ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

4 participantes

Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Admin Sáb Ago 20, 2011 1:58 pm

Amigo Sobrinho: bom que você perceba o "esprit de finesse" da coisa (vai gostar de falar difícil assim lá no caixa-prego!)...
O amigo sabe que, por LÓGICA, basta uma EXCEÇÃO para que a regra associada venha abaixo.
Isso, aliás, é o que mais incomoda os criacionistas: eles bem que tentaram (e olha que os meios religiosos de alto nível intelectual são altamente abalizados para isso), mas não acharam uma única exceção à Lei de Evolução; se achassem, sabem que a Lei desmoronaria!
Sem arrogância ou vaidades, busco ser aquela exceção!!
Falho aqui e ali, mas é META de Vida!!
Costumo dizer que não quero ser Perfeito, mas que quero ser MAIS perfeito do que sou hoje...
Obs. os religiosos odeiam pessoas como eu, ATEUS e com padrões morais assim; o salmo 14 queda-se inerte na hora...
Só um exemplo, banal: costumo pedalar (sou ciclista semi-profissional) subindo ladeiras e mais ladeiras; depois da subida, vem a descida; quem pedala e desce longas distâncias como eu, sabe que a velocidade pode atingir a casa dos 70km/h, a depender do declive do terreno; basta um pequeno graveto ou pedra no lugar errado e a queda pode ser fatal (uso capacete e tal, mas ainda assim tenho um ombro meio que detonado).
Quando estou SUBINDO, costumo parar para retirar os tais gravetos e pedras; como subo MUITO CEDO, praticamente não há vivalma no caminho; mas paro assim mesmo. E paro também na subida (que não é o caminho que usarei na volta!) para ajudar não apenas ciclistas mas também motoristas e corredores!
Não há platéia, só eu!!
Um gesto de ALTRUÍSMO ANÔNIMO, ainda que diminuto (de gota em gota,....)!!
Agora, COMO sou capaz de fazer isso, e não vejo quase NINGUÉM fazendo isso, nem mesmo ciclistas que SABEM do perigo???
A resposta é CONSCIÊNCIA PESSOAL levada ao extremo!!
Mas O QUE É a Consciência Pessoal?? Em que se nutre?? O que determina sua existência em algumas pessoas, e impede em outras??
São muitas as perguntas para as quais não tenho resposta convincente, MENOS AINDA se considerar que sou apenas produto do cérebro, que é apenas química e eletricidade!!!!!
Esta a complexidade posta, meu amigo...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sex Ago 19, 2011 5:33 pm

Meu amigo:
O ego é a "outra pessoa" que está olhando.
Rsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!
Brincadeira !!!
Mas não podemos esquecer que toda regra tem excessão. As pessoas que atendem a minha colocação são a regra. Você é a excessão.
Pessoas realmente e puramente altruístas são tão raras que não passam de mera curiosidade no contexto da humanidade. Usar o altruísmo puro como referência é o mesmo que fundar uma empresa para fabricar luvas com seis dedos em cada mão, só porque existem algumas pessoas no mundo que tem seis dedos.
Você já deve ter percebido o quanto sou "rústico". No popular, curto e grosso. Na vida eu aprendi a trabalhar com o geral e não com o particular. Então penso sempre que o particular deve se adequar ao geral, e não o geral ao particular. Por isso sempre me atenho ao geral, à regra, embora eu saiba que a história é escrita pelas excessões.
Resumo: O ALTRUÍSMO ANÔNIMO é um diamante de 1000 kilates. Existe, mas.....
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Admin Sex Ago 19, 2011 5:09 pm

Amigo Sobrinho: acho que não falei que os animais têm moral ou ética; isso é conceito HUMANO, não falei isso...
E, novamente, o amigo se esqueceu de explicar como o ALTRUÍSMO ANÔNIMO (e EU já o pratiquei diversas vezes, e conheço pessoas que o praticam cotidianamente) pode demandar satisfação do EGO!
Só há a satisfação PESSOAL, solitária e solidária, nada mais!!
NINGUÉM está vendo, só a própria pessoa!!
COMO explicar isso??
Que FORÇA é essa que impulsiona pessoas assim, que NÃO terão suas ações vistas por NINGUÉM, só por elas mesmas???
Certamente não o EGO!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sex Ago 19, 2011 2:59 pm

Em um tópico anterior, eu havia dito que ninguém faz nada sem esperar algo em troca. Lembra ???
Pois é. Quem é disciplinado conscientemente (não por imposição) espera, lá nos recônditos mais profundos do ego, ser reconhecido, ser admirado, se destacar positivamente dos outros individuos do seu meio, ser, de alguma forma, melhor que os outros. Não se ofenda, isso é um elogio.
Quanto aos animais, posso te garantir por observação própria, que muitos deles não tem ética nenhuma. Aquela idéia que os animais são bonzinhos, que só caçam para comer e que vivem em harmonia é totalmente falsa.
Eu já vi um tubarão mako (parente mais próximo do branco, comum em nossos mares) dizimar uma manada inteira de golfinhos e não comer nenhum. Eram dezenas de golfinhos boiando mordidos e o tubarão rodando em volta, mantendo a manada junta. Ele mordia e soltava um por um, como se estivesse brincando de matar. Eu capturei este tubarão. Tinha 4 metros e não tinha nem um pedaço de golfinho no estômago.
No CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), em Manaus, tinha uma onça negra chamado "Pernoite". Era um assassino pervertido. Matava qualquer animal que alcançasse e comia apenas o cérebro. As vezes, um pobre vira-latas desavisado entrava no quartel. Era morto sem piedade e, se Pernoite já estivesse alimentado, apenas lhe esmagava o crânio, mas não comia nada. Isso é um pouco do que eu já vi pessoalmente. Nos documentários de pesquisas tem muito mais, inclusive de nossos parentes primatas.
A natureza não é perfeitamente ordenada. Ela é um caos completo, ponteado por algumas ordens temporárias.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Admin Sex Ago 19, 2011 2:06 pm

Amigo Sobrinho: obrigado pela dica da Lei; não sabia; de qualquer forma, praticamente NINGUÉM cumpre; e é algo que não demanda Lei para ser realidade, basta CONSCIÊNCIA PESSOAL...
Sei que o acatamento aos ditames das Leis são suficientes, não há dúvidas quanto a isso...
O problema é POR QUE alguns, como EU, e certamente os amigos do Fórum, vão ALÉM do que diz a Lei??
Afinal, O QUE determina as ações??
Sendo a CONSCIÊNCIA PESSOAL a resposta, COMO e POR QUE ela é assim constituída??
Como pode existir algo tão, TÃO sutil e INFINITAMENTE superior ao aparelhamento que os animais têm??
Essa a dúvida que animou o livro de Eco...
OK??
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Sex Ago 19, 2011 5:02 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de idioma...)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sex Ago 19, 2011 1:44 pm

Caro Amigo:
Eu me expressei mal. Não me fiz entender.
O que eu quis dizer é a fidelidade às leis e não a imposição da lei. No militarismo chamamos isso de "disciplina consciente" (o "consciente" é coincidência). Com isso, acredito, que as leis sejam suficiente para determinar um padrão. Para estabelecer um parâmetro observável.
Ps.: A prioridade de embarque, desembarque e assento para idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo e deficientes físicos no transporte público é previsto em lei.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Ainda não perceberam...

Mensagem por Admin Sex Ago 19, 2011 1:30 pm

Amigo Sobrinho: penso que não percebeu o CERNE do problema...
EU, ATEU CONSCIENTE, opero no Bem, dentro das normas mais elevadas da Moral e da Ética, INDEPENDENTE das Leis dos Homens!!
Não há lei que me obrigue a ceder a vez a uma pessoa idosa que intente entrar no ônibus; no entanto, O FAÇO!!!
E MILHARES de crentes em deus e em jesus NÃO O FAZEM!!!
Isso também se pode observar DENTRO do ônibus: são raros os que se levantam para ceder lugar a uma senhora ou senhor idosos.
EU faço isso MESMO sem que haja Leis me obrigando!!!
Seu post permite inferir que as pessoas só operam no chamado Bem porque as Leis aí estão.
Mas EU, e penso que os amigos também, SOU EXCEÇÃO!!!
COMO, então, operamos assim????
Na visão religiosa, somos seres impossíveis pois (eis o salmo 14 novamente) não há, entre nós, aquele que preste!!
Mas agimos no Bem, SEM DEUSES!!
O fazemos porque nossa CONSCIÊNCIA PESSOAL assim o determina.
Mas (e isso é o centro do livro de Eco) O QUÊ constitui essa Consciência?? COMO é possível que exista sendo o Homem um punhado de células regidas por química e eletricidade???
Não creio que se possa responder a tal questionamento; parece que está simplesmente além do que podemos vir a saber...
A questão é MUITO mais profunda do que se percebe ao primeiro relance..
Vamos continuar...
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Sex Ago 19, 2011 1:48 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de idioma...)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sex Ago 19, 2011 10:26 am

A moralidade e a ética não estão nos livros sagrados (principalmente na bíblia, que é um manual de horrores) nem no temor a um deus.
A moralidade e a ética estão nos códigos de leis que regem a Nação. Se um homem for fiel a Constituição Federal, ao Código Penal, Código de Trânsito, Florestal, Civil, Tributário e seus respectivos Códigos Processuais, estará ele no auge da moralidade e da ética.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Admin Qua Ago 17, 2011 10:01 am

Caro Paulo MC: minha pergunta é exatamente sobre essa noção de que Ética é atributo universal...
Quem leu o livro de Umberto Eco percebeu a PROFUNDIDADE do problema.
Eis uma vertente para análise, parcialmente de minha própria autoria: quando observamos os animais, não vemos Ética nem Moral; vemos apenas INSTINTO em suas diversas manifestações (sexual, preservação, reprodução, territorial, etc), e eles fazem o que fazem (violência e sangue é o mais comum) porque assim é, e nada de errado há.
Mas o Homem CONSCIENTE (portanto, não é qualquer ser humano) opera segundo OUTRA orientação; ainda que ele reconheça-se, em parte, animal, sabe que o que prepondera e rege sua Mente é de índole diversa daquela que rege os animais; o Homem CONSCIENTE tem perfeita noção da necessidade e da utilidade do Instinto em sua Vida (afinal, a Natureza tem suas razões para que assim seja) mas seus pensamentos e atitudes NÃO são regidos por ele, são regidos por VALORES MORAIS (estou falando APENAS do Homem CONSCIENTE) que se CHOCAM contra os ditames e imperativos do Instinto.
Ora, COMO isso é possível estando o Homem dentro da Natureza e, portanto, sujeito aos comandos que dela provém???
Não é apenas pela possibilidade de punição social, não é apenas porque busca da aprovação psicológica e existencial dos pares, não é apenas porque o conjunto da sociedade opera de certa maneira; não é nada disso, na minha compreensão.
Há ALGO mais!!!
Eu, por exemplo, não jogo papel no chão mesmo que esteja dentro da floresta (sou andarilho também), SEM NINGUÉM vendo!!
Estou certo de que os amigos têm o mesmo comportamento.
E há MILHARES de atitudes no dia a dia que evidenciam que a FONTE tem sutil composição.
Que FONTE é essa??
Para os religiosos tradicionais, a motivação é estar afinado com o que algum deus assim deles espera; uma causa EXTERIOR, portanto.
Mas o ATEU não tem tal motivação (algo que move)!!
O ATEU CONSCIENTE pensa e opera no Bem, MESMO QUE as Leis dos Homens não o obriguem a tal!!
E é sobre isso que os diálogos entre Eco e o bispo Martini versam: que FORÇA interior é essa que move ATEUS para a senda do Bem quando o que se vê é a necessidade, segundo o bispo, de algum deus cobrando comportamento?
A existência de pessoas CONSCIENTES e ATÉIAS é uma exceção (segundo os religiosos) que não tem explicação fácil!
Se fôssemos seguir apenas as demandas do Instinto, mesmo havendo Leis para punição, estaríamos sempre engendrando formas de atender à nossa conveniência pessoal e não à nossa consciência individual.
Onde se ancora a minha PROFUNDA convicção de que devo atuar no Bem, e fazer o que é certo fazer, mesmo quando até mesmo as Leis não criam obstáculos?
Espero que percebem é mais profundo do que pode parecer à primeira vista...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Ateus sem deuses imorais

Mensagem por Tolerância 0 Ter Ago 16, 2011 11:50 pm

Admin escreveu:Ora, COMO podemos ser assim sem deuses???
Na realidade se seguir esse deus imoral (e bundão) da bíblia www youtube com/watch?v=4PTGoEnDrHU (Veja Youtube)não vai ser exemplo de moral nenhum
-------
QUALQUER PESSOA TEM PADRÕES MORAIS MELHORES QUE A MORAL DO DEUS BÍBLICO
-----------
Tolerância 0
Tolerância 0

Mensagens : 35
Data de inscrição : 12/08/2011
Localização : Argentino morando em RS

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Paulo MC Ter Ago 16, 2011 7:07 pm

É preciso quebrar esse paradigma de que a moralidade e a ética são propriedades particulares do dogmatismo, mas essa quebra só será possível com a disseminação do bom senso. Não existe nenhuma relação simbiótica entre a religiosidade e a retidão de um indivíduo. Essa temática me faz recordar de um cartaz do movimento "Atea" que vi pregado em um mural: ele estampava uma foto de Hitler e outra de Chaplin. A primeira acompanhada da legenda "Acredita em Deus", e a segunda, do enunciado "Não acredita em Deus". Paralelamente, uma frase em letras garrafais proclamava: RELIGIÃO NÃO DEFINE CARÁTER.

Aliás, a própria mídia já expôs essa mentalidade através de aguns apresentadores de TV, como Datena, que ao noticiar as atrocidades cometidas por alguém, testificou que uma atitude tão horrenda só poderia partido de um ateu. Sem entrar na discussão da qualidade do jornalismo exercido por Datena, se é que podemos chamar aquele sensacionalismo histérico que a Band veicula de jornalismo, ele é o porta-voz de milhares de brasileiros que compartilham da mesma ideia.

Convém ressaltar que a ética é um atributo universal, e por isso não não está subordinada ao jugo religioso, tampouco pode ser patenteada. Portanto, esse estereótipo fincado sobre o ateísmo só poderá ser pulverizado através da propagação do senso crítico. Para ilustrar o que digo, pergunto: onde é mais fácil, em termos gerais, ser ateu - na Suécia, no Brasil ou no Irã? Muitos, instintivamente, responderam "Suécia", mas onde está o alicerçe que tornou esse fato possível por lá? A resposta já foi dada: senso crítico. Ele nos traz a flexibilidade ideológica e o discernimento, atributos imprescindíveis para a consolidação do respeito a favor dos irreligiosos, sejam eles ateus, deístas etc.
Paulo MC
Paulo MC

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Admin Ter Ago 16, 2011 3:27 pm

É comum a percepção, induzida é claro, de que ATEUS são néscios, e nenhum deles presta (ó salmo 14, quão divino és tu!!)...
O preconceito exibe outras nuances: não somos honestos, não somos leais, não temos virtudes, não amamos a Humanidade, só engendramos o Mal, somos a fonte dele, e, claro, vamos para o inferno.
Tudo parte de um diabólico (!!) plano para eliminar PENSADORES ao longo da História e manter a farsa milenar!
Mas aqui estamos!!
Nós, ATEUS CONSCIENTES (não necessariamente no sentido que confiro à expressão mas, em essência, no mesmo diapasão), além de ATEUS, somos boas pessoas, com pensamentos e atitudes dentro das nobres normas da Moral e da Ética.
Ora, COMO podemos ser assim sem deuses???
Pergunto, então, aos amigos: em se funda a vossa inclinação inarredável para o Bem, mesmo sem um deus vos ameaçando caso contrário???
Aproveitando a lembrança do livro de Umberto Eco, "Em que creem os que não creem?"...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE? Empty Re: Onde se apóia o Homem ATEU que é CONSCIENTE?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos