ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer?

2 participantes

Ir para baixo

Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer? Empty Re: Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer?

Mensagem por Admin Qua Ago 24, 2011 5:51 am

Amigo Sobrinho: concordo inteiramente em que cultura e inteligência não estão, necessariamente, correlacionados...
Mas claro que o amigo sabe que depende do TIPO de cultura.
Se for a tal "street smart" (http://www.urbandictionary.com/define.php?term=street%20smart), é perfeitamente possível que a pessoa seja inteligente sem ter cultura FORMAL alguma...(não conseguir atinar uma expressão em nosso Idioma que possa descrever bem isso)
Seu avô era um "street smarter", se assim posso chamar...
Mas há de convir que, para adquirir cultura FORMAL, há que ser inteligente pois a Inteligência (segundo Carlos Pecotche, e eu concordo) é o conjunto das Faculdades da Mente; se bem desenvolvidas, a aquisição de cultura FORMAL é mera decorrência...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer? Empty Re: Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer?

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 22, 2011 12:29 pm

Eu tenho, ao longo do tempo, citado que a conveniência exarcebada é o ponto fraco das religiões dogmáticas. Sempre ataco esse ponto e as pessoas ficam ofendidas. Isso significa que o "ataque" atingiu o alvo.
Mas, penso eu, que inteligência e cultura são coisas diferentes. Meu finado avô paterno foi um personagem histórico de média fama. Chamava-se Pedro Sobrinho (me deram o mesmo nome), mas ficou conhecido como "Pedro Corisco", importante membro de uma quadrilha de bandoleiros que assolava o NE brasileiro nos anos de 1930, liderados pelo famoso Lampião(Virgulino Ferreira).
Não tenho nenhum orgulho dos maus feitos de meu avô. Era um criminoso como qualquer outro. Mas aprendi muito com ele.
Analfabeto total, tinha uma inteligência aguçada, fazia previsões políticas com absoluta precisão, não diferente de outros tipos de previsões. Mas o que mais importa agora é destacar que ele era ateu.
A relação que o bando de Lampião tinha com o padre Cícero (Juazeiro, CE) e com a igreja católica o levou a isso. O bando roubava e matava para a igreja e a mando da igreja, que ficava com todo ouro e pedrarias roubados das fazendas. Em troca, fornecia armas, munição e víveres ao bando. Em outra oportunidade, conto detalhes que ouvi de meu avô sobre este "crime organizado".
Estou relatando isso para mostrar a minha visão de que cultura não interfere em crença religiosa, mesmo porque, a cultura é relativa a uma ciência ou a poucas ciências. O discurso religioso de um matemático pode ser diferente do discurso religioso de um paleontólogo.
O meu avô não sabia ler nem escrever o próprio nome, mas não podia ser enganado por alguém cheio de diplomas universitários, e muitos passavam vergonha ao debater com ele.
Além disso, o Lula também é iletrado, mas.......
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer? Empty Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer?

Mensagem por Admin Seg Ago 22, 2011 12:07 pm

Caminhando hoje com um conhecido, ele me revelou algo interessante, que parece confirmar que, para pessoas como ele, deus é o RESPONSÁVEL pelo que ele faz, não importa se é certo ou não...
Explico: durante a conversa, declarou ele que não considera que os negros sejam iguais a ele, branco, ainda que ele mesmo reconheça que isso está errado; apenas não consegue mudar seus conceitos. Se estiver no ônibus e uma senhora negra aparecer, não levanta para dar o lugar.
Em seguida, colocou que costuma pedir a deus para que o ajude nesse preconceito, que ele reconhece como errado, mas não tem tido sucesso na luta contra essa postura mental.
Questionei a posição dizendo que ele detém as condições internas para mudar, se assim se dispuser a fazer com toda a vontade; rejeitou dizendo que não consegue, e que espera de deus uma ajuda!
Ora, não é interessante?
Ele se reconhece em erro, mas é impotente para fazer, por si mesmo, o que SABE que precisa fazer.
Como pede ajuda a deus, e deus não o ajuda, será que, de alguma forma enviesada, ele acaba assumindo que deus não considera isso tão importante? Porque ele pede, não é atendido, sabe que deus é onipresente e onipotente, e nada acontece; logo, conclusão dele: deus tem outros planos para mim!!!
Quão CONVENIENTE é isso, não??
Agora, ele é até bem culto, e CRÊ em algo assim tão absurdo.
O que podemos dizer de BILHÕES de pessoas que creem neste mesmo tipo de deus e são MENOS cultos e inteligentes que ele??
Será que, no fundo, no fundo, a aceitação DESSE tipo de deus não seria mero atendimento da CONVENIÊNCIA PESSOAL??
Claro que a manipulação engendrada pelos ESPERTOS MILENARES é poderosa, mas ele não é um iletrado qualquer, tem recursos mentais aptos e suficientes para resolver a questão!!
O que podem agregar os amigos?
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer? Empty Re: Não seria o deus abraâmico mais uma CONVENIÊNCIA do que outra coisa qualquer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos