ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

3 participantes

Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por Admin Qua Set 28, 2011 5:00 pm

Amigo KÉFREN: vídeos realmente chocantes...
Mas vamos refletir sobre os dizeres que o autor colocou...
Exorta-nos, ele, a agradecer a algum deus pelo que temos, e também nos incita a orar, a esse mesmo deus, por aquelas pessoas na África...
Ora, uma análise simples já evidencia o quanto NÃO pode existir um tal deus!!!!!
Porque, que diabos teria feito de tão grave a criança que se banha na urina do animal, ou a criança na iminência de ser devorada pelo abutre?? (claro que não deve ter sido devorada pois o fotógrafo deve ter intervindo)
Não é possível a existência DESSE deus pois apenas provaria o quão injusto ele é!!!
São CRIANÇAS!!!!!
Mas o autor do vídeo, e MILHÕES de pessoas no planeta, conferem "realidade" a um deus assim!!!!
Eis uma frase minha, muito colocada no R&E: "Não precisamos de deuses nem de religiões; precisamos de CONSCIÊNCIA PESSOAL, que produz pessoas de qualidade, e um mundo melhor para todos!"...
Enquanto a Humanidade aceitar um deus assim, poderá, de forma subliminar, estar aceitando que ele tem seus desígnios para fazer tais atrocidades e que, portanto, não cabe questionar; se não cabe questionar, a inação surge e nada se faz para mudar as coisas...
Que triste a prisão da Mente Humana...
Que CANALHAS os que a engendraram...
Um dia, TODOS SABERÃO!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por KÉFREN Dom Ago 28, 2011 6:43 pm

Caro Sægredus:

Perfeito!
A nossa Rede Bobo manipula a informação e o povo crê!

NO caso da Líbia os bondosos americanos estão muito preocupados com o povo Líbio e no fim irão aceitar o Petróleo Lìbio por educação, junto com o acesso à Àgua do enorme Aquífero que jaz sobre o país.
Por isso não estão preocupados com coisas de segunda monta como essas:
https://www.youtube.com/watch?v=ivPo3nFnLqk&feature=fvwrel
https://www.youtube.com/watch?v=dK7Xgf1hXoc
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por Admin Sáb Ago 27, 2011 6:19 pm

Amigo KÉFREN: sempre me pergunto: COMO sabemos o que sabemos?
A mídia é, de fato, o quarto Poder (se considerar, no Brasil, o Ministério Público, a mídia seria o quinto)...
Como a ação depende da informação (informa a ação), que tem a primazia de dizer o que é verdade e o que é mentira acaba dominando todo o conjunto...
Vide a nossa Rede Bobo!!
Mas ainda tenho uma dúvida quanto à Líbia: se tantos são os indicadores de saúde social e econômica do país, por que Kadafi (e Fidel!!) não abriu ELEIÇÕES DIRETAS para que o povo ratificasse todo o acerto em sua condução da Nação?
Ainda que alguém possa acertar, e muito, na condução da minha Vida, eu rejeitaria totalmente sua ação se eu não tivesse o PODER DE ESCOLHER o contrário!!
Não pensa assim o amigo?
Uma coisa interessante sobre o tal NEXO CAUSAL é que toda a série de causas e efeitos que ligam a causa primeira ao último efeito tem que ser CLARA e LÓGICA, e todos os intermediários têm que ter natureza SIMILAR; e isso não se vê nas religiões e seus deuses; apenas para não nos perdermos do foco desse tópico...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por KÉFREN Sáb Ago 27, 2011 9:46 am

Parabéns, excelente abordagem, Sægredus :

Acho interessante as pessoas deixarem se induzir pelos artifícios da Mídia, a qual faz exatamente, através de omissões e destaques, a destruição do nexo causal.
Dou um exemplo em voga:

"A Líbia é um país trucidado pela ditadura de um homem despótico e injusto. Ele faz o povo sucumbir através de maldades ideológicas, privando o mesmo da chance de outras opções Democráticas; cerceando o direito de manifestação político; calando a boca sagrada do povo; blá-blá-blá....."

Essa é a idéia que a Mìdia passa para o povo e quem isso ouve, concorda, ora bolas, que ditadura terrível...!

Mas a realidade passa despercebida por baixo dos sentidos pelo fato de as pessoas não questionarem os fatos ou saberem da verdade:

"A Líbia é o país mais desenvolvido da África (graças a Muamar Kadafi e provavelmente pela política do seu "Livro Verde") com uma renda per capita 80% maior do que o do Brasil (U$ 14.845 contra U$ 8.125) e com uma qualidade de vida muito acima da nossa, cerca de 20 posições no ranking da ONU (53ª contra 73ª), ou seja, dentre todos os países africanos que são mais de cinqüenta, o que inclui o famigerado Egito, África do Sul e Marrocos, ela é o melhor país africano.
Daí surge o pensamento simples e evidente que qualquer mentecapto percebe:

Ora, se os beneméritos e justiceiros Americanos e demais aliados gostam tanto de justiça, por que se omitiram no pior conflito do século passado ocorrido na Serra Leoa, Costa do Marfim, Libéria, Botswana e outros países contíguos chamado "Guerra dos Diamantes", onde morreram mais de 4 milhões de pessoas (63% da população da Líbia) onde principalmente crianças, velhos, doentes, mulheres e civis foram as principais vítimas?
Por que será que essa desgraça e genocídio muito maior do que a incontinência do povo Líbio à sujeição ditatorial Muamar-Kadafiana, passou despercebida pelas telas das TV's mundiais sem sensibilizar aos justiceiros americanos e demais amantes da retidão?

Nesse ponto, vemos que a lógica ou nexo causal inexiste quando a Mìdia se usa de estratagemas para induzir às massas de conduzidos pelas suas peias.
A desgraça maior e anterior omitida nas telas, deixa o mundo como que se tão justo e apropriado, quando um país como os EUA ajudado pela ONU torna-se capaz de libertar um povo cansado das comodidades sociais modernas como a riqueza, qualidade de vida elevada, fartura na allimentação, educação de primeira linha, acesso à modernidade.... etc. dando-se ao luxo de ser libertado por tão somente estar sob ditadura da fartura, ou seja, a desgraça, a morte, o genocídio e tudo o que ocorreu historicamente em Serra Leoa morre quando um bando de mercenários da comunicação decidem manipular informações.

Cadê o nexo causal?

Moral da história:

O povo não tem nexo, não tem causa e não tem lucidez para perceber que é apenas dirigido pelas intenções denotadas propositalmente por países que monopolizam o poder.
Em suma, sem nexo e sem causa, sendo manipulados pelo Poder que lhes explora e estirpa a liberdade de conhecer a história através de distrações estúpidas e inócuas que apenas tomam tempo e formam mentes subservientes.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por é sou eu!!! Sex Ago 26, 2011 4:02 pm

Obrigada por esclarecer amigo,
Agora que li suas palavras tem certeza que estou cheia desses condicionamentos, vou analisar minhas palavras e atitudes, prestar mais atenção nisso.
Valeu mesmo tenho muito o que aprender com você e com os outros participantes do fórum (e já estou aprendendo) ALTÍSSIMO NÍVEL to adorando!!!
Abraços study
Admin escreveu:Cara amiga: são os CONDICIONAMENTOS sociais que tanto poder exercem sobre nossa Mente!!
Eu, por exemplo, costumo, sem querer, dizer "Nossa senhora, você viu aquilo?"...
Nossa senhora?!?!
Como assim???
Afinal, eu desconheço tal senhora ou não???
Se desconheço, porque diabos (!!) estou usando essa expressão????
CONDICIONAMENTOS!
Os devotos gostam muito de explorar essa circunstância totalmente CULTURAL para nos dizer, a nós ATEUS, que, na hora da dificuldade, vamos dizer "Meu deus", o que seria ilógico; claro, não querem ver que tudo é CONDICIONAMENTO...
O mais difícil é crescer, adquirir CONSCIÊNCIA sobre si mesmo (poder de ver os próprios pensamentos, sentimentos, valores, conceitos, etc), e REVER a programação que o mundo derredor engendrou em nossa Mente a tal ponto de acharmos certos absurdos as coisas mais naturais do mundo...
Estou nessa revisão de programação há DÉCADAS!!
O que tenho encontrado de BOBAGEM quimérica no que digo e faço não está no gibi!!
Bom para você que queira rever-se...
Carpe diem!!
é sou eu!!!
é sou eu!!!

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 38
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por Admin Sex Ago 26, 2011 1:26 pm

Cara amiga: são os CONDICIONAMENTOS sociais que tanto poder exercem sobre nossa Mente!!
Eu, por exemplo, costumo, sem querer, dizer "Nossa senhora, você viu aquilo?"...
Nossa senhora?!?!
Como assim???
Afinal, eu desconheço tal senhora ou não???
Se desconheço, porque diabos (!!) estou usando essa expressão????
CONDICIONAMENTOS!
Os devotos gostam muito de explorar essa circunstância totalmente CULTURAL para nos dizer, a nós ATEUS, que, na hora da dificuldade, vamos dizer "Meu deus", o que seria ilógico; claro, não querem ver que tudo é CONDICIONAMENTO...
O mais difícil é crescer, adquirir CONSCIÊNCIA sobre si mesmo (poder de ver os próprios pensamentos, sentimentos, valores, conceitos, etc), e REVER a programação que o mundo derredor engendrou em nossa Mente a tal ponto de acharmos certos absurdos as coisas mais naturais do mundo...
Estou nessa revisão de programação há DÉCADAS!!
O que tenho encontrado de BOBAGEM quimérica no que digo e faço não está no gibi!!
Bom para você que queira rever-se...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por é sou eu!!! Sex Ago 26, 2011 11:52 am

Olá amigo,
Pra falar a verdade eu NÃO SEI ao certo o que é o NEXO CAUSAL, mas tentarei ler a respeito...
Mas isso me fez lembrar uma coisa: Toda vez que perco algo, desde pequena minha mãe me ensinou a dizer: "São longuinho, são longuinho, se eu achar .... dou 3 pulinhos", e quando encontro acredito que foi essa a CAUSA de ter encontrado, é uma coisa instintiva já faço realmente sem pensar, você me causou uma reflexão, pois afinal de contas eu NÃO ACREDITO EM SANTOS, enatão porque continuo repetindo esse "ritual" TODA VEZ QUE PERCO ALGO Question
Por que faço sem pensar, mecanicamente, sem nem prestar atenção.
E o pior: NO FINAL AINDA DOU OS 3 PULINHOS!!!!
Engraçado como as palavras de nossas mães ecoam em nossas mentes por um LONGO tempo No
No No No
Vou pensar mais nisso!!!

Abraços.
é sou eu!!!
é sou eu!!!

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 38
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por Admin Seg Ago 22, 2011 1:28 pm

Gostaria de propor uma reflexão sobre o NEXO CAUSAL, principalmente em relação aos procedimentos para TIPIFICÁ-LO com exatidão...
Eu posso dar 5 pulinhos, todo dia, de manhã, na cozinha, e, tendo conseguido aquele ótimo emprego de R$30.000,00 mensais, concluir que essa "dádiva" tem causa naquele procedimento diário, que venho fazendo há algum tempo...
EU MESMO construí o "nexo causal", ou seja, dado o EVENTO, EU MESMO elegi, entre infinitas possíveis outras causas, AQUELA em particular!
E é assim que opera a Mente comum, que não é adestrada no manejo das Leis que regem a Lógica...
Vi, outro dia, um senhor que apertava insistentemente o botão que aciona o sinal de trânsito (acho que todos sabem do que estou falando), perseverando por quase 2 minutos em sua ação; finalmente, o sinal fechou e ele pôde atravessar.
Analisando a cena, e ampliando o escopo, pude concluir que é assim que opera a Mente Humana comum: um evento ocorre e a pessoa tende a concluir que a causa é algo que ELA MESMA deseja que seja.
Que impactos podem ser produzidos por tal equívoco lógico na vida geral do mundo?
No caso das religiões, se o devoto tivesse formação lógica forte, será que atribuiria nexo causal àquela "graça" que, segundo ele, recebeu de deus ou de algum santo que cultue??
Em que medida o desconhecimento da importância do NEXO CAUSAL, real e lógico, produz os desvios que vemos pelo mundo, não apenas no que tange religião?
Quais MEIOS podemos usar para ter certeza de que um certo EFEITO decorre, COM CERTEZA, de uma certa CAUSA??
Podem dar mais exemplos de situações onde o nexo causal é negligenciado, e a conclusão se mostra abstrusa?
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso? Empty Re: NEXO CAUSAL: por que a maioria das pessoas não sabe o que é isso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos