ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

+4
Paulo MC
Admin
Sra. 40030310
Tolerância 0
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Qua Ago 24, 2011 10:17 am

Amigo Sobrinho: disse você:
""Repetimos a verdade mil e uma vezes para que ele se sobreponha a mentira" (Sobrinho)"..
FRASE BRILHANTE!!
Talvez ainda melhor seria: ""Repetimos UMA verdade mil e uma vezes para que ele se sobreponha a mentira" (Sobrinho)"; deixarei ao ínclito amigo a reflexão sobre isso, já que demonstrar total competência para tal...
É isso mesmo que o ATEÍSMO CONSCIENTE pretende, entre outros desideratos: repetir, e repetir, e repetir, uma VERDADE (aquela que o Universo e suas Leis corroboram segundo o que CONHECEMOS no momento, não o que o Homem "acha" que é a Verdade e, precipitadamente, cristaliza), até que os devotos, VÍTIMAS do assédio e da persuasão milenares, possam recuperar sua LIBERDADE DE PENSAMENTO e romper o grilhão secular!!
Muito bom!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 22, 2011 11:59 am

Agora melhorou. Rsrsrsrsrs!!!!
Eu havia compreendido errado.
Mas neste ponto, penso eu, que devemos fazer um contraponto a Romel: "Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade"(Romel) > "Repetimos a verdade mil e uma vezes para que ele se sobreponha a mentira" (Sobrinho).
É o velho método conhecido como "martelo e bigorna". Vencer pelo cansaço.
Mas esta é a minha opinião.
PS.: Tomemos por "verdade" aquilo que pretendemos defender.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Dom Ago 21, 2011 3:26 pm

Amigo Sobrinho: disse eu, abaixo:
"Claro que, como você disse, é imperativo que a própria pessoa se torne acessível e disposta (que QUEIRA, como disse) a tal recebimento; caso contrário, é desgaste demais, que pode promover ruptura do relacionamento, na contra-mão do que se queria; discordâncias, se não produzem efeito OBJETIVO, devem permanecer em seu fórum próprio que é a Mente, e a ele se restringir.."
Explico melhor: é preciso que aquele a quem intentamos ajudar se mostre receptivo a tal ajuda; se a ajuda se converter em eventual derrocada de conceitos já assentados na Mente da pessoa, e ela resistir recusando a ajuda (por motivos que só a ela interessam), o melhor é deixar de lado e prosseguir o relacionamento baseando-se, agora, somente nos valores congruentes; nesse caso, os óbices que temos em relação ao conceito que intentávamos fazer revisão devem permanecer em nossa Mente e a ela se restringir (ficamos com a boca fechada, e bola para a frente, em bom Português!)...
Ficou mais claro agora, meu amigo?
Repiso:
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Ago 20, 2011 3:23 pm

Meu amigo:
Foi o que eu compreendo do texto que escreveu para a Ana, imediatamente anterior ao que escrevi. A partir do § 4º.;
"Claro que,........deve permanecer no fórum........e a ele se restringir."
Mas confesso que o texto me ficou confuso. Meus limitados recursos não permitiram destinguir se você se referia a si próprio ou a outrém.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Sáb Ago 20, 2011 1:01 pm

Amigo Sobrinho: poderia destacar a parte do meu texto onde eu, de alguma forma, lhe passei a impressão de que não devemos SEMPRE externar nossas opiniões e conceitos (ainda que, no trato com os demais, devamos, na minha opinião, primar pela elegância e graça no uso das palavras) LIVREMENTE?
Se, por algum motivo que me passou inadvertido, passei a impressão de que NÃO prezo LIBERDADE DE PENSAMENTO, peço desculpas ao amigo; não foi minha intenção.
E reitero: aquele que não está disposto a ouvir o contraditório não está a caminho da Verdade...
E a busca da Verdade é Norte de minha Vida.
Agradeço ao amigo!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sex Ago 19, 2011 6:48 pm

Amigo Sagredus:
Desculpe minha impertinência, mas meus melhores amigos, aqueles com quem mais gosto de conversar, são justamente aqueles que mais discordam das minhas idéias. Eu não consigo aprender nada com quem concorda com tudo que eu digo.
Então, penso eu que nenhum debate deve ser aprisionado na mente. Nenhuma idéia deve se limitar ao fórum individual.
Na minha limitada compreenção da filosofia, acredito que todas as idéias devem ser debatidas, por mais pobres que sejam ou por mais discordante que nos possa parecer.
Uma idéia aprisionada não se reproduz.
O que queremos, afinal, não é a proliferação de idéias ???
Mas se o objetivo deste fórum for tão somente a afirmação de algumas idéias em detrimento de outras, então ele se resumirá a poucas páginas, até que tais idéias se esgotem. Estará, então, fadado a uma curta existência.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Qua Ago 17, 2011 3:58 pm

Amiga Ana: colocação perfeita!
Nada a comentar ou reparar!
Acho que a promoção do ATEÍSMO CONSCIENTE é acessória ao verdadeiro objetivo que é AJUDAR quem precisa de ajuda.
Se, para efetivar (produzir efeito) uma ação de CARIDADE, é necessário expor conceitos que, eventualmente, venham a derrubar os deuses insólitos que aí estão, então revela-se válida a ação pois almeja a recuperação do maior bem interior dessa pessoa: sua LIBERDADE DE PENSAMENTO!
Claro que, como você disse, é imperativo que a própria pessoa se torne acessível e disposta (que QUEIRA, como disse) a tal recebimento; caso contrário, é desgaste demais, que pode promover ruptura do relacionamento, na contra-mão do que se queria; discordâncias, se não produzem efeito OBJETIVO, devem permanecer em seu fórum próprio que é a Mente, e a ele se restringir..
Dentro do tema do tópico, diria que, então, sim, vale a pena o esforço em prol, não em favor do ATEÍSMO, e sem o proselitismo vulgar que por aí vemos, mas, antes, da promoção do desenvolvimento da CONSCIÊNCIA PESSOAL, sem, no entanto, agredir ou ultrapassar barreiras que, eventualmente, a própria pessoa erga; não seria ético nem produtivo à causa em que acreditamos, e a independência individual tem primazia...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Ana Maquiavélica Qua Ago 17, 2011 2:56 pm

Irmourão gosto muito das suas interpretações, analisando o conteúdo e dando enfase ao principal.

Quando digo "individualidade" não é no sentido de Egoísmo ou Prepotência: de saber e não querer divulgar.
Pelo contrário, simplesmente acho que para se abrir a Mente é necessário "querer".
Não gosto da idéia da "catequização em massa", ou seja, ouvir o que outro mais "sábio" fala e tomar aquilo como verdade. Por isso ressalto que cada um tem querer buscar a sua verdade.
Os diálogos abrem caminhos para os questionamentos, estes por sua vez geram dúvidas que precisam ser sanadas com a busca pelo conhecimento.

Já fui daquelas de falarem pelos cotovelos, de estar extasiada pela razão e pelo conhecimento e querer contar isso aos 4 cantos do Mundo, mas notei que muitas pessoas só nos ouvem, mas não entendem e nem se esforçam para isso. Quando encontro uma pessoa religiosa (não alienada) que aceita outras possibilidades que vão além de sua crença, sinto que com ela posso dividir meus pensamentos, mesmo que ela não concorde com tudo, pois ao menos, ela está aberta e disposta a ouvir, mesmo que não tenha muito conhecimento, ela tem boa vontade.
A Boa Vontade é um tipo de caridade, não é mesmo? Ela está sendo complacente comigo, me dando a oportunidade de me expressar, e a troca tem que ser reciproca.
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Qua Ago 17, 2011 6:32 am

Tema realmente fascinante e prolífico...
Penso um pouco diferente do nosso amigo Sobrinho...
A liberdade física DECORRE da Liberdade Mental, e nisso reside a diferença. A causa primeira do Homem é sua Mente, e dela provém TODOS os demais aspectos que configuram sua Vida interior e exterior.
O que ocorreu com os escravos é que suas Mentes não foram estimuladas a recuperar sua própria Liberdade de Pensamento; outros tiveram que fazer isso por eles; mas não esqueçamos líderes negros como Zumbi dos Palmares e outros dentro da própria etnia...
Discordo também da última frase do nosso amigo Sobrinho: como assim, a "sorte" de ter nascido capaz?? Tal conclusão é altamente controversa.
Explico: nunca se fez um experimento (e nunca se fará, por IMPOSSÍVEL que é) em que uma pessoa com deficiências intelectuais claras fosse "retrocedida" à sua mais tenra infância, e OUTRO caminho tivesse seguido, agora apoiada por pais (que podem ser adotivos) INTELIGENTES e CULTOS, e que lhe dariam TODAS as condições de desenvolvimento mental. Um tal experiência revelaria em definitivo se nascemos capazes ou se somos apenas produtos do meio.
Ademais, se nascemos capazes, DE ONDE provém tal capacidade?? É sabido que os pais de Einstein (e INÚMEROS outros grandes pensadores) não eram gênios, eram pessoas normais.
DE ONDE, então, viria tal capacidade?? Pois não parece ser genética já que há os pais que não foram tão brilhantes assim...
De duas, uma: ou somos produtos exclusivos do meio, ou há Vidas passadas!!
A segunda hipótese está na mesa, mas a primeira está mais forte no momento (para mim, é claro).
Agrego, ainda, uma correção/extensão do que disse a nossa amiga Ana: sim, os benefícios são principalmente individuais (não "apenas" individuais, como disse a amiga), mas, como penso que aquele que sabe mais tem uma responsabilidade para com aquele que sabe menos, os adiantamentos individuais TÊM que ser projetados no coletivo!!
Se há algo comum a todas as religiões, doutrinas, seitas e visões de Vida é que a CARIDADE é necessária; os motivos podem variar, alguns chegando ao mero cinismo e proveito próprio, mas a AJUDA CONSCIENTE aos demais é imperativo. Vejam a palavra CARIDADE sem a conotação meramente religiosa que impera por aí; sublimem o conceito!
Não concebo ter um conhecimento e não passá-lo aos demais para que também sejam Felizes; seria puro egoísmo não fazê-lo, e é contrário ao que sustenta o ATEÍSMO CONSCIENTE.
Claro que a amiga pratica isso, apenas não o disse; estou apenas estendendo o argumento...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Ana Maquiavélica Qua Ago 17, 2011 12:23 am

Tema Interessante com um debate sadio.
Mas, não podemos nos esquecer que o Ateísmo e as Religiões são formentadas por nós "Humanos".
Vale a pena promover o Ateísmo? e a Religião vale a pena promover?
Benefícios?
Neste caso, entendo que tanto para um lado como para o outro, o benefício é individual.
Alguns preferem se consolar "crendo" em algo maior, outros optam pelo constante questionamento.
E diferente do que alguns pensam: "questionamento" não significa vazio ou inconstância.
Não são justamente as perguntas que fazem o Mundo girar?
É mais fácil dar 20 respostas dando nossa opinião do que formular uma única pergunta que gere várias respostas diferentes.
Eu acredito que se realmente existir alguma Força Maior neste universo e ela se incomodar com nossas "dúvidas", com certeza é uma "farsa", visto que qualquer mente intelectualizada entende que "a cegueira mental" gera o caos.
E com certeza todas as opiniões devem ser ouvidas e respeitadas, porque é ouvindo sempre que aprendemos mais. Ouvir não quer dizer "concordar".
Os benefícios são apenas individuais, por mais que nos unamos em um mesmo propósito cada um terá sua individualidade.
Sociedade é um termo muito amplo para ser usado neste quesito. Isso lembra "coletividade" e nem toda unanimidade está certa.
Toda liberdade de expressão traz beneficios, eles podem não serem visiveis no presente, mas são sempre sementes jogadas a espera de um solo fértil.
Se não houvessem várias respostas diferentes para essa pergunta, não seria "um debate". Debater não é atacar, não é insultar ou ridicularizar, debater é trocar experiências.
Um erro comum é confundir o adepto com a crença, não vejo sentido em nenhuma doutrina ou religião, mas isso não me dá o direito de julgar quem crer. Mas, eu analiso as "doutrinas" e o que elas pregam.
Por isso prezo tanto a "individualidade". Minhas idéias fazem sentido para mim, não posso obrigar outros a pensarem ou entenderem da mesma forma, porque a beleza está em "compartilhar" e não em "dominar".
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Pedro Sobrinho Ter Ago 16, 2011 7:25 pm

Meus amigos:
Já que é para debater, vou colocar uma posição pessoal que pode parecer contundente, e talvez seja mesmo. Se alguém se ofender, sinto muito por isso. Vamos a ela:
A liberdade da mente (liberdade de pensamento) não é muito diferente da liberdade física.
Porque os negros foram feitos e mantidos escravos durante a colônia???
Simplismente por total incapacidade de se libertarem sózinhos, ou seja, por incompetência mesmo.
Precisou que brancos lutassem pela liberdade deles. É duro, mas é a realidade.
Porque um homem se torna escravo de um vício ???
Simplismente porque não tem capacidade e competência para se libertar dele. Estes infelizes também precisam que outrem lute por eles.
A liberdade de pensamento não é diferente. Quem é capaz e competente se liberta sózinho. Não precisa da ajuda de ninguém para isso. Quem é incapaz, continua escravo até morrer.
Essa conversa de que todos os seres humanos tem a mesma capacidade é completamente fiada. Se fosse assim, testes de QI e concursos públicos eram desnecessários. Todo mundo ia tirar a mesma nota. Empate.
Se todos fossem igualmente capazes, todos os cirurgiões da turma do Ivo Pitangy seriam como ele, já que tiveram as mesmas aulas e a mesma escola. Todos os arquitetos da turma do Oscar Niemeyer seriam como ele.
Mas não são.
A liberdade de pensamento e a livre investigação da verdade não é para todos. É só para aqueles que possuem "potência intelectual" para isso. Cérebro "1.0 cc" não consegue nem ser livre, nem investigar nada.
Isso só é possível para poucos privilegiados que deram a sorte de nascer capazes.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Ter Ago 16, 2011 6:25 pm

Ponto interessante...
Entendi que você está sugerindo que o exercício de uma de nossas mais proeminentes prerrogativas como Seres Humanos, que é a faculdade de PENSAR LIVREMENTE, poderia, por causa da eventual impossibilidade de se conhecer a ESSÊNCIA última da Realidade (o principal fundamento do Agnosticismo, segundo entendo), nos levar a uma condição interna de perene ANGÚSTIA por não sermos capazes de alcançar a VERDADE final das coisas, recomendando, então, optar pela ignorância...
Bem, ainda assim, mesmo com toda essa possibilidade de, digamos, sofrimento interior por não lograr sucesso no mergulho nas regiões abismais do Universo, ainda assim, prefiro encarar!
Penso que se a Mente tem refinamento suficiente e adestramento sólido no manejo das incursões que faz ao desconhecido, então nada há a temer. Ela não se perderá, e considerará o mistério como um estímulo para que atue, e viverá as delícias do Saber mesmo que sejam migalhas..
O contrário, que seria a Vida na ignorância ou descaso com a complexidade da Realidade, uma vida de subsistência enfim, é, a meu ver, uma condição sub-humana, menor, aquém do que se pode ser e saber; quem opta por essa trilha acaba por sofrer menos quanto a inquietudes existenciais, é certo, mas não experimenta o êxtase que é olhar um céu estrelado e, de forma reverente e humilde, perguntar o que é tudo isso, mesmo que não tenha as respostas...
Nasci para SABER, mesmo que o objeto desse Saber esteja, até agora, inalcançável...
Boa pergunta!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Yudi Ter Ago 16, 2011 5:03 pm

O livre pensamento tem o preço da dúvida eterna, até que ponto a VERDADE é relevante? Ela é mais relevante que uma felicidade ilusória? Ou dá na mesma?
Yudi
Yudi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 33
Localização : uberaba MG

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Pedro Sobrinho Ter Ago 16, 2011 2:53 pm

Resumindo o Sagredus:
Promover o ateísmo, no sentido de ser ateu em relação ao deus jusaico/cristão, é promover a liberdade de pensamento e a livre investigação da verdade.
Concordo 100%.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Ter Ago 16, 2011 6:07 am

Amigo Yudi: penso que o que vale a pena promover é o Amor ao CONHECIMENTO!
Se deste CONHECIMENTO resultar a queda de deuses, que seja!!
Se deste CONHECIMENTO resultar a convicção da existência de algum deus, que seja!!
O que não se concebe, e estamos todos de acordo nisso, é IMPEDIR, por diversas práticas obscurantistas (e o YR está liderando a hoste dos negadores da Realidade), que o Homem progrida estribado no CONHECIMENTO que já detém sobre o Universo e suas Leis!
Os ESPERTOS MILENARES da impostura religiosa SEMPRE intentaram esforços e conluios no sentido de deter o Homem em sua marcha rumo ao futuro de Evolução que lhe está "destinado" aportar, e isso não se pode admitir, concordamos todos!
Gosto muito de um antigo aforismo que construí: só merece persistir aquilo que resistir aos abalos constantes.
A Verdade tem essa característica maravilhosa: se é Verdade MESMO resistirá a TODOS os ataques; e isso é um Norte para o Homem...
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Ter Ago 16, 2011 3:02 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Idioma..)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Que nível temos aqui, não?

Mensagem por Admin Ter Ago 16, 2011 6:00 am

Amigos: estou realmente muito satisfeito com o NÍVEL das compreensões exaradas!! Sim, eu esperava qualidade, mas está superando todas as expectativas! Ainda que não sejamos muitos, os poucos que somos ostentam refinamento cultural e intelectual raros!
Deixando de lado as lantejoulas, vejamos...
O nosso amigo Sobrinho revela-se um pensador profundo (mais purpurina?) e aporta tantos aspectos e sub-temas que sequer sei por onde começar..
Vou escolher um: a fixação PESSOAL de um visão de mundo.
Explico: quando dizemos que estamos convictos de uma certa concepção de Universo e Vida Humana, quando dizemos ter certeza de algo nessa seara, estamos, de certa forma, abandonando a possibilidade de estarmos errados!
Isso porque tal concepção é oriunda de um auto-convencimento que, ainda que apoiado no Universo e suas Leis, PODE estar equivocado.
Lembro de Pascal dizendo que o Homem JAMAIS conheceria o conteúdo das estrelas....
Há que se lembrar que ausência de evidências sobre algo (uma FORÇA qualquer regendo a Realidade, por exemplo) NÃO é evidência da ausência desse algo; simplesmente pode acontecer de AINDA não o termos percebido; como a matéria escura e a energia escura agora...
O caminhar, aos tropeços e revisões, que a Ciência trilha ao longo da História, deve nos ensinar que a CAUTELA deve ser uma Mestra a ser ouvida...
Enfim, estou sugerindo que deixemos SEMPRE uma pontinha de DÚVIDA sobre o que sustentamos; é o que o método científico e a Lógica, e a História da Ciência, recomendam!
Por isso o ATEÍSMO conforme o defini: seja um ateu DESSES deuses que aí estão (pois não se sustentam perante os conhecimentos que temos HOJE), mas NÃO feche as portas para, eventualmente, estar ERRADO!! Mantenha a BUSCA de respostas deixando a Mente LIVRE!!
Não me incomodo nem um pouco por levar a Vida na corda bamba da DÚVIDA; aliás, é extremamente motivador e estimula a atividade mental!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Yudi Ter Ago 16, 2011 12:03 am

Olá a todos. Como peguei o assunto no meio, vou dar minha opinião a partir do meio...

Ateísmo, Deus, universo, etc; tudo isso são apenas palavras, palavras que podem dizer muitas coisas diferentes. A concepção de Deus difere muito, por isso não podemos nos declarar ateus perante a todas as formas e interpretações propostas. Um exemplo já citado, porém de outra forma, pelo Pedro Sobrinho: O 'Deus da Gnose' - é aquele que nos impele a não nos preocupar com o dia de amanhã, pois ele é o presente, ele é tudo o que há agora... um universo. Vendo por esse lado, Carpe Diem! Não existe futuro, existirá... e não existe passado, existiu. Agora, como alguém pode negar a existência do universo? Como alguém pode ser Ateu? isso parece até uma trapaça... dizer que todo ateu deixa de sê-lo a partir do momento que conhece essa concepção de Deus, tremenda sacanagem.

Voltando ao assunto principal do tópico, não sei se vale a pena promover o ateísmo. Sou agnóstico e não sei se é interessante abrir a mente das pessoas para esse 'aprendizado infinito'. Desde que descobri meu lado ateu, não parei mais de pensar e deixar meu pensamento vagar pelas entranhas mais obscuras do universo, tem horas que não sei realmente se vale a pena viver ou se essa vida é isenta de finalidade. Como tudo nessa vida, conhecer o ateísmo tem o lado bom e o lado ruim. No meu ponto de vista, uma sociedade atéia seria desprovida de ética, por culpa do tal do pecado. O ser humano pensa mais no 'EU' do que no 'TODO', sem a Temência a Deus, o ser humano atualmente seria um desastre.
O que é bom para um pode não ser bom para o todo.

Tá ai minha opinião. Abraço a todos.
Yudi
Yudi

Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 33
Localização : uberaba MG

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Jabuti Man Seg Ago 15, 2011 7:34 pm

Isso aí, excelente oportunidade para mostrar que podemos conviver em comunhão, seja de qual religião for ou descrença, o importante é investirmos no conhecimento e na paz.
Abraço a todos.

Jabuti Man

Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 15, 2011 4:50 pm

Caro Sagredus:
Este fórum vai causar sérios prejuizos à indústria literária brasileira. Por causa dele eu parei de ler livros. Rsrsrsrsrsrsrsrs!!!
Você já está careca de saber, mas os usuários mais recentes merecem uma explicação e um motivo para pensar.
Entre o ateísmo e o agnosticismo só existem dois pontos: A certeza do ateu e a dúvida do agnóstico.
Antre o ateísmo e o gnosticismo também tem dois pontos: A certeza da negação do ateu e a certeza da afirmação do gnóstico. São certezas opostas.
A certeza do ateu está na completa ausência de provas e a certeza do gnóstico está na abundância delas.
Entre um religioso, sobretudo um judeu, cristão ou muçulmano, e um gnóstico também há dois pontos: A certeza oriunda da fé do "crente" e a certeza oriunda do conhecimento do gnóstico.
Agora que definimos quem é quem, em relação a convicção de cada um, podemos resumir o entendimento do gnóstico sobre a divindade ou o Deus. Verá (você e os demais) que com algum esforço de adaptação, a Gnose pode ser aceita por todos, inclusive os ateus, que, se isso acontecer, deixará automáticamente de ser ateu. Rsrsrsrsrsrsrs!!!
Segundo minha convicção, não existe um deus separado do Universo físico. Não existe um ser isolado que é deus. Não existe um personagem (persona) deus.
O que existe é o Universo, e o Universo é Deus.
Deus não é um personagem, que por mágica, criou o Universo. Deus é o próprio Universo.
Tudo que existe, homens estrelas e árvores, são partes integrantes de um Deus. Partes físicas de um Todo, como se fossem células diferentes de um imensurável corpo, cada uma com sua função e seu tempo útil de existência.
Por essa idéia, não pode um gnóstico negar a existência de Deus, porque ninguém pode negar a existência do Universo.
Podemos até questionar as nossas impressões e sensações, nossas medidas e comparações, e até nosso entendimento de dimensão, mas a existência fundamental não podemos negar.
Como parte integrante do Universo, cada um de nós tem sua função e tudo que fazemos, fisica ou mentalmente, produz um efeito um todo o Universo. Uma onda, um "efeito borboleta".
Da mesma forma, algo que tenha acontecido em uma galáxia distante, também fai repercutir no Todo, mesmo que seja imperceptível como uma onda de radio.
Será que uma célula do seu fígado sente quando você corta o cabelo ???
De alguma forma. sim.
Essa analogia serve para melhorar o entendimento.
Estou postando isso porque tenho visto em seus textos sinais na direção deste entendimento, principalmente no texto imediatamente anterior a esse.
Vou lhe ensinar um exercício (a você a aos demais) que me ensinaram a muito tempo:
Saia um dia de casa e apanhe uma pedra no chão;
Leve esta pedra e procure tirar dela todo conhecimento que ela contém. Não tenha preguiça. Procure descobrir qual é o peso, o volume, densidade, granulometria, composição química, cristalografia, idade geológica, ocorrência geográfica, valor econômico atual, valor econômico potencial, origem direta (de onde a amostra foi tirada), etc...
Você vai descobrir que aquela pequena pedra contém mais conhecimento que muitos livros juntos e, o mais importante, vai descobrir que ela, por mais insignificante que pareça ser, faz parte de um contexto imenso, faz parte do Universo.
Quando atingir seu limite em relação a aquela pedra, repita o exercício com uma folha, um graveto, um inseto ou qualquer outra coisa. Você vai descobrir que tudo está relacionado, mesmo que a uma grande distância de nosso conhecimento.
Depois continuamos. Já está muito grande o texto.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Obrigado!!

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 1:20 pm

Amigo Sobrinho: obrigado pela correção da palavra IANOMAMI (agora com I); busquei a grafia na WEB e pareceu-me que seria com Y; mas o amigo demonstra ter o conhecimento definitivo sobre o assunto, o que acato...
Sim, é verdade que o CONHECIMENTO é a grande erosão das crenças em geral...
Mas a Mente precisa se manter ABERTA à possibilidade de ter concluído equivocadamente sobre alguns temas.
Sou um pouco diferente no exercício do meu ATEÍSMO: QUALQUER proposição sobre qualquer coisa merece ser avaliada, mas precisa ser PROVADA perante o Universo e suas Leis; falhando em tal empreitada, a proposição se evidenciará falsa.
Mas (sempre há um mas) para aquilo que AINDA resiste como hipótese (a existência de algum deus ou a imortalidade da alma/espírito, por exemplo), a Mente não pode fechar-se; o ateísmo absoluto é, para mim, tão cego quanto a fé absoluta; são, ambos, versões da mesma postura mental! É usual que o ateu absoluto seja o maior dos crentes (sutil isso; deixo aos amigos a reflexão...).
Por isso considero tão valiosa a contribuição dos espíritas e demais espiritualistas ao fórum; quem sabe eles apresentam argumentos e PROVAS sólidas e insofismáveis sobre o que sustenta suas doutrinas?
É o cotejamento de contrários que promove o surgimento da Verdade, mas desde que os "oponentes" estejam, SINCERAMENTE, buscando A Verdade, e não a confirmação de "suas" próprias "verdades" ou de suas vaidades pessoais...
Preocupa-me o texto que coloquei; de forma alguma pretendi ofender ninguém, apenas expondo os conceitos; a Linguagem é, mesmo, muito perigosa pois não carrega todo o cabedal de comunicação que o autor tem em sua Mente, e a interpretação equivocada está sempre à espreita para criar rusgas e ressentimentos; espero que entendam....
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 15, 2011 12:50 pm

Eu penso que o ateísmo, ou pelo menos a negação das crenças bíblicas e corâmicas, não são "promovidas" por ninguém, nem há como sê-lo. Esta negação é uma consequência natural e direta da evolução do conhecimento humano. Quanto mais se sabe sobre o Universo, menos explicações mágicas se precisa.
O mesmo aconteceu com muitas outras crenças que floresceram e pereceram ao longo dos séculos.
PS.: Ianomami não se escreve com "Y". O Termo vem de "ii-ano", que significa "água fora" (ii = água, âno= fora). Chama-se iiano uma grande "maloca" ou habitação coletiva usada por aquelas etnias.
Ianomami significa, portanto, "povo do iano" ou "Povo que habita grandes malocas coletivas". O termo "Yanomami" foi incorretamente disseminado pela imprensa (como está acontecendo com o "presidenta"), a partir de documentários estrangeiros publicados em inglês.
Fonte: Prestei serviços ao GTAM - Grupo de Trabalhos Amazônicos do Senado Federal, sob a supervisão do Cel. Gelio Fregapani, único homem vivo conhecido que fala fluentementeTODOS os dialetos amazônicos e andinos. Atuei ativamente no conflito do Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Bela compreensão!

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 9:52 am

Como sempre, a amigo Paulo MC nos brinda com pérolas de Sabedoria!!
ESSE é o espírito do fórum, fulcrado profundamente na LIBERDADE DE PENSAMENTO e na atuação iniludível da CONSCIÊNCIA PESSOAL!!
E um dos imperativos da CONSCIÊNCIA PESSOAL é o RESPEITO à divergência, pois cada um de nós está num certo degrau da Escada.
Não somos árvores, que nascem e morrem no mesmo lugar; somos SERES PENSANTES que podem concluir, a qualquer momento, que um conceito havido como pétreo há muito, não o é e merece reforma até mesmo antípoda!!
Afinal, nunca vi um TOLO duvidar!! Isso é próprio dos Sábios...
Que sorte tenho EU por estar envolvido por amigos tão evoluídos..
Minha própria Evolução adiantar-se-á milênios graças ao que vou aprender aqui (sim, eu sei, há um quê de reencarnação aqui; NUNCA excluí tal hipótese, ela continua na mesa, todos sabem)...
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Seg Ago 15, 2011 12:59 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Idioma...)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Paulo MC Seg Ago 15, 2011 8:31 am

Concordo inteiramente com as considerações já feitas. Acredito que o objetivo do fórum, acima de tudo, seja ofertar um espaço saudável e equilibrado voltado para o debate de questões sobre as mais diversas pautas, independentemente de rótulos ideológicos.

Concordo com a Sra. 40030310 ao salientar a inexistência de homogeneidade, seja no ateísmo ou em qualquer outro seguimento. Como eu já havia dito no tópico "O proselitismo neo-ateísta", nenhuma vertente está imune ao radicalismo e à miopia ideológica.

Nós queremos disseminar o senso crítico? Ótimo, então devemos promovê-lo despropositadamente - e quando digo despropositadamente, refiro-me a não vinculá-lo a qualquer rótulo ou tentar converter o outro aos nossos ideais, pois se assim agirmos, estaremos nos articulando na mesma cadência do proselitismo religioso, que utiliza a proposta de "semear as boas-novas" para tentar angariar novos fiéis.

Nosso compromisso, portanto, está alicerçado sobre o bom senso. De posse das ferramentas analíticas, o próprio indivíduo é quem decidirá se vai se enveredar pelo caminho do ateísmo, do espiritismo, do islamismo etc. No que diz respeito ao fato de a Sra. 40030310 ser espírita, não vejo nenhum empecilho nisso. A pluralidade de ideias é a baliza do respeito mútuo.
Paulo MC
Paulo MC

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Sra. 40030310 Seg Ago 15, 2011 6:22 am

Olá caro amigo!!
Entendo seu ponto de vista e é o q penso tmb. Sei q este forum foi criado para expor nossas ideias, e saiba q o farei com todo respeito sempre, assim como sei q serei respeitada pelos colegas aqui presente; os casos de ignorancia q sitei, são cometidos no nosso dia a dia e em alguns sites por ai... sei q aqui existe respeito e fico muito feliz em está aqui com v6.
Grande abraço
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 5:55 am

Cara amiga Sra. 40030310: devo fazer uma colocação IMPORTANTE, antes de tudo, e peço que TODOS leiam!!
Sua preocupação, e consequente inibição em colocar suas ideias e conceitos espíritas neste fórum, deve ser afastada por completo!!!
A QUALIDADE das pessoas que aqui aportam indica o altíssimo nível de respeito e consideração que têm pelas posições contrárias.
Eu, PESSOALMENTE, estarei atento para que constrangimentos de quaisquer índoles JAMAIS ocorram neste fórum.
Aqui impera a LIBERDADE DE PENSAMENTO!!!!!!!!!!!!!

E ter amigos espíritas no fórum só o enriquece; cito o amigo Ruy, um brilhante pensador e pessoa de valores morais elevados.
Portanto, esse é um alerta que faço (desnecessário pois a QUALIDADE dos amigos é altíssima, mas o faço para serenar VOCÊ): não sou um déspota; se alguém exarar comentário ofensivo e não se desculpar (porque, ás vezes, o fazemos sem perceber; o erro é perdoável, a má intenção, não!), terá sua presença no fórum colocada em votação perante todos; poderá ser banido!!!
Portanto, peço que se sinta MUITO à vontade para colocar o que quiser; os conceitos espíritas são ÓTIMOS, e seus adeptos demonstram, NO DIA A DIA, o quanto anelam o compromisso entre a teoria (a doutrina) e a prática.
Vou enviar uma mensagem para todos com esse texto pois alguns poderão não adentrar este fórum em particular...
O tema: você abordou o tema central deste fórum: CONSCIÊNCIA PESSOAL!
Não é o ATEÍSMO, é CONSCIÊNCIA PESSOAL!!
Isso é o que deve prevalecer ao fim e ao cabo de tudo!!
Não importa se fulano é adepto de Wicca ou é curandeiro na tribo Yanomami (com Y, que agora é letra do nosso Idioma): se pensa e atua com CONSCIÊNCIA PESSOAL, isso é o que importa.
Conceitos sobre o Universo e a Vida Humana são perspectivas pessoais; como, para mim, a INCERTEZA é o que permeia as regiões mais abissais da Realidade, TODAS as concepções são bem-vindas (ainda que, para mim, ainda sejam hipóteses na mesa).
Por fim (ufa!): como sabe, sempre digo que há ateus, Ateus e ATEUS CONSCIENTES.
Esqueça os dois primeiros: traem a nobre causa de levar o Homem de volta ao caminho da Evolução que foi trespassado maliciosamente pelos ESPERTOS MILENARES da farsa religiosa; não amam a Humanidade e com ela não se preocupam; o Tempo, esse Senhor de Tudo, os varrerá da História...
Obrigado pela oportunidade de esclarecer tais pontos!!
E obrigado por estar conosco!!
Carpe diem!!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade? Empty Re: Vale a pena promover o ateísmo? Traz benefícios para a sociedade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos