ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CRER ou SABER??

+3
Sra. 40030310
Ana Maquiavélica
Admin
7 participantes

Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Admin Qui Ago 25, 2011 2:16 pm

é sou eu!!! escreveu:Este tópico me fez lembrar uma coisa.
Outro dia estava no youtube e vi um vídeo uma gartinha chamada Milena, no programa Raul Gil, as pessoas pediam para que ela cantasse o "Rebolation", ela respondeu dizendo que não poderia cantá-la pq a música não era de Deus.
Pensei na hora que essa garotinha com certeza não sabe o que realmente ela quer dizer com não ser de Deus, isso mostra como o CRER entra em nossas vidas antes do SABER, desde pequenos a maioria de nós ouve de nossas mães dizendo que "papai do céu não gosta" de certas coisas, e assim pq nós ACREDITAMOS em nossas mães passamos a acreditar também em Deus.

lol! uma ressalva: Não estou dizendo qua a garotinha deveria cantar essa música horrível que nem letra tem, só quis mostrar como as crianças são inseridas no mundo da FÉ sem se quer se dar conta.
Abraços!!
Ah, a amiga tocou em ponto central!!
Tão central que a igreja católica criou os institutos do batismo, da crisma, do catecismo, das feiras internas da fé, das quermesses, etc, etc, exatamente para se APODERAR da Mente infantil, insipiente, e fértil para qualquer coisa que nela se plante!!!
Criando ambientes sociais atraentes é como se chega lá, e eles sabem fazer isso muito bem!
Por isso é tão importante que protejamos nossas crianças do assédio e da persuasão desses biltres milenares!!
Se o que ensinam naqueles institutos visasse LIBERDADE DE PENSAMENTO, eu nada diria; mas sabemos que não é assim!!
É pelo MEDO, pela manutenção da IGNORÂNCIA das Leis do Universo, e pela inserção da ESPERANÇA de dias melhores ao lado da divindade, que esses vigaristas seculares se apoderam da Mente do Homem e passam a reger seu Destino!
Não podemos aceitar isso.
A Humanidade precisa de QUESTIONADORES de TUDO; onde estaria sua Evolução sem isso??
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Admin Qui Ago 25, 2011 1:51 pm

KÉFREN escreveu:Lembrando que o aprender passa pela fase do crer.
O professor diz que existe a China, mas ninguém da classe foi até lá!
Você come o paõ matinal mas crê que ninguém o envenenou ou crê que o motorista do ônibus não poderá jogar o veículo num abusmo e matar a todos!

Sabemos o que é mais importante do que crer, mas estamos ligados a um tênue fio de esperança e fé que nos mantém capazes de dormir e crer poder acordar no dia seguinte com o Sol raiando.
Concordo com o amigo...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por é sou eu!!! Qui Ago 25, 2011 8:41 am

Este tópico me fez lembrar uma coisa.
Outro dia estava no youtube e vi um vídeo uma gartinha chamada Milena, no programa Raul Gil, as pessoas pediam para que ela cantasse o "Rebolation", ela respondeu dizendo que não poderia cantá-la pq a música não era de Deus.
Pensei na hora que essa garotinha com certeza não sabe o que realmente ela quer dizer com não ser de Deus, isso mostra como o CRER entra em nossas vidas antes do SABER, desde pequenos a maioria de nós ouve de nossas mães dizendo que "papai do céu não gosta" de certas coisas, e assim pq nós ACREDITAMOS em nossas mães passamos a acreditar também em Deus.

lol! uma ressalva: Não estou dizendo qua a garotinha deveria cantar essa música horrível que nem letra tem, só quis mostrar como as crianças são inseridas no mundo da FÉ sem se quer se dar conta.
Abraços!!
é sou eu!!!
é sou eu!!!

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 38
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por KÉFREN Qua Ago 24, 2011 7:08 pm

Lembrando que o aprender passa pela fase do crer.
O professor diz que existe a China, mas ninguém da classe foi até lá!
Você come o paõ matinal mas crê que ninguém o envenenou ou crê que o motorista do ônibus não poderá jogar o veículo num abusmo e matar a todos!

Sabemos o que é mais importante do que crer, mas estamos ligados a um tênue fio de esperança e fé que nos mantém capazes de dormir e crer poder acordar no dia seguinte com o Sol raiando.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Admin Sex Ago 19, 2011 4:23 am

Amigo Sobrinho: bem lembrado!
Se estamos em sede temporal, o CRER vem antes do SABER; a criança de 2 anos é prova insofismável disso.
Se estamos em sede de importância para a Humanidade, o SABER vem antes do CRER pois é o primeiro que produz CONHECIMENTO, que produz EVOLUÇÃO, que produz LIBERDADE DE PENSAMENTO.
Boa reflexão!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Pedro Sobrinho Qui Ago 18, 2011 9:49 pm

Tudo depende de que parâmetro se refere o "antes".
Se "antes" for referente a "tempo", o crer vem "antes" do saber.
Se "antes" for referente a "importância para a humanidade", o saber vem "antes" do crer.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Só uma reflexão...

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 12:57 pm

Caro Daniel: concordo totalmente que CRER vem antes do SABER....
Crianças de 2 anos já sabem CRER!!
Mas o SABER demanda esforço, tempo, maturação, cultura, ESTUDO, cotejamento com conceitos diversos, etc. Uma criança de 2 anos tem apenas a semente daquilo que a tornará um ser humano em exercício pleno de suas prerrogativas: a semente do SABER.
E é o SABER que tem a palavra final, todos sabemos disso!!
E isso é o que importa!!
O CRER pode ser considerado como uma antecipação pouco instruída, preliminar, rudimentar, imediata do SABER, o qual, mais à frente, confirmará as assertivas que sustentam aquele CRER, ou não!!
Posso CRER inicialmente que o relâmpago é ira de algum deus, mas só o SABER dirimirá as dúvidas e acalmará o espírito inquieto do Homem.
Logo, é o SABER a verdadeira meta do Homem; parece não haver dúvidas sobre isso...
O que ocorre com quase todos que CREEM, e esse o grande problema, é que não mais buscam o SABER que deverá, OBRIGATORIAMENTE, confirmar os objetos de CRENÇA!!
Para mim, tal postura mental não é condizente com este Milênio de Luzes do CONHECIMENTO.
O maior dos exemplos de tal cristalização da Mente é a crença em algum deus: o crente se satisfaz, SUBJETIVAMENTE, com o que tem à sua disposição para ancorar tal crença, e PARA de questionar seus fundamentos e pilares! Se dá por satisfeito em ter algumas assertivas lógicas de apoio (tipo "efeitos inteligentes demandam causa inteligente"), as considera inamovíveis, e PARA de questionar a si mesmo!
Sói acontecer de não mais querer REVER o que crê!!
Dá-se por satisfeito, firma-se convicto, e não mais intenta esforços para, OBJETIVAMENTE, confirmar o que crê.
Bem, respeito que tenha escolhido tal roteiro, mas não é o que escolhi para mim...
Como sou ATEU (na forma como defini algures neste fórum), a existência de algum deus permanece como HIPÓTESE, e nada além disso; diverso do modo ateu absoluto de pensar, mantenho a Mente aberta à possibilidade de haver alguma FORÇA regendo a Realidade; adianto que ESSAS forças que aí estão disseminadas pelo orbe padecem de fraquezas incontornáveis (para mim, é claro), razão porque as rejeito (mas respeito quem as adota como Verdade).
Como então, nos aproximarmos o mais possível da "Verdade verdadeira"?
Ora, QUESTIONANDO sempre e sempre e sempre!!!!
O que RESISTE, PERSISTE!!
A toda poderosa Ciência nos deu uma prova recente do quanto é HUMILDE em suas conclusões: declarou que a matéria escura e a energia escura irão mudar totalmente a forma como vemos o Universo. De certa forma, ela CRIA que o Universo era apenas matéria "comum", com átomos e partículas mil; essa "crença" tinha (e tem) respaldo sólido e inamovível no que respeita esse tipo de matéria.
Acontece que ela descobriu OUTRO tipo de matéria que impõe REVISÃO de tudo o que havia, antes, afirmado!!
E é isso que não se vê em quem atribui ao CRER uma importância quase "divina", com mérito "divino", com sabor de "verdade eterna" que não pode ser questionada; bem, para mim, não tem tal mérito...
Refriso: tem direito a CRER cada um de nós, mas, cada um de nós tem também o direito de não aceitar as pilastras da crença de outrem, ainda que as respeitando como merecem.
OK, meu amigo??
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Luz da Umbanda -Daniel Vi Seg Ago 15, 2011 11:10 am

Crer é anterior ao saber!
Penso de modo semelhante ao de Jung. Precisamos crer, precisamos de dogmas, mas não precisamos no engessar neles.
O dogma e a crença são ferramentas temporárias antes do saber. Questionar, duvidar, analisar, confrontar faz parte do "meio do processo".
Primeiro eu acredito em fantasmas, depois questiono se sã reais, busco provas, confronto estas provas e vou construindo meu saber sem o pudor de começar sempre tudo de novo se for preciso (e se minha coragem for suficiente, sim e preciso coragem para destruir como para construir)
Luz da Umbanda -Daniel Vi
Luz da Umbanda -Daniel Vi

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 58
Localização : Jacareí - SP

http://luzdaumbanda-daniel.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Admin Dom Ago 14, 2011 9:21 am

Sra. 40030310 escreveu:Olá amigo!!!
Sua postagem é muito interessante, e lamentevelmente é uma realidade.
Des d q eu era criança, meu pai sempre me ensinou q o crer (FÉ) deve ser efeito e NUNCA causa, ele me dizia: "Seu eu te disser q 2 + 2 É igual a 4, vc vai acreditar?" e quando eu dizia q sim. ele retrucava: "Vc deve analizar antes, se vc raciocinar em cima disso e concluir q condiz com a razão, ai sim vc deve acreditar"
O fator CRER deve ser consequencia de um raciocinio, de uma pesquisa. a fé tem q ser amiga da razão sempre, pois se nao for, torna-se uma fé cega.
Grande abraço
Seus conceitos coincidem com os meus, e com os da Logosofia (estudei lá por um tempo): chamam de FÉ CONSCIENTE, aquela que promove a aceitação do evento ou proposição somente se amparados pela LÓGICA!
É isso mesmo! Very Happy
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Sra. 40030310 Dom Ago 14, 2011 2:22 am

Olá amigo!!!
Sua postagem é muito interessante, e lamentevelmente é uma realidade.
Des d q eu era criança, meu pai sempre me ensinou q o crer (FÉ) deve ser efeito e NUNCA causa, ele me dizia: "Seu eu te disser q 2 + 2 É igual a 4, vc vai acreditar?" e quando eu dizia q sim. ele retrucava: "Vc deve analizar antes, se vc raciocinar em cima disso e concluir q condiz com a razão, ai sim vc deve acreditar"
O fator CRER deve ser consequencia de um raciocinio, de uma pesquisa. a fé tem q ser amiga da razão sempre, pois se nao for, torna-se uma fé cega.
Grande abraço
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Admin Sáb Ago 13, 2011 5:19 pm

Amiga Ana: gostei muito da última frase de seu pronunciamento....
"Fórmulas" permitem AUTOMATISMO, e isso nega a CONSCIÊNCIA PESSOAL sobre o que se está pensando e fazendo!!
Um exemplo simples seria a oração (um padre-nosso, por exemplo): é uma "fórmula" de apelar à divindade de plantão que, na maior parte das vezes (tenho quase certeza disso!), está totalmente descolada da atenção interior!
Isso sem falar no descompasso entre as "fórmulas" e a PRÁTICA no dia a dia: o que se vê de devoto fazendo coisa errada (desde papel no chão até furtar coisas) no dia a dia não está no gibi!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Ana Maquiavélica Sáb Ago 13, 2011 3:46 pm

"Eu creio no Saber".



E o meu Saber se alimenta de dúvidas e questionamentos.



Pensar livremente é olhar em mais de uma direção, é manter se aberto para qualquer mudança que resulte em enriquecimento intelectual.



Como dizia Raul: "prefiro ser essa metamorfose ambulante"....



O limite do Saber está na capacidade mental de sua geração.

O Saber não tem fim, ele se aprimora e se modifica com o passar dos séculos. Isso que é Magnifico.



A Crença religiosa se apega a costumes e leis arcaicas que impedem o progresso intelectual.



Nada tenho contra quem "crer", tenho contra as "formúlas" utilizadas.

No dia em que a maioria religiosa não se basear mais em formúlas para "crer", tenho certeza que suas mentes se abrirão.
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty CRER ou SABER??

Mensagem por Admin Sáb Ago 13, 2011 9:59 am

É comum que os devotos atribuam à FÉ (ou crer, acreditar, assumir, aceitar, acatar, auto-convencer-se, etc) uma importância infinitamente superior ao SABER.
Penso que tal postura mental resulta do BRILHANTE (convenhamos...) trabalho de assédio e sugestionamento que os MENTORES fazem sobre a Mente do Homem DESDE A INFÂNCIA!!
Ademais, quando esse ser humano cresce, tendo à sua volta uma comunidade centrada na crença (caso claro do Brasil), é mais do que natural que aceite e incorpore o "modus pensandi" vigente; a maior prova disso é o FATO de que, se esse mesmo devoto monoteísta tivesse nascido na Índia, acharia muito estranho que alguém possa ter apenas um deus (ainda que Brahma seja o análogo do deus do devoto)...
Logo, não há dúvidas: crença é CULTURAL!!!
E é essa mesma cultura, manobrada pelas elites e estamentos de sempre, que busca, incessantemente, inocular em nossa Mente que CRER é tão meritório que resultará em premiação lá no céu!
E, o que é pior, o SABER é demoníaco!!
Mas CRER é muito, MUITO fácil!!!
Até CRIANÇAS de 2 anos já sabem crer!!
Porque CRER não demanda o que o SABER demanda: esforço, pesquisa, reflexão, questionamento, ESTUDO, resolução de dúvidas, etc.
CRER é imediato, cômodo, direto, automático; dada a nossa propensão a acatar a Lei do Menor Esforço (mais um ponto em que somos diferentes dos animais, porque podemos optar por NÃO acatar essa Lei!), CRER é a resposta imediata!!!
Mas o CRER tem um IMENSO problema para o mundo derredor: ele não comporta LIMITES!!!!
Já o SABER comporta: o Universo e suas Leis são o limite!!!
Essa propensão a CRER pode ser tão danosa que tem o poder de induzir pessoas a lançarem aviões numa torre, ou se auto-explodirem num shopping, ou ser um kamikaze!!
Isso sem falar nos danos INTERNOS, com grande redução do poder de PENSAR LIVREMENTE e ampliar os escopos da Inteligência!!!
Isto posto, o que podem os amigos agregar??
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

CRER ou SABER?? Empty Re: CRER ou SABER??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos