ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

5 participantes

Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Admin Qua Ago 31, 2011 9:18 pm

Cara amiga Sra. 40030310: não tenho dúvidas de que os amigos espíritas creem em OUTRO tipo de deus...
Mas pergunto: o deus em que os amigos espíritas creem é, TAMBÉM, interveniente e acessível com preces e orações?
Porque, se for, considero a intervenção muito aquém do que poderia e deveria, e, quanto às preces, não faria sentido pois esse deus não deveria ser influenciável por orações e pedidos mas apenas por ATITUDES no Bem, valorizando o princípio de que cada um tem o que merece ter...
Mais dúvidas surgindo...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Sra. 40030310 Qua Ago 31, 2011 7:03 am

Olá amigos!!
Assim como v6, tamb não acredito no deus biblico, mas preferi continuar com este nome para falar da força maior q rege o universo (ou como o amigo Ruy bem lembrou: os universos). Isso é algo meu mesmo... What a Face
Só pra deixar claro para os amigos a a todos, quando me refiro a Deus, não é o mesmo deus abraâmico, mas sim como a inteligencia suprema e a causa primária de todas as coisas. I love you
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Admin Ter Ago 30, 2011 5:18 am

Amigo Ruy: muito interessante essa sua posição de "Espírita Ateu"...
Como deixou claro, você é ateu DESSE deus abraâmico que aí está envolvendo BILHÕES de pessoas no planeta....
Há, então, uma confluência de conceitos entre nós pois, como ATEU CONSCIENTE, também não acredito NESSE deus, e penso e atuo com CONSCIÊNCIA PESSOAL, que é algo que a doutrina espírita ensina em sua parte de Filosofia de Vida...
Boa colocação!
Acho que essa concepção de que deus perdoa é mais um expediente dos MENTORES para reforçar um ser divino, inalcançável e incompreensível pela Mente Humana (se o é, como alguém pode afirmar que existe?), mas que tem o "mérito" de permitir criar toda uma instituição intermediária entre o Homem e o desconhecido; é pura malícia mesmo desses biltres milenares!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por RuyLFreitas Seg Ago 29, 2011 8:02 pm

Oi! Prezados amigos do ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus.

A pergunta é muito interessante, pois me trás algo meio complicado, explico: caso alguém por querer me faz algo de errado e vem me pedir perdão eu já esqueci, sério mesmo eu sou assim. Porém caso eu cometa um deslise com qualquer pessoa, mesmo que aquela pessoa me perdoe, eu RuyLFreitas não me perdôo de jeito nenhum, pois eu sou super severo comigo mesmo.

Sabe minha amiga Sra. 40030310! Quem dera eu ainda acreditasse em Deus, por tal falo que se trata de um fluido Universal ou soma de todas as energias universais, já que temos segundo a Ciência diversidades de Universos, neste momento choques de diversos astros já Universos estão se construindo. Eu levei cerca de 30 anos para não acreditar nesse Deus do VT e NT, mas quero deixar claro eu Ruy, não acredito, daí eu passo a ser um Espírita Ateu, mas foi a própria Bíblia quem me fez ser assim, e por incrível, eu entro em contradições ao me despedir de alguém e falo assim: "vai com Deus", mas como se não acredito nele? Mas respeito quem acredita, pois eu acreditava, como posso julgar (Que é incorreto) e depois depois meter o malho.

Mas dentro do seu "Raciocínio" está corretíssima. Pois é isso mesmo, para que ele seja perfeito, necessário é que não possua sentimentos tal a nós. Isto é notório em todos os aspectos condizentes ao bom senso. Não tiro um ponto de um "J e i" de sua colocação, muito mais que perfeita.

Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.
RuyLFreitas
RuyLFreitas

Mensagens : 31
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 73
Localização : Nova Iguaçu, RJ

http://momentos-ruylfreitas.blogspot.com/ -  http://antesdomeute

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Admin Qua Ago 24, 2011 6:00 am

Amigo Sobrinho: disse você: "Se tenho como provar, afirmo. Se não tenho, apenas sugiro."...
A palavra SUGERIR evoca exatamente a DÚVIDA pois que contém em si ambas as possibilidades: certo ou errado.
E isso, para mim, é o mais importante: que a Mente NÃO se feche nisso ou naquilo (não-isso), mesmo quando todas as EVIDÊNCIAS de momento estão a indicar que é possível fixar uma dessas possibilidades...
O surgimento das tais energia escura e matéria escura é um indicativo forte do quanto NUNCA podemos aquietar a Mente e dizer "Pronto, agora é VERDADE!"...
Por isso valorizo tanto o MÉTODO CIENTÍFICO, que é a expressão máxima da LÓGICA aplicada ao mundo prático!
E o Método IMPEDE que a Mente se feche!
VERDADE é somente aquilo que AINDA não foi abalado e substituído...
Estamos no mesmo diapasão, meu amigo, e consoantes com os fundamentos do ATEÍSMO CONSCIENTE...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Pedro Sobrinho Dom Ago 21, 2011 8:01 pm

Amiga Ana:
Minha colocação não destaca o conforto de uma idéia símples. Ela destaca a inconveniência da conveniência. (gostou ???).
Eu não consigo deixar de ser sarcástico quando alguém afirma algo do qual não pode apresentar nenhuma evidência.
Minha mente pragmática liga fortemente a afirmação à evidência. Eu não consigo enxergar uma sem a outra.
Então, a minha colocação reflete esse meu modo de pensar.
Se tenho como provar, afirmo. Se não tenho, apenas sugiro.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Ana Maquiavélica Dom Ago 21, 2011 7:08 pm

Amigo Sagredus!!

Parece que você leu meus pensamentos..rsrs
Penso a mesma coisa que você.
Acho que a Mente livre não deve ter medo do "talvez". Afinal, as certezas podem muitas das vezes nos deixar estagnados.

Sou Agnóstica, não por ser mais cômodo (já que tive que essa impressão sobre a opinião do nosso amigo Sobrinho sobre tal questão).
Sou agnóstica porque me permito viver em um Mundo repleto de possibilidades.
Mesmo uma Teoria comprovada pode ser derrubada a qualquer momento desde que apareça algum fator novo.

Gosto de pensar até o cérebro dá um nó...rsrs

E glorifiquemos a Busca, não seria ela a "Deusa" do Conhecimento??..rs

"Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos". Kahlil Gibran
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Pedro Sobrinho Sáb Ago 20, 2011 5:03 pm

No meu meio, chamamos isso de "sinuca-de-bico".
"Deus existe. Mas ninguém sabe explicar o que é."
Enquanto pensava nisso tive uma idéia que vai mudar a forma de pensar da humanidade: "O Ushumaylender existe. Mas ninguém sabe explicar o que é."
Falem a verdade: Eu sou um gênio, não sou??? Um profeta talvez ???
Tá de brincadeira !!!!
Rsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Admin Sex Ago 19, 2011 2:24 pm

Perfeito!!
Gostei dessa parte: "Se existir alguma Força Superior, ela não pode ser explicada por humanos, dessa forma não terá qualquer característica que possamos conhecer ou classificar.".
Você estabeleceu uma forma de abordar a questão "deus" que impede a mera e iletrada crença mas NÃO fecha as portas da Mente para a eventual (a ser PROVADA) existência de alguma FORÇA (que pode nem ser uma força!) no comando do Universo...
São tantas as candidatas a explicação do Universo que essa própria abundância de alternativas já evidencia o quanto a questão NÃO é simples como a "solução" dos deuses abraâmicos!!
Eis algumas: a visão retratada no filme "A Vida de Truman (Show da Vida)" (se não assistiu, DEVE!!!); "somos vermes dentro de um organismo gigantesco"; o problema do cérebro numa cuba (veja no Google, se não conhecer); a possibilidade mostrada em Matrix; o que falam as doutrinas espiritualistas; o vácuo total após a morte (visão materialista de mundo); somos avatares de um imenso jogo entre seres que nos são invisíveis e inalcançáveis; deus é o Universo (panteísmo); deus está no Universo mas também fora dele (panenteísmo - Espinosa); e por aí vai...
Diante disso, o melhor mesmo é manter a Mente aberta pois as possibilidades são INÚMERAS; não há como fixar em uma e PROVAR que essa é a definitiva..
O encanto está na BUSCA...
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Qua Ago 24, 2011 5:53 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Idioma...)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Ana Maquiavélica Qua Ago 17, 2011 1:08 am

O perdão anda lado a lado com a culpa. E a culpa nada mais é do que uma fragilidade humana.
Tanto a culpa como o perdão residem em nossa consciência. Como pedir perdão se eu mesmo não consigo me perdoar? Pode algum Deus apagar da minha mente os erros cometidos já que não consigo perdoa-los?
Se para mim Deus é uma criação humana, tudo que ele diga ou faça também foi inventado pelos humanos.
Gosto sempre de repetir: Se existir alguma Força Superior, ela não pode ser explicada por humanos, dessa forma não terá qualquer característica que possamos conhecer ou classificar.
Mas, o perdão divino é bem contraditório, porque se Deus é onisciente, ele já sabia que aquele "pecado" seria cometido, não foi pego de surpresa, então não tem necessidade de ouvir confissões para perdoar.

Quem não erra é perfeito, e se é perfeito porque viver na Terra um local para aprendizado?
Culpa, perdão, culpa, perdão se revezam infinitamente na Mente de quem se auto analisa.
Pedir perdão é muito simples, o difícil é aprender com o erro até não ter mais necessidade de se auto perdoar.

A Mágoa faz mais mal para quem sente do que para quem é o alvo de tal sentimento. Guardar mágoa é reviver a dor causada, é dar importância demais para um fato que já aconteceu, e neste caso, nem a mágoa e nem o perdão poderão mudar o que já ocorreu.
Neste ponto sou bem realista e digo: "Não adianta chorar pelo leite derramado". Também não vou bancar a "boazinha" e dizer que perdoo tudo, mas uma coisa eu digo: "não guardo mágoa" porque não vou ficar remoendo mágoas passadas.
Ana Maquiavélica
Ana Maquiavélica

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 44
Localização : uberaba

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 2:52 pm

Hum...
Gosto mais da "doce energia" ao atuar (parodiando o pensador argentino Carlos Pecotche)...
E ele diz mais: observe a diferença entre a força da Razão e a razão da Força!
Mas ele fala da RAZÃO, e não da razão; sei que me entendem...
A força da Razão pode ser exposta de forma a convencer aquele que a ela se opõe, e muito do sucesso em fazer isso dependerá de algo também muito estranho e interessante de se refletir: CARISMA!!
Durante muito tempo estive em cargo de chefia, com vários setores e funcionários sobre minha supervisão. Sempre procurei agir de forma justa, e sentia que todos me atribuíam o tal CARISMA. Sentia isso no convívio com eles...
Um dia resolvi testar se era carisma ou MEDO de perder o emprego. Criei um sociograma onde todos avaliavam todos (incluindo eu) segundo diversos itens que fui elencando.
Mas eis o que fiz: as folhas de avaliação (incluindo auto-avaliação) foram "xerocadas" e distribuídas a todos, e não tinham nome de ninguém; era tudo ANÔNIMO!
A orientação era que marcassem as alternativas (sim ou não) com PONTINHOS ou TRACINHOS, de forma que ninguém poderia, pela caligrafia, descobrir o avaliador!!
O anonimato era completo, e TODOS perceberam isso.
Minha avaliação pelos funcionários foi EXCELENTE, muito acima do que eu antecipei!!
Fiquei muito feliz com o resultado e refleti sobre COMO consegui isso deles: CARISMA!!!!
De alguma forma "mágica", todos se esforçavam para que o Setor fosse bem sucedido e produzisse os resultados esperados de cada um.
SEM MEDOS, SEM AMEAÇAS, apenas auto-convencimento individual, e um apreço especial POR MIM!!
Ou seja, a "doce energia" que eu usava no trato com todos!!
Claro, no mundo militar deve ser diferente, compreendo...
Nada pode ser mesmo generalizado...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 15, 2011 1:38 pm

Concordo com o Sagredus.
Mas minha posição quanto ao perdão é pouco romântica e mais pragmática.
Meus quase trinta anos como oficial e comandante de fração de tropa, me ensinaram que o perdão é o pai da reincidência. Por isso evito ao máximo fazer uso desta "virtude humana".
Gosto de citar (novamente) Maquiavel:
"Entre como se vive e como se deveria viver há tamanha diferença que, aquele que despresa o que se faz pelo o que se deveria fazer, aprende a trabalhar mais em prol de sua ruína do que de sua conservação."
" Existe dois modos de governar os homens: Um é pelas leis, o outro é pela força. O primeiro é próprio dos homens, o segundo, dos animais. Porém, quando o primeiro não é eficiente, é imperativo que se use o segundo."
" Entre ser amado e ser temido, o melhor é ser temido. Isso é o que nos faz crer a própria natureza perversa do homem, que, mais facilmente trai a quem se ama do que a quem se teme."

Nunca fica velho este Maquiavel !!!
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 10:54 am

Bem, a amiga sabe que sou ATEU, mas peço que aceite minha compreensão a seguir...
A Lógica que usou está absolutamente correta!!!
Dados os atributos e predicados supostamente existentes em deus (se não escrevo Deus não é por desrespeito, é porque não sinto que deva fazê-lo; e o sentir deve comandar o que fazemos), na minha visão resultantes do enorme desejo do Homem em que seu suposto criador exista e lhe seja superior, INFINITAMENTE superior, não se pode admitir que ele se magoe com coisa alguma!!
Aliás, sua suposta onisciência já o teria preparado, em tese, para o evento que promoveu a necessidade do perdão; ele DEVERIA saber ANTES!
Logo, por que se magoaria???
Ademais, tendo uma reação tipicamente HUMANA, não ostentaria toda a infinitude de virtudes que se lhe atribuem os Homens!!
Então, concordo com você: existindo um deus (ainda uma hipótese para mim), e admitindo que seja infinito em todos os seus atributos e predicados, não faz qualquer sentido ter reação HUMANA!!
Quanto Filosofia teremos por aqui, não??
Espero que os demais aponham suas considerações; tema fascinante...
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Seg Ago 15, 2011 2:35 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Idioma e de destaque de palavras...)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Sra. 40030310 Seg Ago 15, 2011 5:24 am

Quando perdoamos alguem, é pq nos magoamos com algo q esse alguem nos faz, certo? Se nao nos magoássemos, nao haveria pq perdoar nao é? por exemplo: se um amigo mente pra vc, e depois vc descobre, fica magoado e pode perdoar, mas, se vc está passando na rua e uma pessoa destraida esbarra em vc e pede perdao, nao tem motivo pra perdoar, pois vc nao se magoou com aquilo. Entao me digam: Deus perdoa????
Se ele perdoa é pq se magoou, e mágoa é um sentimento que nao condiz com a perfeiçao dele. É pura logica, se ele se magoa é pq nao é perfeito, se nao é perfeito, logo, nao é Deus.
É natural d todos, pedir perdao a Deus, isso mostra q nos arrependemos, ou ao menos sabemos q erramos, mas temos q saber q Deus nao perdoa, pq ele nao se magoa conosco, pois é perfeito, e perfeiçao é algo q nao tem erros. Mágoa é um sentimento triste, e as vezes ruim, vc acha q Deus possui esse sentimento??
Abraço a todos!!
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso? Empty Re: Vc acha q Deus perdoa, ou seria o perdão, uma característica humana? Ja pensou nisso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos