ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é ser realmente livre?

+2
Tolerância 0
RuyLFreitas
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Sáb Set 24, 2011 5:53 am

Amigo KÉFREN: é exatamente esse ALGO que me mantém tão interessado nesse tema da Vida após a morte, a existência de um deus, a destinação humana, etc...
Se eu permitir que a INTELECTUALIDADE assuma controle da Mente (e minha formação acadêmica é toda nesse sentido!), não perceberei esse ALGO...
Por outro lado, se eu permitir que SENSIBILIDADE assuma o controle, posso adentrar searas descoladas da Realidade nas quais me perderei para sempre; conheço casos reais assim...
Busco, então, o Equilíbrio entre essas duas ENORMES forças que temos dentro de nós...
Por isso, não concordo com teístas que AFIRMAM que há deuses e espíritas, porque não podem PROVAR o que dizem, só mantendo suas posições por FÉ...
E não concordo com ateístas que AFIRMAM que tudo se acaba, porque, também, não podem PROVAR o que dizem...
Permanece, então, a DÚVIDA, que mantém viva minha Vida!!
Esse ALGO, que é de constatação interior (varia, portanto, de pessoa para pessoa), reclama espaço mental e atenção INADIÁVEL, como se a própria Vida fosse!!!
Não é produto de minha Imaginação nem de meu Auto-convencimento pois sou por demais matemático e lógico para tal; esse ALGO existe mesmo!!!!!
Mas tenho constatado que ao Homem é VEDADO ter CERTEZA sobre ele; o Homem pode conjecturar isso e aquilo, proferir PALAVRAS assim e assado, criar essa ou aquela doutrina ou concepção, mas CERTEZA não poderá ter; parece que há um OUTRO ALGO impedindo....
Aparece, aqui, mais uma vez, a minha tendência ao Agnosticismo, que surge exatamente pelo reconhecimento da DÚVIDA sobre a essência mais íntima da Realidade: aquele que NÃO mais tem dúvidas sobre a ESSÊNCIA da Realidade já serenou seu Coração e sua Mente e segue sua Vida sem mais questionar o que firmou como Verdade; bem, não estou ainda nessa fase; e acho que nunca estarei...
Mas não é algo que angustia, é algo que MOTIVA pois mantém a Mente vibrante e curiosa, sedenta de Saber!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por KÉFREN Qui Set 22, 2011 5:11 pm

Caro Saegredus:

A sinceridade e humildade sempre me tocam. É difícil pra gente encarar a vida simples e existencial, mas você foi Supimpa na exposição do nosso estado.
A gente busca a verdade e fica em dúvida na maioria das vezes, porém, imbuído de uma certa fantasia, coisa que nasce da inexplicável maravilha que a arte nos impregna. Como um evento inexplicável a música nos toca e faz a emoção fluir de forma transcendente e é nesse momento em que a emoção nos quebra e faz chorar é que essa humildade desponta e mostra que há algo além de tudo o que podemos imaginar. Beleza e bem querer aliados, algo que intuitivamente nos faz perceber a nossa predisposição e potencial.
Os religiosos dão nome para isso, mas nós sabemos que isso é apenas a alegria de viver, conforme Ananda (termo hindu) que descreve essa alegria.
NO fim, essa busca acaba por nos imbuir da obrigação de sermos melhores, o que ainda e assim, sempre é melhor!

Parabéns e por isso:

Carpe Diem,... a vida é muito curta e merece o comemorar lúcido dos nossos melhores!
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Qui Set 22, 2011 6:16 am

Amigo KÉFREN: obrigado pelas gentis palavras...
Sabe o amigo (porque o demonstra) que estamos, AMBOS, em busca da Verdade, e isso é o que importa...
Parece-me que o amigo está mais adiantado e detém mais conhecimentos e PRÁTICAS que eu...
Isso é um grande estímulo para mim pois há ALGUÉM, lúcido e lógico como eu, que alcançou resultados que, para mim, neste momento, são apenas vislumbres na neblina do Futuro...
Ainda chego lá; estou me esforçando para isso....
Quanto ao Pecotche, sim, ele é, eu diria, um Sábio; minha dificuldade em aceitá-lo reside na mesma dificuldade que tenho em relação às demais doutrinas: o conceito de deus e a existência de espíritos que não morrem...
Ainda não constato tais concepções, algo que, para ele, é líquido e certo...
Permanece pesando um dos pratos da balança mental que criei para mim mesmo, mas sem pender decisivamente...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por KÉFREN Qua Set 21, 2011 6:37 pm

Caro Saegredus:

Percebo a maturidade indelével que o amigo exala de forma natural e com muita humildade.
Sábias palavras as que se referem ao estado pessoal de cada um de nós, quando àquele que está disposto a procurar, o caminho lhe será mostrado.
Com certeza Pecotche é um avatar iluminado, pois sendo capaz de produzir tamanha lucidez em um pretenso ateu consciente..rsrsrs, isso já basta para confirmá-lo como um ente pensante que instiga a atenção dos seus equivalentes!

Carpe diem!
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Sáb Set 17, 2011 4:08 pm

OK, amigo KÉFREN, compreendi seu ponto de vista...
Acho que há vários caminhos para a Verdade; o difícil é separar o que é REAL do que é suposto como real pela Mente Humana auto-convencida...
Talvez um dia eu ache as respostas que o amigo já achou...
Tenho procurado praticar um ensinamento muito importante do Pecotche que diz que devemos pensar o que sentimos e sentir o que pensamos...
Dessa forma, não haveria uma predominância do Intelecto sobre a Sensibilidade, algo que impede coisas como a intuição...
E, dessa forma, também não haveria prevalência da Sensibilidade sobre o Intelecto, algo que permite a Imaginação e o Auto-convencimento tão nocivos a quem busca a Verdade...
Algo como uma Lei de Equilíbrio...
Não é fácil mas tenho obtido alguns bons resultados...
Por isso, de quando em vez, falo da tal balança mental que mantenho dentro da Mente onde os pratos são a Materialidade e a Espiritualidade: em função do que OBSERVO e EXPERIMENTO, vou alocando elementos a cada um dos pratos...
Até o momento, não há uma inclinação decisiva para um dos lados....
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por KÉFREN Sáb Set 17, 2011 6:42 am

Saegredus;

Pelo pouco que vi da Logosofia, não há tanto ali que seja capaz de alterar ou acrescentar algo ao edifício que formei durante 40 anos. A Filosofia Vedanta é maior do que a nossa ciência atual, filosofia grega e religiões de escapulário como a cristã.

Aliás, sobre o assunto reitero que quando alguém passa a vida preocupado em exercer atividades ilusórias como construir coisas na terra, sejam quais forem, isso atrapalha um pouco o desenvolvimento da cognição espiritual, motivo pelo qual ficamos estagnados durante anos, com as mesma opiniões. Falo isso por mim durante os anos que trabalhei e me exclui dessa verve mais importante.
Nossa energia gasta num evento não pode produzir outro, mas ainda que tardio o nosso preocupar, sempre frutificará, mas sempre tendo que abrir as velhas portas enferrujadas que deixamos cerradas.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Ter Set 13, 2011 6:52 am

KÉFREN escreveu:Caro Saegredus:

Talvez Pecotche não possa ser mais profundo correndo o risco de não ser entendido, com sua explicação muito superficial se aspirarmos a uma idéia mais esotérica, ou seja, ele talvez não possa falar a verdade para as massas como sempre acontece já que a maioria dos homens não está preparado para ela. Assim interpreto a partir da sua consideração em relação a ele, ou então, a sua doutrina é muito sociológica e menos destituída de realidade esotérica.
Amigo KÉFREN: infelizmente não estou intelectualmente capacitado para expor, com precisão, os conceitos da Logosofia...
Mas estimulo a que o amigo ESTUDE a doutrina; acesse o site da Logosofia ou busque conhecer as Fundações Logosóficas espalhadas pelo país..
A Experiência Pessoal é mais importante que a TEORIA disso ou daquilo...
Não sou capaz de passar inteiramente o conteúdo da Logosofia...
Mas, pelo que tenho PRATICADO (e a doutrina ensina isso: PRÁTICA!), os conceitos são bem sólidos (e olha que sou um chato de galochas quanto a determinismos)...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Ter Set 13, 2011 6:48 am

Pedro Sobrinho escreveu:Os impasses sobre o tema "liberdade" são resultado da ideia de liberdade como uma coisa única. Eu penso que não existe uma liberdade única, genérica, mas sim vários tipos de liberdades diferentes e independentes.
-Liberdade de pensamento, de religião, de locomoção, de profissão, de expressão, de escolha política, etc...
Alguém pode possuir uma ou mais delas sem possuir outras.
Amigo Sobrinho: concordo com o amigo, acrescentando, apenas, que, talvez, todas essas EXPRESSÕES da Liberdade tenham origem na Liberdade ABSOLUTA que as tais Leis Universais nos oferecem...
O maravilhoso livro de Orwell, 1984 (o filme é também muito legal), nos inspira sobre a Liberdade Central que reside na Mente: podemos ser OBRIGADOS a dizer que 2+2=5, mas podemos SABER, internamente, que isso não é verdade; e isso é Liberdade Mental, que se apóia, sem dúvidas, nas tais Leis (Lei de Evolução seria uma delas nesse caso)...
Apenas para reflexão do amigo...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por KÉFREN Dom Set 11, 2011 5:23 pm

Caro Saegredus:

Talvez Pecotche não possa ser mais profundo correndo o risco de não ser entendido, com sua explicação muito superficial se aspirarmos a uma idéia mais esotérica, ou seja, ele talvez não possa falar a verdade para as massas como sempre acontece já que a maioria dos homens não está preparado para ela. Assim interpreto a partir da sua consideração em relação a ele, ou então, a sua doutrina é muito sociológica e menos destituída de realidade esotérica.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Pedro Sobrinho Dom Set 11, 2011 7:54 am

Os impasses sobre o tema "liberdade" são resultado da ideia de liberdade como uma coisa única. Eu penso que não existe uma liberdade única, genérica, mas sim vários tipos de liberdades diferentes e independentes.
-Liberdade de pensamento, de religião, de locomoção, de profissão, de expressão, de escolha política, etc...
Alguém pode possuir uma ou mais delas sem possuir outras.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Dom Set 11, 2011 5:27 am

Amigo KÉFREN: claro que o amigo percebe que o Pecotche foi muito além do que eu disse...
Ele é o criador da Logosofia, que tem DEZENAS de livros, e DEZENAS locais de prática de seus ensinamentos, e MILHARES de estudantes; eu lá estive por cerca de 5 anos e posso afiançar que é das melhores coisas que há no planeta...
Meu temor é colocar o HOMEM como referência sobre o que é bom e o que é mau; as Leis Universais, apoiadas no Universo (claro!), impedem tal engano; sim, se compreendidas e praticadas conforme ele ensina...
Quando o amigo diz "Liberdade é tão somente a capacidade de poder ver e sentir todas as coisas pelo que representam de fato.." assalta-me a dúvida sobre se temos ou não essa capacidade POR NÓS MESMOS, sem um referencial absoluto como o Universo; a palavra "representam" agrava ainda mais a chance de erro pois subjetivou, relativizou o problema...
Há um livro, "Deficiências e Propensões do Ser Humano", onde ele desnuda 66 defeitos de formação do caráter, com seus respectivos antídotos; é o COMO FAZER dele; ensina, portanto, a perscrutar a própria Mente e dá as fórmulas para lutar contra "Maya"...
Vale a pena ler; ESTUDAR e PRATICAR seria ainda melhor...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por KÉFREN Qua Set 07, 2011 5:05 pm

Saegredus:

Dei uma pesquisada sobre o morango e a amora e é provável que a fruta seja mesmo a amora pelo fato de o morango ser europeu e a amora preta e chinesa serem da àsia meridional.

Conforme o Pecotche: e as consequentes ações
Liberdade é ajustar a Mente, aos ditames da Leis Universais que regem a Vida Humana.
Conforme eu:
Liberdade é tão somente a capacidade de poder ver e sentir todas as coisas pelo que representam de fato, quando as coisas através das suas qualidades podem nos servir de acordo com tudo o que tem e não apenas com o subestrato da nossa presunção que ora decide por um, ora por outro pedaço de sua extensão.
Onde:
Pecotche diz:
“Ajustar a mente ... “
Sim, mas como? Então eu dou a receita desse ajuste:
“...poder ver e sentir todas as coisas pelo que representam de fato,...” Em suma, saber manipular as Leis Universais.
Ele continua:
“...aos ditames da Leis Universais que regem a Vida Humana...” Porém não classifica as prioridades dessas Leis.

Continuo:
“...quando as coisas através das suas qualidades podem nos servir de acordo com tudo o que tem e não apenas com o substrato da nossa presunção que ora decide por um, ora por outro pedaço de sua extensão.”

OU seja, conforme “MAYA” a grande ilusão dos sentidos que faz com que acreditemos que todas as coisas são o que julgamos e não o que realmente têm de essência para uma Natureza ou utilidade. Alguns morrerão de sede do lado de um poço com água cristalinas por não saber a sincronia do momento entre o reconhecimento do uso de algum dos seus atributos.
Minha definição engloba a dele. É isso.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Exemplo de como NÃO ser livre!!

Mensagem por Admin Qua Set 07, 2011 1:03 pm

Amigos: para seu comentário livre, é claro...
http://www.g17.com.br/noticia.php?id=273
Atentem para o que diz o coitado do pedreiro sobre o spray...
Não há dúvidas de que CONHECIMENTO, adquirido pelo ESTUDO, e usado como meio para ascender níveis intelectuais e culturais mais elevados, é o fator de LIBERTAÇÃO da Mente do Homem!!!
Fico me perguntando ONDE está o Ministério Público que não faz uma devassa em tais figuras e suas instituições de Escuridão Mental...
O caro amigo Ruy perguntou o que é ser livre; bem, sabemos o que é NÃO ser livre!!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Qua Set 07, 2011 6:22 am

KÉFREN escreveu:Caro Saegredus:
O Pecotche fala a mesma coisa, porém de forma menos abrangente.
Você é mais abrangente, mas parece não perceber a equivalência.
Amigo KÉFREN: poderia, por favor, esclarecer melhor o que disse?
Não percebi com exatidão...
Obrigado, caro amigo!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Ter Set 06, 2011 1:47 pm

Amigo Sobrinho: tudo depende do conceito de Felicidade...
Eis uma definição bastante boa, e que tem funcionado comigo: Ser Feliz é CONHECER as Leis Universais que regem a Vida Humana e ACATAR seus ditames e imperativos (parodiando o pensador Carlos Pecotche).
Um dos centros dessa definição nos mostra que estamos no Universo e há, nele, Leis que nos são superiores; se as infringirmos, pagaremos as sanções que, certamente, advirão...
Ainda que eu tenha dúvidas se tais Leis são Universais (do Universo Humano) ou apenas sublimação de Leis Humanas, esse conceito parece funcionar...
Digamos que o matuto do Piauí, que nada sabe além de plantação e gado (um peão, por exemplo), não saiba que precisa gerar algum tipo de pecúlio para sua velhice; estaria, portanto, transgredindo a Lei de Herança (herdamos a nós mesmos; não é o conceito de herança civil)...
Se, porém, ele tem essa noção, ainda que rudimentar, está se aproximando de um conceito comum e único de Felicidade...
Essa Lei de Herança, porém, não abrandará seu castigo, na hipótese de ser ignorada: ele sofrerá por DESCONHECER essa Lei e pagará as SANÇÕES da transgressão (a menos, é claro, que o mundo derredor, seu filho por exemplo, interceda; mas isso seria estranho à cena que estou criando)...
Nesse sentido, não há o "meu" conceito de Felicidade nem o "seu" conceito nem o "dele": quem transgredir Leis Universais PAGARÁ O PREÇO!!
Logo, HÁ uma definição ÚNICA de Felicidade: aquela acima!!!
Pois é extrema tolice lutar contra tais Leis; elas estão entremeadas no tecido do Universo e nada podemos fazer contra elas...
É nesse sentido que afirmo que a Felicidade é conceito ÚNICO; mas o livre (livre?) arbítrio é prerrogativa do Homem, mesmo daquele que é inconsciente de tais Leis...
Por corolário, então, Liberdade é, também, conceito ÚNICO: ser LIVRE é também conhecer tais Leis e a elas ajustar pensamentos e ações....
O que varia é o grau de ignorância de tais Leis; e essa variação induz a pensar que Felicidade é conceito tão relativo e subjetivo que cada um pode construir a sua; bem, para mim, NÃO PODE, e pelas razões expostas!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Set 05, 2011 8:52 am

Amigo Sagredus:

Nisso eu discordo de você.
A felicidade não existe de forma plena para ninguém no mundo e aquilo que você considera felicidade só serve para você. Não se pode projetar o que queremos e desejamos a outras pessoas. Nós (eu e você) não somos o padrão do mundo. Aquilo que valorizamos (eu e você) não pode ser imposto como valores a serem seguidos por todos. Não podemos acreditar que todas as pessoas são obrigadas a serem felizes da forma e com aquilo que nós somos.
Os "matutos do Piaui" sorriem sim. E sorriem muito. Muito mais do que sorriem muitos milionários letrados que conheço. Fazem as festas mais animadas que já vi e se preocupam muito menos com problemas e com o futuro.
Eu posso estar enganado, mas para mim não se pode desvincular a felicidade da alegria. Uma não existe sem a outra.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por KÉFREN Dom Set 04, 2011 8:39 pm

Caro Saegredus:
O Pecotche fala a mesma coisa, porém de forma menos abrangente.
Você é mais abrangente, mas parece não perceber a equivalência.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Dom Set 04, 2011 5:45 pm

Amigo Sobrinho: vamos por partes, então...
- OK, prestarei mais atenção ao que diz, agora supondo que SEMPRE é exato no uso das palavras (mas conforme o significado do dicionário, e não conforme o que achamos que é, certo?);
- não penso que o alcoólatra seja feliz; como é prisioneiro de algo que lhe oprime e lhe rouba a saúde, e o dinheiro do pão das crianças, é pouco provável que seja realmente feliz; note também que alegria passageira não é Felicidade;
- se o maturo do Piauí fosse feliz, não seria natural que o víssemos sorrindo, de bem com a Vida, sem reclamar de tudo? Não é assim que a maioria deles se exterioriza; e não precisa ir ao Piauí para ver isso, basta adentrar a favela da Rocinha aqui no Rio para ver o quanto ignorância e carências NÃO produzem Felicidade, sequer material;
- não creio que a Felicidade possa estar desvinculada do futuro; penso que nada adianta uma felicidade agora e um pesar depois; se o Homem pode obrar no sentido de alongar sua Felicidade, deve fazê-lo; logo, o futuro importa; não como gordura no presente porque o futuro me cobrará o preço;
- estou certo de que uma pessoa com IMENSOS problemas materiais não conseguirá ir à casa de um amigo, beber água e papear sem, em algum momento, transparecer toda a Infelicidade que corrói sua existência; tais seres, se existem, não os vi ainda...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Pedro Sobrinho Dom Set 04, 2011 10:57 am

Caro Amigo:
Mais uma vez peço que dê atenção especial a cada palavra de meus textos. Nelas pode estar a chave do entendimento. Uso o mínimo possível de palavras mas gosto de explorar todo o seu significado. Isso evita o que costumo chamar de "verborréia".
Então, agora, note a palavra "importante".
Eu não disse "imprescindível", nem "fundamental", nem "obrigatório" e nem algo parecido.
Eu só disse que isso era "importante", ou seja, que tem algum grau de importância. Mas não afirmei em nenhum ponto o tamanho desta importância, já que isso é pessoal e cada um dá a devida importância a uma ou outra coisa, conforme suas próprias convicções.
A felicidade, a segurança, o bem-estar são sentimentos individuais. É inútil tentar impor os seus sentimentos a outras pessoas. Cada um valoriza algo diferente, que lhe é próprio.
Você não consegue fazer feliz um alcoólatra forçando ele a se tratar e seguir os seus parâmetros. Se você quer fazer um alcoólatra feliz, dê uma garrafa de pinga para ele e pronto. Você vai ver o que é felicidade de verdade estampada no rosto dele.
É triste, mas é a realidade.
O "matuto do Piauí" não precisa de um carro para ser feliz, nem de conhecer a Europa. Ele só precisa que chova três vezes por ano e que alguém lhe dê uma sisterna para guardar a água. Com isso ele já fica 100% feliz.
A felicidade não está nos meios materiais, nem nas posses, nem nas perspectivas de futuro. A felicidade está no momento. Está no copo de água quando se tem sede. Está no rever um amigo a muito não visto. Está no nascer de um filho, mesmo sabendo que ele vai passar dificuldade. Não há fórmula para fabricar felicidade.
PS.:"Algum grau" quer dizer "um grau indeterminado", ou, "um grau que varia a cada caso".
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Dom Set 04, 2011 6:39 am

Pedro Sobrinho escreveu:Alguém prestou atenção na palavra "impossíveis" que usei ???
Amigo Sobrinho: não, não havia prestado atenção especial a essa palavra já que o amigo não a destacou...
Mas persiste uma dúvida...
Seja um dos trechos que exarou:
"Felicidade - Ninguém é totalmente feliz. Mas se sentir feliz é importante;"..
Parece propor que basta que nos SINTAMOS felizes e tudo estará bem...
Não deve ser isso o que o amigo disse...
Até mesmo porque são RARÍSSIMOS os seres humanos que, mesmo não tendo coisa alguma, ainda assim se sentem felizes...
Os que tenho observado assim serem são tão ignorantes e grosseiros (um matuto, por exemplo, lá do interior do Piauí) que sequer têm um elemento de comparação para verificarem o quanto NÃO são felizes!
Esses, em sua maioria, consideram que deus assim quer e, portanto, são "felizes"...
Os que nada têm e ainda são felizes são os mais bem educados, os mais bem informados, os mais espiritualizados; esses estiveram no mundo comum, viram as fontes de "felicidade" que ele oferece, e decidiram delas abdicar; mas, como eu disse, são RAROS...
O Sentir costuma ser fonte de ilusões e auto-convencimentos; só não o é quando o Pensar atua JUNTO....
Aliás, é exatamente isso o que os MENTORES das religiões buscam: impedir o livre Pensar do devoto, e insuflar-lhe as dimensões sensíveis de sua Mente; fica fácil controlar e tornar inerte a reação...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Dom Set 04, 2011 6:25 am

KÉFREN escreveu:Querido Ruy, a maioria, praticamente, já definiu a resposta!

A liberdade me faz lembrar da passagem do monge que ia colher amoras:

"Depois de chegar a um penhasco na busca por amoras o monge percebera que em muito se afastara do seu monastério, mas a paisagem deslumbrava. Quando se contentando com a meia cesta que havia conseguido, seguiu pela direção da trilha que o havia levado até lá. Mas qual o susto ao deparar-se com um tigre que subia ao seu encalço!
Sem opções, teve como único refúgio a própria escarpa do abismo por onde, sobre uma amoreira, conseguiu esteio. Em cima, o animal o rastreava e sem acesso e possesso de ira se esticava a fim de alcançá-lo.
Com as forças extenuando pelo único braço que o continha, percebeu na própria amoreira um fruto perfeito, grande, corado e brilhante, provavelmente o exemplar mais perfeito de todos ao seu alcance. Totalmente absorto o colheu e em momento de êxtase degustou com requintes de banquete e em profunda paz agradeceu pelo momento raro.
Depois de mais alguns instantes o ramo partiu-se e o monge foi-se pelo abismo."


É meio longo e me perdoem por escrevê-lo a punho, já perdi a redação original, mas a essência ainda continua.

Liberdade é tão somente a capacidade de poder ver e sentir todas as coisas pelo que representam de fato, quando as coisas através das suas qualidades podem nos servir de acordo com tudo o que tem e não apenas com o subestrato da nossa presunção que ora decide por um, ora por outro pedaço de sua extensão.

Livre então é o homem que consegue se libertar das malhas da ilusão das suas ambições e consegue perceber toda a extensão das coisas sem a interferência da sua ambição e circunstância.
Amigo KÉFREN: eu já conhecia esta parábola mas com morangos (como se isso fizesse diferença!)....
E não conhecia o desfecho...
O que conhecia se encerrava na situação do monge, que não se definia pela quebra do galho...
Nesta parábola, a moral era que a Vida está sempre nos pressionando por todos os lados e, às vezes, não parece haver solução para o dilema; nem por isso, entretanto, devemos deixar de aproveitar as coisas boas que vão surgindo ao longo da caminhada...
Mas, em essência, são similares...
Continuo com o conceito de Liberdade que pude perceber nas palavras do sábio argentino Carlos Pecotche: Liberdade é ajustar a Mente, e as consequentes ações, aos ditames da Leis Universais que regem a Vida Humana.
Uma dessas Leis poderia ser a de Herança: colhemos o que plantamos; e VAMOS colher, já que essa Lei SEMPRE está presente!
Se plantamos vento, colheremos tempestade no futuro...
O ajuste da própria Mente e da Vida aos ditames dessa Lei reduz os sofrimentos no futuro; e isso é Felicidade...
Logo, quando somos/estamos INfelizes, seria porque transgredimos uma ou mais Leis Universais; haveria que examinar os próprios passos, identificar os desvios, e promover os ajustes; a Felicidade retornaria à Vida...
Conceito simples e direto; brilhante, portanto...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Set 03, 2011 7:52 pm

Alguém prestou atenção na palavra "impossíveis" que usei ???
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por KÉFREN Sáb Set 03, 2011 5:45 pm

Querido Ruy, a maioria, praticamente, já definiu a resposta!

A liberdade me faz lembrar da passagem do monge que ia colher amoras:

"Depois de chegar a um penhasco na busca por amoras o monge percebera que em muito se afastara do seu monastério, mas a paisagem deslumbrava. Quando se contentando com a meia cesta que havia conseguido, seguiu pela direção da trilha que o havia levado até lá. Mas qual o susto ao deparar-se com um tigre que subia ao seu encalço!
Sem opções, teve como único refúgio a própria escarpa do abismo por onde, sobre uma amoreira, conseguiu esteio. Em cima, o animal o rastreava e sem acesso e possesso de ira se esticava a fim de alcançá-lo.
Com as forças extenuando pelo único braço que o continha, percebeu na própria amoreira um fruto perfeito, grande, corado e brilhante, provavelmente o exemplar mais perfeito de todos ao seu alcance. Totalmente absorto o colheu e em momento de êxtase degustou com requintes de banquete e em profunda paz agradeceu pelo momento raro.
Depois de mais alguns instantes o ramo partiu-se e o monge foi-se pelo abismo."


É meio longo e me perdoem por escrevê-lo a punho, já perdi a redação original, mas a essência ainda continua.

Liberdade é tão somente a capacidade de poder ver e sentir todas as coisas pelo que representam de fato, quando as coisas através das suas qualidades podem nos servir de acordo com tudo o que tem e não apenas com o subestrato da nossa presunção que ora decide por um, ora por outro pedaço de sua extensão.

Livre então é o homem que consegue se libertar das malhas da ilusão das suas ambições e consegue perceber toda a extensão das coisas sem a interferência da sua ambição e circunstância.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Admin Sáb Set 03, 2011 4:14 pm

Amigo Ruy: esse um dos grandes males da religião formal e institucional: inocula, na Mente do devoto, a SENSAÇÃO de que será livre se entregar seu coração e alma a algum deus ou congênere quando, na verdade, o que se intenta é mantê-lo prisioneiro de quimeras milenares que o Universo não ergue um só palito em defesa!!
O que não se percebe, em geral, é que é pela SENSIBILIDADE (diria SENTIMENTALISMO, para ser mais exato) que os MENTORES se apoderam da Mente das pessoas; é muito difícil subtrair-se à extrema comoção que a tal via crucis provoca no coração do devoto; é tudo muito bem planejado para apor coleira usando exatamente nosso ponto mais fraco e vulnerável: a SENSIBILIDADE!
Ainda bem que estamos em 2011, e podemos PENSAR LIVREMENTE sobre estas fantasias seculares...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por RuyLFreitas Sáb Set 03, 2011 2:11 pm

É prezados amigos, somos todos dependentes apesar de não considerar isto algemas, porque isto é uma lei natural acrescento cadeia alimentar que é muito importante, Nos deparamos com as leis dos homens, porém são necessárias senão vira bagunça.

A prisão maior está na religião dominante em cada País, pois esta aprisiona até pensamentos, enquanto as demais não. Caso o homem olha para uma mulher ou ela para um homem e a atração se faz momentaneamente, pronto! Pequei; vou pedir perdão ao padre, ao pastor ou a Deus, senão arderei no purgatório ou no inferno, eis aí uma das maiores chagas que a milênios se encontra aberta, e dentro disto, a mulher só agora começa a soltar-se das amarras febris dos homens das cavernas, que por incrível ainda perduram até hoje na teima de uma vida... Vida não! Morte, estagnação ou paralelas a ela.

Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
RuyLFreitas
RuyLFreitas

Mensagens : 31
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 73
Localização : Nova Iguaçu, RJ

http://momentos-ruylfreitas.blogspot.com/ -  http://antesdomeute

Ir para o topo Ir para baixo

O que é ser realmente livre?  Empty Re: O que é ser realmente livre?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos