ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Religião x Espiritualidade

+3
Paulo MC
é sou eu!!!
aguiarubra
7 participantes

Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por KÉFREN Seg Out 10, 2011 10:16 pm

Segue uma narrativa pra arrancar os cabelos!
Há uma história belíssima, num dos Upanixades, sobre o deus Indra. Aconteceu, numa
certa época, que um monstro gigantesco engoliu toda a água da terra, de modo que houve
uma terrível seca e o mundo se viu em péssimas condições. Indra levou algum tempo até se
dar conta de que possuía uma caixa repleta de raios e tudo o que tinha a fazer era lançar um
deles sobre o monstro, fazendo o explodir. Quando ele fez isso, as águas jorraram e o
mundo se refrescou. E Indra disse: “Que sujeito formidável eu sou!”
Assim, pensando no sujeito formidável que era, Indra se dirige à montanha cósmica, que é a
montanha do centro do mundo, e decide construir um palácio à altura do seu valor. O
melhor carpinteiro dos deuses põe se a trabalhar e rapidamente o palácio está erguido e em
excelentes condições. Mas cada vez que vai inspecioná-lo, Indra tem idéias mais
ambiciosas a respeito de quão esplêndido e grandioso o palácio deveria ser. Por fim o
carpinteiro exclama: “Meu Deus, ambos somos imortais, e não há limites para os desejos
dele. Estou preso por toda a eternidade”. Então decide dirigir se a Brahma, o deus criador,
para reclamar.
Brahma está sentado num lótus, o símbolo da divina energia e da divina graça. O lótus
cresce do umbigo de Vishnu, o deus adormecido, cujo sonho é o universo. Assim, o
carpinteiro se aproxima da borda da grande lagoa de lótus do universo e conta sua história a
Brahma. Brahma diz: “Pode ir para casa. Eu vou dar um jeito nisso”. Brahma deixa seu
lótus e se ajoelha para se dirigir ao adormecido Vishnu. Vishnu apenas esboça um gesto e
diz qualquer coisa como: “Ouça, fuja, alguma coisa vai acontecer”.
JOSEPH CAMPBELL
_____________________________________
– 76
Na manhã seguinte, no portal do palácio que estava sendo construído, aparece um belo
garoto negro azulado, com um bando de crianças ao seu redor, admirando o esplendor da
construção. O porteiro, que estava na entrada do novo palácio, corre até Indra e este diz:
“Bem, mande entrar o garoto”. O garoto é levado até Indra, e o deus rei, sentado em seu
trono, diz: “Seja bem vindo, jovem. O que o traz ao meu palácio?”
“Bem”, diz o garoto com uma voz que soa como um trovão rolando no horizonte, “ouvi
dizer que você está construindo um palácio como nenhum Indra antes de você jamais
construiu”.
E Indra diz: “Indras antes de mim... de que você está falando?”
O garoto diz: “Indras antes de você. Eu os tenho visto vir e desaparecer, vir e desaparecer.
Pense nisso, Vishnu dorme no oceano cósmico, e o lótus do universo cresce do seu umbigo.
No lótus se assenta Brahma, o criador. Brahma abre os olhos e um mundo se cria,
governado por um Indra. Brahma fecha os olhos e um mundo desaparece. A vida de um
Brahma conta quatrocentos e trinta e dois mil anos. Quando ele morre, o lótus se desfaz e
outro lótus se forma, e outro Brahma. Agora pense nas galáxias para além das galáxias, no
espaço infinito, cada qual com um lótus, com um Brahma sentado nele, abrindo os olhos,
fechando os olhos. E Indras? Deve haver homens avisados em sua corte, que se prestariam
a contar as gotas de água dos oceanos ou os grãos de areia nas praias, mas nenhum contaria
aqueles Brahmas, muito menos aqueles Indras”.
Enquanto o garoto fala, um exército de formigas desfila pelo chão. O garoto ri, ao vê Ias; os
cabelos de Indra ficam arrepiados, e ele pergunta ao garoto: “Por que você ri?”
O garoto responde: “Não pergunte, a menos que você queira ficar magoado”.
Indra diz: “Eu pergunto. Ensine me”. (Esta, aliás, é uma bela idéia oriental: não ensine, até
ser instado a isso. Você não deve impor seu conhecimento goela abaixo das pessoas.)
Então o garoto aponta para as formigas e diz: “Todas antigos Indras. Através de muitas
vidas, eles se elevam das mais baixas condições à mais alta iluminação. Aí eles lançam um
raio sobre um monstro e pensam: ‘Que sujeito formidável eu sou!’ E voltam a despencar”.
Enquanto o garoto fala, um velho iogue extravagante adentra o palácio, com uma folha de
bananeira servindo de pára sol. Ele veste apenas uma tanga, e tem no peito um chumaço de
cabelos formando um disco, no centro do qual metade dos pêlos foram arrancados.
O garoto o saúda e pergunta lhe exatamente o que Indra ia perguntar: “Bom velho, qual é o
seu nome? De onde você vem? Onde está sua família? Onde está sua casa? E qual é o
significado dessa curiosa constelação de cabelos em seu peito?”
“Bem”, diz o velho, “meu nome é Cabeludo . Eu não tenho casa. A vida é muito curta para
isso. Só tenho este pára sol. Não tenho família. Apenas medito nos pés de Vishnu e penso
na eternidade, e em quão fugaz é o tempo. Você sabe, toda vez que morre um Indra, um
mundo desaparece coisas assim somem como uma faísca. Cada vez que morre um Indra,
cai um fio de cabelo deste círculo no meu peito. Até agora, metade dos cabelos já se foram.
Muito breve, todos terão ido. A vida é curta. Por que construir uma casa?”
O PODER DO MITO
_____________________________________
– 77 –
Então os dois desaparecem. O garoto era Vishnu, o Senhor Protetor, e o velho iogue era
Shiva, o criador e destruidor do mundo, que tinha vindo exatamente para a instrução de
Indra, que é simplesmente um deus da história mas pensa que é o espetáculo todo.
Indra continua sentado no trono, completamente desiludido, completamente abatido. Aí
chama o carpinteiro e diz: “Estou suspendendo a construção deste palácio. Você está
dispensado”. Assim o carpinteiro conseguiu seu intento. É dispensado do trabalho e não há
mais nenhuma casa para construir.
Indra decide sair e tornar se um iogue, para apenas meditar nos pés de lótus de Vishnu. Mas
ele tem uma bela rainha chamada Indrani. E quando Indrani ouve falar do plano de Indra,
dirige se ao sacerdote dos deuses e diz: “Agora ele pôs na cabeça essa idéia de largar tudo
para se tornar um iogue”.
“Bem”, diz o sacerdote, “venha comigo, minha senhora, sente se aqui ao meu lado e eu
darei um jeito nisso.”
Então eles se sentam diante do trono do rei e o sacerdote diz: “Pois bem, eu escrevi um
livro para você, muitos anos atrás, sobre a arte da política. Você ocupa a posição de rei dos
deuses. Você é a manifestação do mistério de Brahma na esfera do tempo. Isso é um alto
privilégio. Saiba apreciá-lo, honrá-lo, e lide com a vida como se você fosse quem realmente
é. Além disso, vou agora escrever um livro sobre a arte do amor, assim você e sua esposa
saberão que, no maravilhoso mistério dos dois que são um, Brahma também está
radiantemente presente”.
E, com essas instruções, Indra desiste da idéia de largar tudo para se tornar um iogue, e
descobre que, na vida, ele pode representar o eterno como um símbolo, pode se dizer, de
Brahma.
Assim, cada um de nós é, de certo modo, o Indra de sua própria vida. Você pode escolher,
ou se livrar de tudo e se isolar na floresta para meditar, ou permanecer no mundo, tanto na
vida de sua tarefa, que é a régia tarefa da política e da realização, quanto na vida do amor
por sua mulher e sua família. Bem, este é um mito muito atraente, assim me parece.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por Admin Sáb Set 17, 2011 4:33 pm

Amigo aguiarubra: peço desculpas por demorar tanto a responder; tenho evitado o uso intensivo do computador pois está afetando minha visão...
Mas o tema: sabemos que o problema está nos MENTORES das religiões pois são eles que induzem as pessoas, DESDE A INFÂNCIA, a tais "bairrismos" devocionais: o que é cristão não pode conviver com o que é judeu, que não pode conviver com o que é muçulmano, que não pode conviver com o que é ateu, que não pode conviver...., que não pode conviver com o cristão!!
Um círculo de desencontros!!
Tudo INDUZIDO pelos mestres milenares da impostura religiosa e seus discípulos contemporâneos!!
Uma vez, no R&E, comparei o credo religioso com a torcida por um time de futebol (o que recebi de pedrada virtual não foi brincadeira): nunca o outro é melhor, nunca o outro está certo, nunca o outro merece existir...
Essa segregação só aproveita AOS MENTORES pois são eles, e a corja social que a eles se agrega (as elites, os banqueiros, os donos da mídia, os políticos, os governantes, os latifundiários, a casta pública, etc), que engendram toda sorte de artifícios e artimanhas e esquemas visando justamente a que o VULGO se mantenha na Escuridão da fé absoluta e fanática.
E jogadores de futebol vêm do VULGO...
Como bem notou o nosso amigo KÉFREN, as religiões NÃO ensinam espiritualidade, que seria a ESSÊNCIA de toda essa pletora de institutos supostamente religiosos (no sentido de RELIGAR a algo maior); como tal nível de Consciência (espiritualidade ao invés de religiosidade) NÃO interessa aos biltres dominadores da Humanidade, pouco se vê em direção à Conscientização do Homem...
Ademais, aquele que precisa de religião ou fé para ser BOM é, de fato, um pobre coitado...
Jogadores de futebol, entre outros, são dignos de pena...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por KÉFREN Qui Set 01, 2011 10:41 am

É importante que religiosos e não religiosos entendam que religião é uma roupa, um uniforme que nada se relaciona com a espiritualidade já que você pode adquiri-lo em qualquer esquina se banhando dentro de um cocho pelas mãos de um ignorante que nem sabe o significado do que lê.

As pessoas devem aprender que religião não tem essência esotérica e por isso mesmo é apenas uma série de regras externas que não nascem da conduta interna criada pela moral, ética, compaixão, benevolência, empatia e inteligência, assim, um "idiota" nunca terá independência no agir exemplarmente por não ter conteúdo e depender de regras externas.

As pérolas foram dadas aos porcos e quem, em sã consciência, pode esperar algo deles?
Cabe aos conscientes a sala de reuniões e os demais devem seguir para a faxina do banheiro, lugar onde aprenderão a tirar os resíduos e fedores que a craca do vício cria.

Não devemos buscar religiões e doutrinas, mas a essência da espiritualidade, pois essa sim, nos conduzirá a uma doutrina construtiva e não apenas signográfica e aparente.

KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por KÉFREN Qui Set 01, 2011 9:05 am

aguiarubra:
Excelente e perfeita a colocação de Rene Kivitz!
Nos permitimos afogar na água da sabedoria ao invés de nelas navegar.
Os jogadores jovens e sem cerne emocional não deveriam agir assim, mas o excesso de "gostosura" que a mídia os cobre os faz serem capazes de ato tão hediondo.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por Paulo MC Qua Ago 31, 2011 7:33 am

Tolerância 0, concordo que fui um pouco leviano ao empregar o termo "jamais", mas isso não altera o cerne da questão por mim levantada.

Quando eu utilizei o termo "sobre-humano", não estava exaltando-o, mas apenas evidenciando que o Cristianismo cultua uma figura mítica, alegórica e que possui atributos que transcendem o natural, configurando uma clara contradição a si mesmo, já que não faria sentido que ele, sendo uma entidade divina sob a forma material, transgredisse as leis naturais por ele instituídas.

Aliás, as incongruências bíblicas são explícitas por esses episódios de bipolaridade psicológica manifestada por inúmeros personagens, dentre os quais se insere o próprio Jesus, e isso denota que ela, a Bíblia, não passa de um compêndio que unifica os escritos de inúmeros autores distintos, e que naturalmente abordavam o enredo sob óticas diferentes. Por analogia, seria como pedir que Machado de Assis, Jorge Amado, Eça de Queirós e Bernardo Guimarães escrevessem sobre um mesmo personagem.

Também não defendo que a Bíblia, em íntegra, seja um livro apreciável ou um excepcional guia de conduta. Existem, inegavelmente, relatos permeados por atrocidades, barbaridades, atos hediondos e que ferem aos princípios mais básicos da ética humana. Por outro lado, não considero repreensível aceitar as passagens mais "agradáveis" em detrimento das repudiáveis - e é exatamente esse o caminho seguido pelo Espiritismo e pelas vertentes cristãs que cultivam a exegese e a hermenêutica. Se Heidegger ousasse materializar através de escritos a sua inclinação a favor do nazismo ou do antissemitismo, isso não me impediria de desfrutar do restante de suas obras.

Confesso que tais ferramentas são, de certa maneira, subterfúgios utilizados para desvencilhar o cristianismo contemporâneo das ilogicidades fincadas pelo literalismo, mas qualquer tipo de reciclagem ideológica é bem-vinda. É preferível um cristão que adapta o seu livro espiritual à sociedade moderna do que um que se mantém irredutível e fiel à interpretação literal, ostentando, para isso, um credo primitivo e inajustável aos valores vigentes.

O alienado, para mim, segue exatamente esse perfil - o indivíduo que não consegue "ler as entrelinhas"; está tão infectado pela miopia ideológica que não pondera sobre o próprio dogmatismo. Não sabe dissociar o proveitoso do indefensável, e acaba tomando para si essa mentalidade que mescla inflexibilidade, egocentrismo e segregação.
Paulo MC
Paulo MC

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por Sra. 40030310 Qua Ago 31, 2011 6:42 am

Bom amigos!!!
Eu, diante disso, nem sei o q dizer, já q neste momento estou mais sob emoção do q raciocínio pra escrever... Sinto-me triste com tanta separação, tanta intolerância e preconceito, e quando me sinto assim, prefiro calar-me para não acabar cometendo o mesmo erro q tanto luto contra: a ofensa, mas não posso deixar de dizer: LAMENTÁVEL
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por Tolerância 0 Ter Ago 30, 2011 9:02 pm

______
Paulo MC escreveu:......hipocrisia mascarada por ¿¿¿alguns???? religiosos.............. um Jesus benevolente onde? ........ Jesus sobre-humano descrito nos Evangelhos jamais renegaria? ........ser direcionada a um não-cristão.
______
Esses jogadores evangélicos seguiram os mandamentos da bíblia ao não se misturarem com os de outras religiões, só que tem gente que acha que são "alguns religiosos" os alienados quando todos os religiosos que seguem deuses egoístas e egocêntricos são alienados.

Olha o "Jamais renegaria" de Jesus com uma mulher não judia
Mateus 15:22 – “Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! “Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.”
Mateus 15:23 – “Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.”
Mateus 15:24 – “Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”.”
Mateus 15:25 – “A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!” “
Mateus 15:26 – “Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.

Se quiser saber mais clique aqui

Evil or Very Mad Leia a bíblia e seja ateu sabendo por que Evil or Very Mad

PS
Que o colega aguiarubra me desculpe Embarassed não comentar seu post, realmente é repudiável essa atitude mas continuará existindo por enquanto tenha gente pensando que o mal está em "alguns religiosos" e que a bíblia é exemplo moral a ser seguido.
Tolerância 0
Tolerância 0

Mensagens : 35
Data de inscrição : 12/08/2011
Localização : Argentino morando em RS

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por Paulo MC Ter Ago 30, 2011 7:54 pm

Esse tipo de atitude desnuda a hipocrisia mascarada por alguns religiosos. Não há maior paradoxo do que pregar um Jesus benevolente ao mesmo tempo que se dissemina a discórdia e a segregação ideológica.

O Jesus sobre-humano descrito nos Evangelhos jamais renegaria uma obra caritativa por ela partir de ou ser direcionada a um não-cristão. Aliás, esse lastimável episódio apenas evidencia o dogmatismo alienante e egocêntrico que muitos ostentam. Uma entidade divina que só age através de permutas e bajulações não é digna de devoção, e menos estimáveis ainda são os que a cultuam - embora essa divindade-escambista não passe de uma quimera confeccionada por aqueles que buscam canalizar o seu egocentrismo através da espiritualidade.
Paulo MC
Paulo MC

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por aguiarubra Ter Ago 30, 2011 4:30 pm

é sou eu!!! escreveu:"Depois, em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho explicou:

- Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita. Cada jogador tomou a atitude que achou conveniente, e acho que a religião de cada um precisa ser respeitada. Ninguém orientou a gente para que tomássemos essa atitude. Ela foi movida pela religiosidade de cada um. Isso não tem que virar polêmica - disse Robinho.

Evangélico, Neymar disse o seguinte:

- Fiquei sabendo dos rituais religiosos realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem".


É por essas e outras que não consigo seguir a nenhum religião Mad independente de qualquer "RITUAL" que fosse feito ali, eles deveriam ter ido até lá, o que adianta seguir uma religião se ela ñ ensina a AMAR O PRÓXIMO, No
Quando vejo essas coisas tenho vergonha de ser um SER HUMANO....
E PENSAR Q FAÇO PARTE DESSA MESMA GERAÇÃO

Abraços amigo...Religião x Espiritualidade Polegar_baixo
É mesmo uma situação muito constrangedora para quem segue religiões. Isso é mais um exemplo de "hipocrisia religiosa".

Abraços prá vc também

aguiarubra

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por é sou eu!!! Ter Ago 30, 2011 4:23 pm

"Depois, em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho explicou:

- Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita. Cada jogador tomou a atitude que achou conveniente, e acho que a religião de cada um precisa ser respeitada. Ninguém orientou a gente para que tomássemos essa atitude. Ela foi movida pela religiosidade de cada um. Isso não tem que virar polêmica - disse Robinho.

Evangélico, Neymar disse o seguinte:

- Fiquei sabendo dos rituais religiosos realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem".


É por essas e outras que não consigo seguir a nenhum religião Mad independente de qualquer "RITUAL" que fosse feito ali, eles deveriam ter ido até lá, o que adianta seguir uma religião se ela ñ ensina a AMAR O PRÓXIMO, No
Quando vejo essas coisas tenho vergonha de ser um SER HUMANO....
E PENSAR Q FAÇO PARTE DESSA MESMA GERAÇÃO

Abraços amigo...Religião x Espiritualidade Polegar_baixo
é sou eu!!!
é sou eu!!!

Mensagens : 26
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 38
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Religião x Espiritualidade

Mensagem por aguiarubra Ter Ago 30, 2011 2:18 pm

Recebi, por e-mail, o seguinte comunicado ao qual gostaria muito de conhecer-lhes os comentários:

"...Parece mentira, mas foi verdade. No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos atual campeão paulista de futebol foi a uma instituição que abriga trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa (32a), Durval (29a), Léo (24a), Marquinhos (28a) e André (19a) todos ídolos super-aguardados.
O motivo teria sido religioso: a instituição era o Lar Espírita Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia Cerebral.
Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não quiseram.
Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos 600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a), Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
Eis que o escritor, conferencista e Pastor ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto No Brasil, futebol é religião, que abaixo tenho o prazer de compartilhar.
____________ _________ _________ _________
"No Brasil, futebol é religião"
por Ed Rene Kivitz

Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.
Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.
Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.
Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se dêem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental..."

aguiarubra

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Religião x Espiritualidade Empty Re: Religião x Espiritualidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos