ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

2 participantes

Ir para baixo

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida? Empty Re: Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

Mensagem por Admin Qui Out 13, 2011 1:15 pm

Amigo KÉFREN: peço desculpas pela demora em responder; como sabe, estou numa dieta desse tal de computadô...
Mas o amigo adentra, mais uma vez, o plano CONCEITUAL: há doutrinas e concepções que, admitida a existência de um deus e admitida a existência de Vidas passadas e futuras, TUDO é passível de "explicação"....
Do que decorre dessas duas admissões, TUDO pode ser acomodado; e é o que sinto que o amigo faz e que todos os adeptos fazem...
É até um pouco parecido com a bobagem que fez Einstein que, convencido PESSOALMENTE da estaticidade do Universo, alocou uma constante cosmológica em suas equações; errou feio, e apenas porque ELE MESMO queria que assim fosse...
Escolhi NÃO seguir esse caminho...
Ainda espero do Espiritismo (por exemplo) que apresente ao mundo uma ECTOPLASMIA genuína, comprovada e confirmada em recinto científico, com vários cientistas observando o fenômeno; o que vejo são PALAVRAS sobre sua existência e realidade, nada mais...
E essa vertente de abordagem dos fenômenos pode ser estendida para todo o resto: enquanto não houver provas TANGÍVEIS de tais proposituras, enquanto elas se confinarem ao plano "lógico" e teorético humano, com suas mil e uma "soluções" para as questões (algumas claramente ad hoc), acho que não caminharemos na direção da CERTEZA; estaremos apenas lançando mais uma POSSIBILIDADE, e não passa disso, ainda que alguns se convençam de que estão em cima da Verdade...
Estou um pouco desanimado com esses temas; estão mais para a IMAGINAÇÃO e o AUTO-CONVENCIMENTO do que propriamente para a OBJETIVIDADE....
Não tenho andado muito inspirado; peço que o amigo releve...
Estou relendo o livro de Schuré sobre Hermes e vendo o quanto o delírio pode assumir controle da Mente Humana....
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida? Empty Re: Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

Mensagem por KÉFREN Qui Out 06, 2011 5:12 pm

Caro Saegredus:

Incrível como pensamos de forma análoga! Eu sempre tive essas mesmas dúvidas!
O indivíduo na Teosofia não reencarna e o último corpo que detém a individualidade é o corpo causal, porém esse não é a personalidade terrena, mas, fazendo uma analogia:

Não é a câmara que filma, ou o "carro antena" que retransmite para a Central de TV e muito menos a Emissora que serve de canal para a transmissão, mas o cidadão em casa que assiste o programa, quando ele pode existir sem ligar a TV para assistir nada, mas ainda ter a sua individualidade quando sintoniza numa Emissora que escolhe na conformidade da sua vontade, possibilidade e momento. O homem não é indivíduo na sua essência, mas a própria Mente Universal, atributo intrínseco à Consciência do Demiurgo que assiste o Espetáculo por Ele criado por meio de furos na lona desse Circo, onde cada furo é o inidivíduo e o olhar partiuclar desse ponto de vista é o corpo causal.

Você afirma
E tem mais: há (quase) INFINITOS outros CONHECIMENTOS mais úteis à Evolução do Espírito que tocar piano!!!
O domínio de um instrumento se assimila ao andar de bicicleta ou ao nadar, para não citar outra miríade de atividades que vão desde a habilidade no futebol ou o talento em mímica, dança, carpintaria, gastronomia, a disposição ao ensinar, pensar em abstrações como essas que discutimos e talvez instrumentos como o piano, como você afirma e que é exatamente coerente com a miríade de pianistas novos que surgem aos borbotões!
Desde Sokolov, Evgeny Kissin, o incrível Arcady Volodos, o chinês Lang Lang, Maurício Pollini, Marta Argerich, Giomar Novaes, Valentina Lisitsa, Edil Biret, Jorge Bolet, Dubravka Tomsic, Cláudio Arrau, Giorg Cziffra, Sviatoslav Richter, Arthur Rubinstein, Ana Stellachic, Magda Tagliaferro, Emil Gilels, Lazar Bermann e mais umas 4 ou 5 russinhas, Artur Benedeti Michelângelo, Aldo Ciccolinni, Nelson Freire, Alexander Brailowsky, Wladmir Askenazy, Alexey Sultanov, Ivo Pogorelich e mais de 50 pianistas que brotaram da Terra nos últimos 90 anos, capazes de tocar "La Campanella" como se fosse brincadeira, prosseguindo como se o próprio Ferrucio Busoni do começo do século! Parece que alguns os estudantes de piano que na mediocridade iniciática de outra encarnação retornaram por mais de uma vez e se tornaram experts! Não precisamos falar das Sarah Chang e outros fenômenos da música e do canto lírico, arte teatral, esportes, filosofia, astronomia, ciência, etc., nunca tão numerosos percentulamente em relação ao número de habitantes. No século XIX havia 3 grandes pianistas chamados Franz Liszt, Félix Mendelssohn e Sergey Rachmaninnov, mas hoje são cerca de mais de 100 com essa envergadura!
Tudo isso uma prova irrefutável de que a genialidade e o virtuosismo se retransmitem àqueles que perseveram e em todos os níveis. Como pode existir meninas como aquela pentelha da Maysa do Sílvio Santos!?
Mas por que os gênios da música não reencarnaram?
Nesse caso, não eram dessa esfera e aqui vieram para nos mostrar o mais sublime que pode haver na música, quando tudo o que vem depois parece apenas piada, brincadeira ou armação de mau gosto.

A evolução na realidade não é apenas moral, isso é relativo. O comportamento é muito relativo ao meio e às condições que vivemos, mas também, depende de outros fatores que transcendem o próprio termo.
Quando voce emenda:
"...e observe que tocadores de pianos são MILHÕES pelo planeta afora: não deveríamos ter MILHÕES de virtuoses pipocando aqui e ali??.."

O hábito familiar de ter-se um piano em casa que já vem do século XIX e com certeza mostra que se naquele século havia 100 mil estudantes, hoje seriam mais de 5 milhões, estimativamente, mas isso é fácil de responder, pois nem todos os que estudam avançam a ponto de se tornarem "virtuoses". Para cada 1000 pianistas, um se tornará pianista classe 6 em diante (classifico em dez classes)!

Eu poderia fazer um paralelo e dizer que não vemos numa classe de 5ª série, sempre os mesmos, mas apenas os repetentes. Há muitos outros planetas expiatórios mais avançados e este aqui só existirá por um tempo exíguo.
Não haveria razão de todos os que alcançaram a evolução ficarem nessa porcaria de planeta!
É importante sempre pensar com o espírito analógico e ver que o mundo não tem uma só regra, mas várias e que suas interferências nascem novas possibilidades.
Você não passa um aluno de ano só por que ele te dá bom dia ou responde uma pergunta ou tira 6,0 na prova, mas a todo um conjunto de qualidades!

Como já uma vez disse:

Se não é assim, como seria?

Algo sem razão, sem âmago, sem lógica, sem analogia, sem pé e nem cabeça?

Em:
Usemos, agora, o exemplo dado pelo amigo: a capacidade somar 1+1 e concluir que é igual a 2...
Quem disse que somos iguais para o cálculo? A noção de número é natural e um Chimpanzé que nunca estudou sabe contar melhor do que um humano! O macaco bate o olho e em 1 segundo sabe exatamente quantos são, se 7, 11 ou 15, enquanto nós precisamos contar apontando, até mesmo um cientista de QI 188.
Por que?
A evolução privilegia cada espécie com uma tendência, tal a de tocar piano! Quem sabe daqui a três séculos 10% dos homens sejam pianistas!
A disposição cerebral vem da aptidão espiritual requisitada pelo espírito ou egrégora do grupo e as coisas avançam na medida em que as usamos e delas precisamos, quando verão que Lamarck não estava longe da verdade. O genoma é a expressão de uma intenção maior e o que impulsiona a evolução é o hábito e não a aparente mutação, a qual se torna veículo dessa intenção.
Quem sabe você ainda veja , antes de desencarnar, um cientista replicando isso que te digo!



Caro Saegredus:
Se não sentirmos a interelação entre todas as coisas, fatos e forças, corremos o risco de nos perguntar numa fábrica de refrigerante, o que fazia ali uma escova de dentes!
A cada detalhe, cada pequena coisa, evento, halo de luz, piscar do céu, uma mensagem enviada a nós com o sentido de nos mostrar que existe algo muito além do que a nossa limitada capacidade. Precisamos de coração e não apenas de lógica.
Ouço agora a 6ª Sinfonia de Tchaikowsky e me pergunto:

Seria isso fruto do acaso, de algo sem lógica?

Por isso a evolução exige mais do que a inteligência avaliada por QI's e métodos inventados por aqueles que só vêem até um horizonte. Somos uma teia complexa que transcende a própria imaginação, mas infelizmente também temos o orgulho que serve pra nos manter vivos, tudo perfeito.
Seja a lógica a chave que abre a porta da cadeia e não as hastes de metal que nos mantém cativos da limitação.

Namastê



KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida? Empty Re: Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

Mensagem por Admin Qui Out 06, 2011 5:58 am

Amigo KÉFREN: obrigado por suas valiosas instruções sobre o assunto...
Ainda tenho, entretanto, algumas dúvidas, para variar...
Postarei aqui os comentários sobre os seus dois posts...
Para a Logosofia (por exemplo), o INDIVÍDUO permanece (pois é IN-DIVÍDUO, não se divide, não se perde, não se desintegra); então, tudo aparenta ser, como sempre, CONCEITUAL pois varia de doutrina para doutrina; está, portanto, na Mente do Homem, que engendra mil e um conceitos, e que não é necessariamente Verdade...
A chamada para esse problema da ausência de memória de Vidas passadas me ocorreu porque espiritualistas costumam usar o fato de um garoto de 4 anos tocar piano para sustentar memória de Vidas passadas; afinal, COMO se explicaria um tal dom SEM uma Vida passada??
Mas, então, DEVERÍAMOS ter memória de (quase) INFINITOS outros CONHECIMENTOS, algo que não ocorre!!
Uma CRIANÇA pequena é tão desamparada em termos de CONHECIMENTOS que ela mesma é a maior contestação a Vidas passadas!
Por que APENAS o conhecimento sobre o piano (no exemplo em tela) é usado como "prova" de Vidas passadas???
E os demais (quase) INFINITOS outros conhecimentos???
E tem mais: há (quase) INFINITOS outros CONHECIMENTOS mais úteis à Evolução do Espírito que tocar piano!!!
Não se sustenta, na minha visão...
Se as doutrinas espiritualistas NÃO afirmassem que o dom de tocar piano aos 4 anos provém de Vidas passadas, eu não objetaria coisa alguma; mas elas fazem isso; quando fazem, abrem a porta para a contestação acima pois SERIA DE SE ESPERAR que (quase) INFINITOS outros CONHECIMENTOS, muito mais úteis à Evolução, incluindo a Evolução MORAL, se externassem NESTA Vida...
Afinal, se a passagem para níveis mais evoluídos é assentada praticamente na Evolução MORAL, que valia tem o dom de tocar piano aos 4 anos para tal objetivo??
Se o garoto fosse um primor de CARIDADE, eu até poderia admitir; mas é apenas um precoce tocador de piano; e observe que tocadores de pianos são MILHÕES pelo planeta afora: não deveríamos ter MILHÕES de virtuoses pipocando aqui e ali??
Se focarmos, agora, os diversos níveis de especialização que todos nós temos nas diversas áreas em que nos tocam atuar, não seria de se esperar que DONS fossem a tônica do planeta??? Afinal, mesmo sem muito finesse, praticamente TODOS NÓS adquirimos CONHECIMENTO sobre isso e aquilo...
Mas a CRIANÇA demonstra não ter CONHECIMENTO algum sobre coisa alguma!!!!
Isso não tem lógica se admitirmos reencarnação!!
A experiência familiar narrada por você é, mesmo, muito intrigante; entretanto, como não é factível de PROVAS, deve permanecer como aqueles fenômenos que AINDA precisam investigação, e sem ANTECIPAR conclusões....
Usemos, agora, o exemplo dado pelo amigo: a capacidade somar 1+1 e concluir que é igual a 2...
Mostre-me uma CRIANÇA, ainda não introduzida no universo dos Números pelo mundo derredor, que saiba dizer que 1+1=2.
NÃO HÁ, exceto aquela exceção de gênio (cuja CAUSA deve continuar objeto de ESTUDO)!!
A criança em tenra idade sequer sabe CONTAR até 10!! Sequer sabe mostrar nos dedos quantos anos tem!!!
Mas praticamente TODOS nós deveríamos ter aprendido isso em Vidas passadas!!!
A criança até poderia não saber quanto é 245X8, mas DEVERIA saber como se multiplica, se há Vidas passadas!!!
Sei que esse conhecimento é Inferior, que é próprio da chamada Mente Inferior; mas o dom de tocar piano aos 4 anos também é!!!
Não seria mais plausível concluir que o dom de tocar piano foi apreendido, DE ALGUMA FORMA DESCONHECIDA, aqui mesmo no planeta???
Gosto da seguinte analogia: todo dia eu durmo, e todo dia acordo; e, quando acordo, todos os meus CONHECIMENTOS lá estão!!
Ora, a morte deveria ser algo assim, dentro da visão espiritualista: a ESSÊNCIA permanece íntegra (não sei como isso se ajusta ao SEU conceito de espírito como energia; já o indaguei em outro post) e DEVERIA aportar no novo corpo em Vida futura!
Ou seja, dormir e acordar na posse de todos os conhecimentos, dia após dia, deveria ser análogo a morrer e nascer diversas vezes: os CONHECIMENTOS deveria estar lá!!
Isso seria mais LÓGICO do que admitir que, após a morte do corpo, UM MONTÃO de coisas se perde para a próxima Vida!!
Imagine acordar e perder UM MONTÃO de conhecimentos; seria um desastre total!!!
Mas os espiritualistas ainda têm uma saída: dizem eles que essa ESSÊNCIA é de índole MORAL, não é conhecimento inferior (como fazer uma conta)...
Ora, por que, então, TODAS as crianças pegam o brinquedo do amigo????
Enfim, vou parar por aqui porque o post já se desenha enfadonho para quem lê...
Dúvidas, dúvidas, dúvidas...
Mas isso é que é legal!!!!!!!!!!!!!!!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida? Empty Re: Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

Mensagem por KÉFREN Qua Out 05, 2011 9:05 pm

Saegredus;

Mas especificamente à sua pergunta, é fácil entender:

Você, como professor sabe que 1+1=2; sabe também de 133 x 3 = 399, mas precisa gravar todas as contas para resolvê-las?
Se eu te pedir pra resolver 245 x 8, não o fará usando o mesmo critério que usou nas contas anteriores?
Então, você acha que precisamos gravar toda a miríade de eventos corpusculares ou puntuais ao invés da essência operativa que os resolve?

O Espírito não precisa de lembrança objetiva, pois quando encarnamos não sabemos nem o que é luz e som! Isso aprendemos aqui, porém, temos na nossa essência e de forma latente, um potencial que é diverso e que quando se mostra, se torna sem explicação.

Por que um consegue ter sucesso num determinado seguimento e é zero em outro?

Somos peixes, aves e minhocas, cada um especializado em uma coisa que é coerente com nossas aptidões.

Será que existe algo que se encaixe de forma mais perfeita do que isso?

Ao mandar um EMAI que falava das vantagens do Gengibre para um grande e inteligente amigo, inclusive Maçom e Daimista, ele me disse:

AGRADEÇO POR ESSE E-MAIL, MUITO VALIOSO.
APROVEITO PARA UM COMENTÁRIO.

ESSAS COISAS SEMPRE ME FAZEM PENSAR...
OLHA COMO TUDO É INCRÍVEL!
COMO PODE TER A VER O SER HUMANO QUE É UMA CRIATURA AMBULANTE E CHEIA DE IDÉIAS COM COISAS QUE CRESCEM SOB E SOBRE A TERRA NO MAIOR SILÊNCIO?
A NATUREZA TEM ELEMENTOS AOS BORBOTÕES, QUE SERVEM AOS ORGANISMO HUMANO INTERAGINDO COM ELE... NO ENTANTO, PROVAVELMENTE ESSES ELEMENTOS JÁ EXISTIAM ANTES DO SER HUMANO APARECER...

QUEM VEIO PRIMEIRO, O GENGIBRE OU O HOMO SAPIENS?
E O POR QUE ELES TERIAM QUE NECESSARIAMENTE INTEAGIR EM ALGUM MOMENTO DE SUAS HISTÓRIAS???

DÁ PARA PENSAR, NÃO? AFINAL O MESMO VALE PARA TODAS AS OUTRAS COISAS ÚTEIS E ATRATIVAS DA NATUREZA...
O QUE TEM A VER UM BEBÊ CHORÃO COM UMA ACEROLA?
ELA TEM A VITAMINA C QUE ELE PRECISA.
A ACEROLA, PORÉM, PASSARIA MUITO BEM SE ELE NÃO EXISTISSE...
E POR AÍ VAI...
DESCULPE, NÃO RESISTI...
ABRAÇOS.


Quando peço que atente para o conteúdo que transcende o corriqueiro pensar visceral.

Pare e olhe para suas mãos, pés, e outras partes do teu corpo e se pergunte por que nasceram assim!

Namastê

KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida? Empty Re: Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

Mensagem por KÉFREN Qua Out 05, 2011 8:53 pm

Caro Saegredus:

Boa pergunta!
A memória dos fatos é perdida, pois pertence ao indivíduo e quem reencarna não é o indivíduo, mas sim seu corpo causal, conforme denominam os espíritas de Espírito. A evolução do espírito acontece por força das impressões que assolam essa mente, então, como que, por uma idiossincrasia de origem orgância, alguém que comeu um salgado muito gorduroso e sofreu um problema de enjôo, acaba tendo uma propensão a não abusar de gordura,ainda que não seja exatamente a daquele salgado específico.

A narrativa a seguir é um fato real comprovado que ocorreu em família, quando advirto que as pessoas que dele fizeram parte são pessoas comuns e sem nenhum vício de mentira, pois as conheci durante boa parte da minha própria vida pelo fato de serem meus parentes! Ou seja, a principal causa da descrença que é a mentira, nesse caso não existe!

Pedro Martiniuk, meu tio e irmão caçula de minha mãe, amanheceu desmaiado no chão da cozinha sobre uma enorme poça de sangue. Em meados da década de 90, moravam ele, dois filhos e minha avó, nessa época com mais de 80 anos, numa casa localizada no morro de São Bento em Santos.
Foi levado inconsciente para o PS e internado em estado grave. O médico diagnosticou um câncer em metástase total que partira do pulmão e se erradicara pela traquéia, esôfago, garganta, estômago e fígado. Recebeu uma transfusão e passou uns 15 dias na UTI, sendo transladado posteriormente para uma enfermaria Geral.
Cheguei a visitá-lo por duas vezes, quando ele me pediu que parasse de fumar.
Decorridos uins 15 dias, teve alta e retornou pra casa, tendo uma nova recaída, quando voltou muito mal para a Santa Casa da Misericórdia de Santos.
Prosseguiu nesse vai e vem de casa para o hospital por uns dois meses até que num belo dia, enquanto se encontrava internado, minha vó viu esse seu neto, filho desse meu tio, retrucando com alguém.
Ambos (minha vó e esse neto) estavam sozinhos em casa, motivo pelo qual ela estranhou o colóquio dentro do interior de um cômodo.
Afinando o ouvido com o fato percebeu que o seu neto ralhava com o próprio Pai!
Ele o intimava a voltar para o hospital e não admitia que o pai tivesse fugido da enfermaria naquele estado.
Minha vó que naquele momento estava repousando, chamou o seu neto e pediu para seu pai também ali se apresentasse. O garoto intimou o pai, que conforme sempre o fora, lacônico se manteve sem esboçar nenhuma palavra, permanecendo em pé a olhar como se entorpecido e/ou preocupado com alguma coisa.
Minha vó gritou e ordenou para que o mesmo voltasse imediatamente, quando ao levantar-se, viu seu neto também ralhando, porém com as paredes!
Começou a pensar que o garoto estivesse muito abalado pelo episódio e assim, talvez um pouco fora da realidade e do juízo.
Alguns instantes de silêncio se passaram e ela percebeu que o garoto saiu sem dar seu rumo.
Porém, não tardou e alguém a avisara que o padre da Paróquia do Morro fora chamado para dar a extrema-unção ao meu tio.
Minha vó se vestiu formalmente e foi-se para a Santa Casa. Ao chegar no hospital, lá encontrou o neto e já o filho falecido.
Meu primo disse que vira o Pai em casa e que tinha a certeza de que ele havia fugido da enfermaria, porém, depois de uma espécie de desaparição, percebeu que o Pai já estava morto, quando correu para o hospital, momento em que no caminho encontrou a Senhora, que mandara chamar o Padre, voltando e informando que o mesmo estava em vias de falecer.
Assim, talvez enquanto ainda moribundo, o corpo astral do meu tio se deslocou até a sua moradia por algum motivo, o qual descobrimos depois e (não posso explicitar por ser alvo de assunto particular de família) tendo se mostrado capaz de visibilidade apenas para o meu primo, no caso, seu filho e nem mesmo minha avó, a sua mãe, o viu.
Posteriormente meu primo narrou que ao encontrar a Senhora que avisara o Padre em plena subida do Morro, disse-lhe:
- "Meu pai morreu..."
Quando a própria imaginou que alguém já tivesse contado, porém espantada pela rapidez.

Moral da história.
Minha vó e meu primo, além do Padre e dessa Senhora, confirmam todos eles os fatos narrados como verdadeiros e sem nenhuma controvérsia.
Nunca dei muita atenção para isso, fato que minha mãe guarda na memória com todos os detalhes e hoje me contou novamente quando a indaguei.
Interessante observar que o costume de família era o de adentrar ao hospital quando não mais se pudesse ficar consciente.
Minha avó é Russa, ou melhor, Bielorussa e também meu avô, já falecido na década de 50. Eram pessoas não religiosas e de hábitos muito severos, acostumados à pobreza, desgraça e sofrimento, não tendo muito apego por formas sociais convencionais e acostumados ao isolamento em função da língua e costumes.
Ela faleceu em 2004 depois de enterrar 4 dos 7 filhos, mas o meu primo ainda vive.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida? Empty Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

Mensagem por Admin Qua Out 05, 2011 3:05 pm

Amigos espíritas (ou espiritualistas, de forma mais geral): um dos principais argumentos CONTRA a existência de espíritos, e, portanto, negando a reencarnação, é o fato de que temos memória praticamente ZERO sobre as vivências e experiências e CONHECIMENTOS das Vidas passadas, algo que NÃO deveria acontecer se tivemos essas Vidas...
Havendo Vidas passadas, seria de se esperar memória dos CONHECIMENTOS que nelas adquirimos...
Pois a perda quase total da memória desses CONHECIMENTOS é muito mais lesiva à Evolução do que sua manutenção!!
Há argumentos espíritas que sustentam que a providência divina assim nos fez exatamente para que não nos assoberbássemos de conquistas de Vidas passadas; ora, por causa de um defeito na orelha do porco, desistimos do porco inteiro (ditado da minha terra)!!
Não é porque PODEMOS nos tornar prepotentes ao sabermos que formos nobres em Vidas passadas que, então, se vai providenciar para que NENHUM dos demais CONHECIMENTOS se mantenha NESTA Vida!!
Por causa de uma EXCEÇÃO, cancelamos a REGRA!!!
Além do mais, como NINGUÉM (praticamente) se lembra de Vidas passadas (exceto a IMAGINAÇÃO de se lembrar), seria de se concluir que TODOS nós fomos soberbos e prepotentes e vaidosos e arrogantes em Vidas passadas!!!!
Isso não faz sentido algum!!!
Alguém já parou para refletir a quase infinita quantidade de CONHECIMENTOS que temos em nossa Mente, principalmente após décadas de Vida???
E já parou para refletir o que isso significa se nos lembrarmos de que, para as CRIANÇAS, TUDO é praticamente uma NOVIDADE??
Não dá para mensurar a IMENSA quantidade de CONHECIMENTOS que adquirimos até a morte!!
E, no entanto, segundo a visão espírita, TUDO ISSO não se apresenta NESTA Vida apenas porque algum deus assim o desejou....
Enfim, o conceito oscila, e MUITO....
Dizer, como tenho ouvido muito, que o espírito escolhe quais CONHECIMENTOS manterá nesta Vida, e quais não, também treme: os conhecimentos que adquirimos são (quase) INFINITAMENTE mais que aqueles que demonstramos nesta Vida; ou seja, ficaria parecendo que o espírito teria escolhido deixar de lado 99.99% dos CONHECIMENTOS que adquiriu em Vida passada, privilegiando apenas os 0,01%!!
Não para de pé...
Peço aos amigos que contestem a LÓGICA do argumento, e não que enunciem ensinamentos de Kardec (ou outros), apenas acessórios ao tema central, que está sub judice...
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Qui Out 06, 2011 5:04 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Idioma...)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida? Empty Re: Memórias de Vidas passadas: não deveriam estar presentes NESTA Vida?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos