivem a participam ativamente do ambiente maçônico, frequentam as Lojas e participam das seções brancas (reuniões abertas). Todas as Lojas tem o Departamento Feminino Maçônico e este departamento trabalha junto com o resto da Loja.
A única coisa de que as mulheres não participam é a iniciação maçônica e, é claro, das reuniões ordinárias.
Uma reunião ordinária dura cerca de duas horas. Neste tempo, enquanto os maçons estão reunidos, as mulheres estão nos salões de festas das Lojas promovendo suas atividades e o jantar. Termina a reunião, todo mundo está junto.
Em suma: As mulheres e os maçons passam mais tempo juntos do que separados.
Na prática observável, os maçons "não estão nem ai" para uma possível, porém improvável, "contaminação" feminina entre os maçons. O que realmente interessa é a preservação das tradições contidas nos Landmarks e Antigas leis.
Além disso, devo lenbrar que muitos maçons passam duas horas por semana em um ambiente masculino e passam oito horas por dia em uma cama ao lado de uma mulher. Acho que o "hermano" se esqueceu disso. Ou não é chegado....
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Admin Sáb Ago 20, 2011 5:27 pm

Cara amiga Sra 40030310: você dá provas de alto refinamento intelectual e moral pois se mostra incomumente tolerante com a opinião diversa.
Que bom que está conosco, e aportando conceitos do Espiritismo que nos escapam, eis que não estamos (pelo menos, EU não sou!) tão familiarizados com os preceitos da doutrina....
Um ponto para a reflexão de todos, estribado no que disse o Grande Mestre da Ordem Maçônica em questão, mas dele discordando: nós, ATEUS CONSCIENTES, não declaramos, em momento algum, que o Universo surgiu do A-CASO, ou seja, emergiu do NADA, que não tem uma CAUSA!
E nem é isso que a Ciência (diferente de "cientistas", que até podem ser criacionistas) declara!
O que sustentamos fulcra-se na DÚVIDA, essa mãe de todas as descobertas e progressos do Homem.
Se Kardec (por exemplo) não tivesse DÚVIDAS, não teria produzido um evangelho revisto!
Dados ESSES deuses que aí estão colocados, com eles não nos congregamos pois que carecem de fundamentos lógicos (em nossa visão, é claro) sólidos que os escorem.
Mas admitimos que o Universo teve uma ORIGEM, teve uma CAUSA, só que NÃO SABEMOS qual é; talvez AINDA!!
Por isso cultuamos a DÚVIDA de forma tão esmerada...
Aproveito para perguntar ao amigo Sobrinho: por que a Maçonaria é acusada de discriminação de gênero já que assumiria, nos homens, o império da DEDUÇÃO, e, nas mulheres, o império da INTUIÇÃO (ou INDUÇÃO, como alguns dizem)??
Será que a RAZÃO é mais importante que a SENSIBILIDADE??
Ou seria de forma diversa, como afirma Raumsol, o brilhante pensador argentino criador da Logosofia, que declara que devem estar, ambas, EM EQUILÍBRIO??? Ou seja, "Pensar o que sente, sentir o que pensa!".
Se Raumsol está certo (e me parece muito razoável o que ele propõe), o convívio com as Mulheres (com letras maiúsculas, diferindo aquelas que nada devem aos Homens, também com maiúsculas) permitiria a absorção de elementos da outra natureza que ainda não temos, e que, por isso mesmo, não devem ser desprezados já que permitem ir construindo o EQUILÍBRIO...
Pode nos esclarecer, meu amigo Sobrinho?
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Sra. 40030310 Sáb Ago 20, 2011 2:45 am

Obrigada pelo esclarecimento caro amigo.
Achei um artigo muito interessante q postarei aqui q semontra q as criaturas podem se unir pelas semelhanças e despresarem as diferenças em nome de um mundo melhor:

Atendendo a convite da Loja Maçônica Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Divaldo Pereira Franco retornou à capital gaúcha no dia 9 de novembro para uma palestra pública, proferida naquela Loja.

A Maçonaria, que possui características de uma grande família no seio da Humanidade, tem seu nome provavelmente vindo da palavra francesa Maçonnerie, que significa uma construção qualquer, feita por um pedreiro, o maçon, pedreiro-livre, em vernáculo português, o construtor que trabalha para erguer um edifício.

A Maçonaria admite, assim, que o homem e a sociedade são susceptíveis de melhoria, são passíveis de aperfeiçoamento. Por outras palavras, aceita e promove a transformação do ser humano e das sociedades em que vive, importando-lhe, essencialmente, um homem melhor dentro de uma sociedade melhor.

Com tais predicados, conclui-se facilmente sobre os pontos comuns, com a Doutrina Espírita. Divaldo, que dedica esforços na aproximação entre criaturas idealistas e de nobres sentimentos, quais os Maçons, e que se constitui em um baluarte em prol da paz mundial, através de ingentes esforços em renovadas atividades públicas no labor da conscientização da excelência da paz na vida do ser humano, para a construção de um mundo melhor, realizou mais um eloqüente trabalho neste sentido, como sempre encantando a quantos lá compareceram, fazendo com que o Grande Mestre, ao final da palestra, assim se expressasse: “Ficamos muito felizes. Que bom que você existe! Aprendemos, querido Divaldo, que aqueles que acreditam no acaso, na coincidência, não crêem na lógica do Grande Arquiteto do Universo, no Poder Criador. Obrigado pela grande lição.”

Referia-se ao contexto exposto anteriormente pelo insigne orador, vazado em conteúdos da mais alta racionalidade e bom senso.
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Sex Ago 19, 2011 11:12 am

A Maçonaria não diz nada. Não afirma nem desacredita nenhum deus.
Os maçons podem acreditar no que quiserem e a Maçonaria não interfere na crença de seus membros.
Alguns ritos maçônicos, como o Rito Escocês Antigo e Aceito, que é o mais praticado no Brasil mas não no mundo, exigem que o candidato a ingresso creia em um princípio criador, em um deus, não importa qual. Outros Ritos Maçônicos, como o Rito Francês por exemplo, admite também os ateus.
Como em uma Loja Maçônica é comum reunirem-se cristãos, judeus, muçulmanos, budistas, gnósticos, etc, não é permitido nas reuniões que se faça referência e reverência a nenhum deus específico. Isso para evitar discussões ou desconforto de quem não acredita no deus citado. Para isso, quando um maçom quer citar o seu deus, ele deve sempre usar o termo "Grande Arquiteto do Universo" (G.A.D.U.), e cada um dos ouvintes interpreta como melhor entender.
GADU é uma expressão familiar aos espíritas cardecistas porque Allan Kardec era maçom.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Sra. 40030310 Qui Ago 18, 2011 11:17 pm

Olá caro amigo Pedro!!!
Tenho uma dúvida sobre a maçonaria, e é com muito respeito q a faço ataves deste forum tão rico em esclarecimento a nós:
Gostaria de saber qual é a visão da maçonaria sobre o criador, o q a maçonaria diz sobre Deus?
Grande abraço
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Paulo MC Ter Ago 16, 2011 6:35 pm

Oi, Sobrinho. Agradeço a sua solicitude. É muito bom contar com a disposição de um maçon para esclarecer dúvidas e desmistificar a Ordem.
Paulo MC
Paulo MC

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Ter Ago 16, 2011 2:46 pm

Atualmente, as maiores críticas contra a Maçonaria são justamente por fatos praticados por falsos maçons. Esses canalhas acabam elameando uma instituição a qual nunca pertenceram.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Admin Ter Ago 16, 2011 6:16 am

Amigo Sobrinho: ótima explicação!
Eu tinha, mesmo, dúvida similar; afinal, sendo os maçons pessoas tão corretas, acabam incomodando os que não o são, que acabam usando guerra de contra-informação para denegrir imagens de seus opositores...
Bem esclarecido!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 15, 2011 6:57 pm

Amigo Paulo:
Atualmente, de cada 10 novos maçons que ingressam na Ordem, só 7 chegam a mestre (cerca de três anos). e só 3 (três) passam do décimo ano . Muitos abandonam por diversos motivos e muitos são expulsos.
O maior número de expulsões é por condenação pela justiça comum, não só por corrupção, mas por qualquer outro crime.
Mas sabemos que no Brasil, acusação e denúncia é muito diferente de condenação, e os princípios democráticos defendidos pela Maçonaria garantem o amplo direito de defesa a quem é acusado. Aliás, o amplo direito de defesa surgido pela 1ª vez na Constituição da França, depois dos EUA e no resto do mundo, é uma "invenção" da Maçonaria.
Por este princípio, nenhum maçom pode ser expulso sem um julgamento justo. Neste caso são dois julgamentos: O da Justiça Comum e o do Tribunal de Justiça Maçônico.
Se o acusado for condenado no Tribunal de Justiça comum, também o será no Maçônico. Na verdade, a condenação no "comum" encerra o processo no maçônico. Mas se o acusado for absolvido no Tribunal Comum, ainda pode ser condenado no Maçônico e expulso. Isso porque existe nas leis maçônicas alguns artigos que não existe na Justiça Comum e o maçom pode ser condenado com base nestes artigos.
Por isso, ao contrário do que muitos pensam, nós temos poucos politicos maçons. Tem políticos que o povo acha que são maçons, mas nunca foram.
Até porque, as muitas condenações a que um político está sujeito já impedem o ingresso na Maçonaria. Se tiver uma só condenação não entra.Se for condenado uma vez é expulso.
Outra coisa que mantém políticos fora da Maçonaria é o tempo disponível. Nenhum maçom pode faltar três reuniões consecultivas sem uma justificativa convincente.
Outro detalhe é a sindicância: Para ingressar na Maçonaria. o candidato preenche uma ficha com foto e cópias dessa ficha são enviadas a todas as Lojas, onde ficam expostas por, no mínimo, um mês. Se um único maçom se posicionar contra o ingresso do candidato, ele não é aceito. Isso dificulta para o político porque é raro um político que não tenha desafetos com um maçom, mesmo que não saiba.
Quanto aos filhos de maçons, a maioria não ingressa na Ordem. Antigamente era mais comum o ingresso dos filhos, hoje é mais raro.
Isso acontece por diversos motivos, mas uma coisa precisa ficar clara: Ser filho de maçom não dá nenhum privilégio ao candidato. Ele tem que passar por tudo igual a todo mundo e tem que preencher todos os requisitos, inclusive a total independência financeira dos pais.
Além disso, ser maçom exige vocação. É caro, dá trabalho, requer tempo e dedicação e tem que ter muita paciência. A vocação não é ereditária.
Existe uma Ordem Para-maçônica que recebe filhos e afilhados de maçons. É a Ordem De Molay. Mas ser DE Molay também não garante ingresso na Maçonaria. Um De Molay, ao completar 21 anos, se quiser ingressar na Maçonaria, tem que passar por tudo igual a todo mundo e preencher os mesmos requisitos. A Maçonaria não distingue absolutamente ninguém.
Espero ter esclarescido a pergunta. Mas se houver algum ponto obscuro, fique a vontade para perguntar.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Paulo MC Seg Ago 15, 2011 5:24 pm

Sobrinho, tenho outra dúvida: caso sejam descobertas ações indecorosas ou improbidades cometidas por um maçon, de que maneira a Ordem lida com isso? Já li muitos relatos de políticos maçons que estavam envolvidos em esquemas de corrupção.

Aproveitando a oportunidade, pergunto também: de que maneira a maçonaria busca direcionar ou integrar os filhos de maçons na Ordem?
Paulo MC
Paulo MC

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Admin Sáb Ago 13, 2011 5:57 pm

Não tem problemas, meu amigo!!
Também não li essa obra; apenas conheço partes dela, de leituras esporádicas aqui e ali...
O interessante é que Sagredus se confronta com Salviati, um defensor do heliocentrismo, e com Simplícius, um defensor do geocentrismo e um tanto pateta. Sagredus, dizem, é o próprio Galileu, disfarçado, na obra, para não estimular a inquisição católica...
Ou seja, SAGREDUS é um defensor da Verdade acima de tudo; assim penso...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Ago 13, 2011 5:44 pm

Caro Sagredus:
Perdoe minha ignorância!!!
Eu não li e não conheço esta obra de Galileu, na verdade, nunca me interessei muito por Galileu, exceto o corriqueiro.
Mas com esse seu alerta, prometo, no menor tempo possível, adquirir e digerir esta obra.
Grato.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Obrigado!!!

Mensagem por Admin Sáb Ago 13, 2011 5:36 pm

Caro Sobrinho: permita-me lembrar que é SAGREDUS, um personagem de Galileu em sua obra "Diálogos sobre os dois principais sistemas do mundo"; não tem problemas, enganos ocorrem...
O tema: muito elucidativa sua explicação!
Estava completamente equivocado quanto ao uso que os maçons fazem da bíblia, e isso, confesso, até me posicionava com certo preconceito contra a Ordem.
Como sempre, CONHECIMENTO é a fonte da Liberdade do Homem!!
Obrigado, amigo!
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Sáb Ago 13, 2011 5:52 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Idioma...)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Ana Maquiavélica Sáb Ago 13, 2011 3:58 pm

Oi Amigo Sobrinho!!



Que bom reencontra-lo aqui.



Vou sempre dá uma olhadinha para ler as perguntas.



Abraços!!
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Ago 13, 2011 2:43 pm

Meu amigo Segredus:

A Maçonaria aceita a bíblia em pé de igualdade com todos os outros livros sagrados e de leis, inclusive as Constituições Federais de cada país do mundo. Nas Lojas, chamamos de "O Livro da Lei".
Quando um maçom vai ser iniciado, ele é quem escolhe sobre qual "Livro da Lei" ele prestará seu juramento. Pode ser qualquer um. Eu escolhi a Constituição Federal pois também não gosto muito da bíblia.
Durante as reuniões, manda o regulamento geral da Ordem, deve ficar exposto um "Livro da Lei", para lembrar a todos os presentes o compromisso que fizeram na iniciação. O Livro que ficará exposto é escolhido por votação simples. Muitas Lojas escolhem a bíblia completa, principalmente no Brasil, mas existem Lojas com maioria de judeus que escolhe o Pentateuco, também tem Lojas de maioria muçulmana que escolhe o Corão. Nos EUA é muito comum nas Lojas ter a Constituição Federal dos EUA exposta como Livro da Lei.
Muitas, não todas, lendas maçônicas tem como personagens elementos bíblicos, mas todos os maçons sabem que são apenas lendas simbólicas e alegóricas.
Como já disse, o Livro da Lei é escolhido por quem vai prestar o juramento nas iniciações e pela maioria dos presentes durante as reuniões ordinárias, e não tem que ser necessáriamente a bíblia.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Ago 13, 2011 2:30 pm

Caro É Sou Eu:
É verdade.
As mulheres não podem ser aceitas como maçons.
Existem sociedades que se auto-denominam de "Maçonaria" e que aceitam mulheres. Estas sociedades são irregulares e não tem reconhecimento maçônico internacional.
Tudo isso porque a Maçonaria é regida por leis seculares conhecidas como "Landmarks de Mackey" e "Constituição de Anderson" que nunca podem ser mudadas e que proíbem o ingresso de mulheres. Essas leis são a base da Maçonaria.
Para compensar isso e adaptar-se aos tempos modernos, a Maçonaria criou Sociedades Paramaçônicas vinculadas às Lojas Regulares e que aceitam as mulheres de maçons e convidadas. Essas sociedades se reúnem no mesmo lugar que os maçons de cada Loja , mas em dias diferentes.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Ago 13, 2011 2:23 pm

Caro Paulo MC:

Existe mesmo um código entre os maçons, que chamamos de "sinais, toques e palavras" e são os maiores, e talvez os únicos, segredos da Maçonaria. Eles são usados para identificar um maçom em qualquer lugar do mundo;
Para ingressar na Maçonaria, um candidato tem que ser convidado por um mestre maçom ativo e regular e que confie totalmente no candidato. Depois disso, tem que preencher uma ficha com várias informações pessoais e juntar atestados de saúde física e mental, bons antecedentes crinimais, nada consta federal e estadual, nada consta no cartório de títulos, nada consta no SPC/SERASA, cartório militar, cartório eleitoral. Após entregar todos os documentos exigidos, sua ficha com foto é remetida(cópias) a todas as Lojas Maçônicas do Estado, ficando exposta por, no mínimo, um mês. Depois disso, se nenhum maçom se mostrar contrário a aceitação do candidato, ele é aprovado. Mas, se um só maçom for contra, o candidato é reprovado;
A crença em um "Princípio Criador" é exigida por declaração pessoal em vários Ritos Maçônicos. Mas existem Ritos, como o Rito Francês, por exemplo, que aceita ateus. Porém não é exigida uma religião ou que se explique a qual religião o candidato pertence.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Admin Sáb Ago 13, 2011 2:16 pm

é sou eu!!! escreveu:Oi Pedro, tudo bem?
Eu não sei nada de maçonaria embora já tenha ouvido muitas coisas.
É verdade que para ser um maçon não pode ser mulher?
Essa uma das perguntas seguintes que eu colocaria; bem antecipado!! Cool
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Paulo MC Sáb Ago 13, 2011 1:22 pm

Oi, Pedro. Tenho algumas curiosidades acerca da maçonaria.
1 - Existe um "código secreto" de identificação entre os maçons, como através de apertos de mãos e assinaturas?
2 - Quais são as medidas tomadas pelos maçons antes de aceitarem um ingressante na ordem? Verificam a idoneidade do "candidato"?
3 - Algumas fontes informam que a crença em uma entidade divina é imprescindível à ordenação. Até que ponto essa informação é verídica?
Paulo MC
Paulo MC

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por é sou eu!!! Sáb Ago 13, 2011 7:53 am

Oi Pedro, tudo bem?
Eu não sei nada de maçonaria embora já tenha ouvido muitas coisas.
É verdade que para ser um maçon não pode ser mulher?
é sou eu!!!
é sou eu!!!

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 38
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Maçonaria, maçom. Empty Re: Maçonaria, maçom.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos