ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

5 participantes

Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Admin Ter Set 27, 2011 6:38 am

Amigo KÉFREN: parece mesmo que o Egoísmo é uma das principais fontes da mazelas do planeta...
Percebo nele (no Egoísmo) a parcela ANIMAL que nos compõe, e é a ela que os esforços da Consciência devem se orientar no sentido de restringi-la (essa parte animal dentro de nós) a seus objetivos e nada mais...
Seria o tal DESEJO citado no Budismo; concordo...
Mas COMO controlar o DESEJO, o EGOÍSMO????
Tenho visto muitas PALAVRAS sobre o assunto mas nenhum MÉTODO sobre como controlá-los!!!!
Ora, sem um MÉTODO, fica muito, MUITO difícil logar sucesso contra essa baixa natureza que nos compõe...
COMO fazer para restringir o Egoísmo ou eliminá-lo??
Não basta, na minha visão, LER sobre o assunto em alguma doutrina ou concepção!
O grande "barato" é PRATICAR os elementos de controle dessas idiossincrasias!!!
Onde o amigo busca o MÉTODO para tal??
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por é sou eu!!! Seg Set 26, 2011 12:06 pm

Bom amigos,

Não posso deixar de concordar com a amiga Ana, tudo bem que os mentores religiosos com suas lavagens cerebrais carregam grandes massas para tudo aquilo de ruim que eles idealizam, mas por outro lado existem muito mais coisas feitas por aí que não são motivadas por eles.
A destruição da natureza é uma delas. Suspect
Ainda acho que o mundo estaria BEM MELHOR sem os homens, ou pelo menos sem a grande maioria deles.

Tenham um ótimo dia.
é sou eu!!!
é sou eu!!!

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 38
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por KÉFREN Qua Set 21, 2011 5:59 pm

Caros "irmões":

O Mal do mundo é o egoísmo.
Através do egoísmo o homem aglomera fortuna e escraviza seu semelhante, quando tira do menor, impotente, escravo e desprovido de tutano, a chance de experimentar algumas coisas boas que considera essenciais e assim as mitifica, pensando que só dessa forma poderia ser feliz.
Assim, quando um homem pode ter tudo, sabe que a felicidade não está nisso, momento em que passa a ser útil ao mundo e se edificar espiritualmente.
O nosso egoísmo assume várias e infinitas formas, as quais nenhum de nós está apto a neutralizar de forma eficaz sem a luta de uma vida inteira, quando o Apóstolo Paulo a isso faz referência:

"Lutei o bom combate."

Pois assim, aos memoráveis, preciosos e lúcidos irmãos desse site, os quais admiro, que continuemos na luta, pois caso o nosso ego vença, nosso sofrimento nos últimos instantes da vida biológica serão tão agudos que essa pequena vida anterior perderá a razão de ser.

Carpe diem
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Pedro Sobrinho Qua Set 21, 2011 1:55 pm

Amigo Sagredus:
O Universo é dualista. Tudo tem seu ponto de equilíbrio. O direito a vida é universal, sem dúvida, mas tão universal quanto ele é o direito a legítima defesa. E um pode ir de encontro ao outro, mas nenhum é mais importante do que o outro.
Note que a "legítima defesa" não é só nos casos previstos na lei penal. Inclui também a necessidade extrema (que na lei penal é separado). Para defender a vida, própria e dos dependentes (garantir o direito a vida) por vezes é necessário matar. Eu não vejo, por exemplo, nenhuma imoralidade no caso hipotético de que em um naufrágio eu reserve um salva-vidas para minha família, mesmo sabendo que outros morrerão por falta dele. Na verdade, ainda nessa mesma situação hipotética, eu não exitaria um segundo sequer em matar para garantir a salvação dos meus filhos.
Reze para nunca estar no mesmo naufrágio que eu . Rsrsrsrsrsrsrsrs!!!!
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Admin Qua Set 21, 2011 5:57 am

Pedro Sobrinho escreveu:Concordo plenamente com o Sagredus.
O homem não é o mal do mundo.
"Vós sois o sal da Terra".
Mas vou um pouco mais além:
No meu modo de pensar não existe um mal no mundo, aliás, bem e mal não existem. São apenas convenções locais e temporais. O que é bem e o que é mal muda de tempo e de local.
Existe o mundo e tudo que nele acontece é bom para uns e ruim para outros, mas no todo haverá sempre o equilíbrio.
Nós temos a tendência de julgar o que é bom e o que é ruim pelos nossos próprios conceitos, por nossa própria visão, mas esquecemos que outras pessoas tem uma visão diferente da nossa.
Nosso herói Tiradentes foi executado como criminoso, Jesus também, os ingleses odiavam Gandhi, os chineses odeiam o Dalai Lama, os americanos caçaram Bin Laden mas os talibãns e os al kaeda o veneram. Quem está certo e quem está errado ??? Quem é do bem e quem é do mal ???
Alguns limitados vivem dizendo "O homem está destruindo a Natureza", mas esquecem que o homem é a natureza tanto quanto qualquer outra coisa ou criatura. O cupim destrói a árvore onde mora, a larva da mosca destrói a carniça onde nasceu, os corais destroem uns aos outros com "guerra química", as aranhas fêmeas devoram seus namorados. A natureza, como um todo, é um ciclo eterno de destruição e reconstrução, de vida e de morte e nós fazemos parte deste ciclo. Nada vai durar para sempre, nem o homem. Tudo muda o tempo todo.
As religiões pregam o ódio e a intolerância mas isso não é o mal. É apenas parte da natureza humana. As religiões exploram a boa-fé do povo, mas o povo gosta de ser explorado. Isso também faz parte da natureza humana.

Procurem subir ao espaço e olhar o mundo lá de cima.
Amigo Sobrinho: concordo que o Bem e o Mal, vistos de perto, podem ser relativizados, ou seja, dependerão de sujeito, espaço e tempo...
Mas o amigo há de concordar que há CERTOS VALORES que são quase que absolutos, e que sempre foram assim...
Um deles me parece UNIVERSAL (deve viger no Universo inteiro, onde houver vida): quem está vivo, não deseja morrer!!
Até uma ameba tem isso dentro dela!!
Nós, humanos, por termos o tal "livre" arbítrio, podemos escapar do caminho que os animais forçosamente seguem, e podemos ir contra a Lei do Mais Forte; PODEMOS, ainda que não o façamos na maioria das vezes; mas é nossa PRERROGATIVA, se somos CONSCIENTES...
Faça uma reflexão mais profunda sobre essa "lei" (quem está vivo, não deseja morrer!!), e verá como quantas coisas dela decorrem; as conclusões teriam gerado Leis Humanas ao longo do tempo, e isso beira o ABSOLUTO!!
Outro exemplo de uma "lei" assim, também universal, seria: o que é meu, você não pode pegar sem meu consentimento!!
Se observar TODAS as sociedades humanas, em qualquer tempo, verá que isso também é praticamente ABSOLUTO!
E, são, então, pelo menos duas "leis" permeando a Humanidade hoje e sempre; não há relativismos aqui; é praticamente absoluto.
Portanto, sob tal perspectiva, há, sim, o Bem e o Mal...
Claro que o amigo percebeu uma semelhança com os tais mandamentos cristãos; não é de se espantar pois isso é HUMANO, independe da religião...
De qualquer forma, HOJE as noções de Moral e Ética estão muito mais ampliadas e espargidas pelo orbe do que o foram um dia, e isso é o que importa.
Mesmo em sociedades xiitas, há inúmeros elementos COMUNS com as sociedades mais abertas do planeta; isso resulta, como o amigo poderá inferir se refletir com profundidade, daquelas "leis" a que me referi...
Quando me refiro às religiões, o faço porque percebo que é delas que provém um IMENSO número de conceitos e procedimentos contrários à Consciência Pessoal devidamente desenvolvida e atuante; religiões só aproveitam aos MENTORES, nada mais; a massa é simplesmente conduzida como rebanho, bem o sabemos.
Então, amiga Ana, não se pode pensar que essa massa tenha poder reflexivo suficiente para libertar-se de tais amarras; se olhar o trabalho que esses mentores realizam sobre A INFÂNCIA das pessoas, verá que, ainda que crescidas biologicamente, são crianças mentais; o imenso MEDO do castigo divino tem gigantesco poder sobre suas Mentes; não se explica de outra forma quando evangélicos continuam aportando dízimos ao Edir Macedo mesmo sabendo a riqueza que ele tem exatamente com esses dízimos!! E olha que há até vídeos no YouTube MOSTRANDO isso!!
Só pode ser infantilidade mental, ingenuidade dominante na Mente adulterada!!
Nosso dever, como seres CONSCIENTES, é trabalhar para que mais e mais pessoas despertem e vejam o que está mais do que na cara (para nós, é claro); e, lógico, proteger NOSSAS CRIANÇAS do assédio desses biltres milenares...
Minha filha tem 17 anos e é EXEMPLO de comportamento para muitas de suas amigas; como já tem sólidos conceitos contra as religiões e seus artefatos de fé, já é um elemento difusor de LIBERDADE DE PENSAMENTO e CONSCIÊNCIA PESSOAL; se mais e mais, como ela, forem surgindo, mais e mais Homo Moralis teremos no planeta, e tudo mudará no futuro....
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Ana Maquiavélica Ter Set 20, 2011 1:10 pm

Caro Amigo Irmourao!!

Entendo seu modo de pensar.
Mas continuo batendo na mesma tecla: a Religião foi inventada por homens, então se existe algum mal, ele reside no inventor.

Concordo com o que o Sobrinho escreveu:..." bem e mal não existem. São apenas convenções locais e temporais. O que é bem e o que é mal muda de tempo e de local".

Quem alimenta os Mentores??
Antigamente, até que dava para culpa-los somente, mas hoje em dia, não mais.
O povo não se importa em ser iludido desde que lucre com isso. É um jogo de interesses.

Mas, de qualquer forma, não vou estender o assunto.
Fico por aqui refletindo esse bonito trecho:
"Por isso é tão importante NOSSO EXEMPLO no dia a dia; ele demonstra, NA PRÁTICA, e não apenas como palavras, que é possível, sim, o novo tipo de Ser Humano, mais voltado para SERVIR o outro do que SERVIR-SE do que o planeta oferece"...
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Pedro Sobrinho Ter Set 20, 2011 8:13 am

Concordo plenamente com o Sagredus.
O homem não é o mal do mundo.
"Vós sois o sal da Terra".
Mas vou um pouco mais além:
No meu modo de pensar não existe um mal no mundo, aliás, bem e mal não existem. São apenas convenções locais e temporais. O que é bem e o que é mal muda de tempo e de local.
Existe o mundo e tudo que nele acontece é bom para uns e ruim para outros, mas no todo haverá sempre o equilíbrio.
Nós temos a tendência de julgar o que é bom e o que é ruim pelos nossos próprios conceitos, por nossa própria visão, mas esquecemos que outras pessoas tem uma visão diferente da nossa.
Nosso herói Tiradentes foi executado como criminoso, Jesus também, os ingleses odiavam Gandhi, os chineses odeiam o Dalai Lama, os americanos caçaram Bin Laden mas os talibãns e os al kaeda o veneram. Quem está certo e quem está errado ??? Quem é do bem e quem é do mal ???
Alguns limitados vivem dizendo "O homem está destruindo a Natureza", mas esquecem que o homem é a natureza tanto quanto qualquer outra coisa ou criatura. O cupim destrói a árvore onde mora, a larva da mosca destrói a carniça onde nasceu, os corais destroem uns aos outros com "guerra química", as aranhas fêmeas devoram seus namorados. A natureza, como um todo, é um ciclo eterno de destruição e reconstrução, de vida e de morte e nós fazemos parte deste ciclo. Nada vai durar para sempre, nem o homem. Tudo muda o tempo todo.
As religiões pregam o ódio e a intolerância mas isso não é o mal. É apenas parte da natureza humana. As religiões exploram a boa-fé do povo, mas o povo gosta de ser explorado. Isso também faz parte da natureza humana.

Procurem subir ao espaço e olhar o mundo lá de cima.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Admin Ter Set 20, 2011 5:23 am

Amiga Ana: minha assertiva de que religião é o Mal do Mundo repousa no fato de que, havendo algum tipo de redentor dos nossos erros (e todas as religiões têm isso, de alguma forma; o Espiritismo não, pelo que já estudei do assunto, o que lhe é meritório) que não nós mesmos, assenta-se uma postura mental de irresponsabilidade sobre nossos atos, regidos, então, apenas pelas Leis dos Homens que, quando falham como sói acontecer principalmente aqui nesse acampamento chamado Brasil, acabam por produzir toda essa pletora de mazelas que vemos...
Retire a religião e coloque, no lugar, a CONSCIÊNCIA PESSOAL, e veremos que o Homem NÃO é o Mal do Mundo...
O Mal do Mundo são OS MENTORES das religiões, se eu tivesse que emendar, para melhor exatidão, o que eu disse sobre religião; achei que estava implícito...
Mas, se fizermos como o nosso amigo KÉFREN que, sabiamente, se refere à massa ignorante e inconsciente que abunda no planeta, sim, podemos considerar que o mundo irá muito bem, obrigado, sem tais homens...
Mas EU, e você, e os amigos neste Fórum, NÃO somos espécimes-padrão da Humanidade: se houvesse mais como EU e você e os demais aqui do Fórum, certamente não nos inclinaríamos a considerar que o Homem é o Mal do Planeta...
Por isso é tão importante NOSSO EXEMPLO no dia a dia; ele demonstra, NA PRÁTICA, e não apenas como palavras, que é possível, sim, o novo tipo de Ser Humano, mais voltado para SERVIR o outro do que SERVIR-SE do que o planeta oferece...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Ana Maquiavélica Seg Set 19, 2011 1:06 pm

Sensacional!!

Mas eu discordo de uma coisa: o Mal do Mundo são os Homens.
A Religião só existe porque os Homens a criaram e outros milhares de homens a mantém viva.

Boa semana para ti!!!
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Admin Dom Set 18, 2011 3:31 pm

Amigos: vocês devem já conhecer esse tema mas vamos lá....

10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO DAS PESSOAS PELA MÍDIA:

1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê?“Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.
Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.
No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Fonte: Internet

Comentário aberto, de preferência aqueles que colocam a RELIGIÃO (instituição) na berlinda pois ela é o Mal do Mundo, na minha opinião...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky Empty Re: As 10 estratégias de manipulação, de Noam Chomsky

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos