ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Salvação por Ubaldi

2 participantes

Ir para baixo

A Salvação por Ubaldi Empty Re: A Salvação por Ubaldi

Mensagem por Admin Dom Set 18, 2011 6:13 am

Amigo KÉFREN: análise preciosa!
Alguns pontos que destaco:
- "O pior é que a humanidade média assim assumiu.": talvez não tenha sido a Humanidade a fazer isso, e sim OS MENTORES que a induziram a tal; penso que assim foi pois se essa mesma Humanidade tivesse a mim ou a você como exemplos, seria diferente do que é hoje (sem vaidades aqui, apenas FATO);
- sempre me pergunto porque tais conceitos continuam a ser ensinados "ipsis verbis", e não metaforicamente; penso que é porque NÃO INTERESSA aos planos de dominação da Humanidade;
- na Natureza, sabemos, não há pecados nem perdão; as Leis que a governam precisam ser conhecidas e acatadas, só isso;
- penso que os amigos espíritas consideram que o ESPÍRITO, e não o "ego" reencarna; acho que identificam "ego" com alma, que seria o espírito encarnada, recebendo estímulos de sua condição telúrica, e nada mais; morto o homem (corpo), permanece o espírito (essência), e seria ESSE quem reencarnaria;
- não estou tão certo de que a Natureza é perfeita; ela parece não se ajusta muito ao que a Consciência (como a defini algures) determina para o Homem; há, para mim, um claro choque entre o que a Natureza impõe (por exemplo, a perpetuação da espécie acima de tudo) e o que a Consciência chancela pois somos capazes de agir CONTRA A NATUREZA, se razões morais e éticas assim o impuserem;
- se o Nirvana é a negação da participação no jogo do Vida, como o amigo diz, como poderíamos engendrar meios e procedimentos para AJUDAR os demais? Não penso que embutir-se a si mesmo em um mosteiro seja a melhor forma de ajudar a Humanidade a superar suas condições; acho mais proficiente inserir-no mundo corrente, ter CONSCIÊNCIA do que se está fazendo, e atuar de forma paralela, tendo um olho na Vida comum, e o outro na Vida Superior; quem está num mosteiro não pode isso pois está isolado, até mesmo negando Gaia....
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Salvação por Ubaldi Empty Re: A Salvação por Ubaldi

Mensagem por KÉFREN Qui Ago 25, 2011 9:25 pm

É interessante observar que a idéia humana se usa de uma figura para expressar o hipotético e que isso passa a equivaler à verdade ao invés de simbolizá-la indiretamente. Algo como alguém escrever hoje que o time fulano de tal é composto por pernas de pau e no futuro as pessoas realmente acreditarem que os jogadores seriam aleijados.

Constantino e sua malta transliterou a metáfora do Gênesis com o conteúdo simbólico tomado como real. O pior é que a humanidade média assim assumiu.
Os judeus eruditos não levam a sério essa interpretação por saberem do conteúdo esotérico que o supera e é seu cerne.
Pelo que vejo das religiões, fica nítido que todas as religiões populares são egóicas e por meio do resgate do "ego" ou do indivíduo, criam o interesse e o abarcar da doutrina.

A Salvação é um conceito puramente Egoísta, pois parte do "Ego" que se insurge contra a sua cruel limitação por chegar a um nível de sujeição a aleatoriedade que o preme e esvanece e como resultado dessa situação, o Maniqueísmo é a única forma de tornar menos infame e descarada a busca pela salvação pois faz parecer que alguém está sendo injustiçado ou sabotado e precisa de intervenção maior. O Satanás é muito útil!

Seria lúcido e coerente esperar de um verdadeiro religioso a aceitação da sua mediocridade e pequenez diante do Cosmo se fazendo por isso, de sujeito às intempéries que essa ausência lhe imputa. Nessa posição, aceitaria todas as incumbências, penas e obrigações sem se insurgir na busca pela anulação desse estado.
O rogar por perdão é altamente inescrupuloso diante da Natureza já que se ela é justa, jamais o condenaria sem razão e da mesma forma, também, jamais o resgataria sem merecimento.

Então, a parcialidade aspirada em detrimento do ego sem a preocupação com a justiça já seria um bom modo de separar o joio do trigo se houvesse a Natureza de escolher os menos piores (salvação).
A idéia do "Nosso Lar", segundo a visão Espírita, é igualmente um lamento pungente da alma que tende a se engastalhar com a paixão mundana, pois ao invés da separação total dela, o que inclue o ego e a vida terrena com o amor aos parentes e pessoas aqui próximas, persiste em continuar apegado aos entes terrenos, retornando nas mesmas orbes familiares.
A Evolução somada à reencarnação, pela visão Espírita, é então uma forma de aperfeiçoamento conveniente onde podemos manter a proximidade com o ambiente de afeto que aqui o "ego" experimentou. Ao invés do "matar os parentes" de Ardjuna, há um meio termo, assim como no estado de salvação, quando o "indivíduo" também está adiante do seu "ser" sem identidade.

Ora, se houvesse salvação, essa jamais se adequaria ao âmbito egóico já o "ego" morre e suas lembranças são perdidas, pois são fatores limitantes e não potenciadores.
O "ego" parce ser o instrumento e não o fim da evolução ou a condução para a salvação. É interessante ver que a maioria das pessoas que admite a reencarnação imagina que quem reencarna é o "ego", sem a menor idéia de que até mesmo o corpo-causal pouco tem de identidade. A própria noção de Sangsara e Nirvana não é alcançada por causa da impossibilidade de se enxergar sem ser por meio do ego.
Portanto, os conceitos que partem do ego limitado são apenas idéias fálicas mundanas que nada possuem de verdade.
A idéia de evolução é correta por que se baseia na diversidade, diferenciação e hierarquia conceitos que são inerentes à Natureza. É correto admitir que um ponto mais energizado possa ir mais longe, mas também que todos os pontos são a mesma coisa em coordenadas e tempos diversos.
A consciência em expansão tende a se afastar dos conceitos egóicos e doutrinas dessa vertente, buscando a verdade magna. Na realidade, o homem não tem nada a temer, pois se a Natureza é perfeita e justa, não somos culpados pela nossa imperfeição, sem ter que pagar nada por isso além de viver aqui na insegurança. Se Deus é amor e justiça, todos estarão automaticamente salvos, sem a chance de ficarem consternados por qualquer coisa, pois ainda que alguns usem a idéia do mal entendido "livre arbítrio", também ele depende da inteligência e qualidade, assim, sem qualidade e sem culpa por isso, não há condenação.
O mal existe dentro da esfera do "ego", por onde andam todas as religiões e quando alguém dessa esfera sai, tudo deixa de existir de mal e de bem.
Talvez o Nirvana e os estados de Paranishpanna e/ou Paramartha sejam o negar a participação no jogo da vida, quando aquele que não joga é o único que não corre o risco de perder, ainda que também não ganhe.


Namastê
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A Salvação por Ubaldi Empty A Salvação por Ubaldi

Mensagem por KÉFREN Qui Ago 25, 2011 7:50 pm

Olá,

Leiam/comentem/critiquem o artigo do Gilson Freire sobre o conceito de "salvação" em Pietro Ubaldi.

http://www.gilsonfreire.med.br/index.php?option=com_content&view=article&id=56&Itemid=55

O que Freire tenta, nesse bem escrito, mas polêmico artigo, é conciliar as bases do Fundamentalismo Cristão com a visão evolucionista-espiritual em Allan Kardec.

Na visão de Freire, todos foram criados perfeitos, mas valendo-se do Livre-arbítrio, alguns Espíritos teriam "escolhido" viver no "Anti-sistema" ou AS (O nosso Universo material), antípoda de Sistema ou S, ou seja, o verdadeiro mundo de Deus e dos Espíritos. Deus então - argumenta Freire - na sua infinita misericórdia cria o AS - que pode muito bem ser o Mundo de Maya - para que seus filhos sejam resgatados.

KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A Salvação por Ubaldi Empty Re: A Salvação por Ubaldi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos