ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

5 participantes

Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Admin Dom Set 25, 2011 3:54 pm

Amigo aguiarubra: peço desculpas pela demora na resposta; tenho feito, forçosamente, uma dieta de computador pois está afetando minha visão já não muito boa...
Mas sua postagem é primorosa!!
Não conhecia o trabalho de Richet; certamente ele asseverou o que eu mesmo tenho defendido: se o Espiritismo deseja ser reconhecido como VERDADE, precisa (PRECISA!!) procurar a Ciência cética e metódica, e propor-lhe experimentos que confirmem o que diz; caso contrário, quedará esquecida na trilha da História...
Não há o Espiritismo que posar de donzela ofendida quando a Ciência, e pessoas como eu e você, demandamos uma ação mais efetiva e pró-ativa na direção da confirmação de seus ensinos; essa postura relutante só compromete a qualidade da doutrina lançando-a na vala comum das religiões abraâmicas; certamente não é o que desejam seus seguidores, e nem eu mesmo...
Ou será que os amigos espíritas estão esperando um "messias" que seja porta-voz vigoroso e combatente pela doutrina??
Como disse Vandré, quem sabe faz a hora, não espera acontecer...
Que nossas palavras sirvam de estímulo e força aos amigos espíritas para que façam o que a História deles espera...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por KÉFREN Ter Ago 23, 2011 5:48 pm

O que a bíblia pensa, diz, manifesta ou alude com relação a pensamentos sérios é tão importante para mim quanto o que o Peter Pan imagina ou o Tio Patinhas aspira...!
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Ectoplasma (termo criado por um Nobel de Fisiologia)

Mensagem por aguiarubra Ter Ago 23, 2011 12:54 pm

Caro amigo Sagredus Lucidus: sim, acredito também que se deveriam repetir as experiências com ectoplasma. No passado foram muito combatidos e vários cientistas chegaram a quase torturar médiuns de efeitos físicos para tentar "desmascará-los". Infelizmente, muitos vigaristas se apresentavam, e em tal quantidade que essas experiências cessaram e Charles Richet (Nobel de Fisiologia 1913: Richet criou o termo "ectoplasma"), após escrever "Tratado de Metapsiquica" (1922) acrescentou na 2ª edição, desalentado:

"...se os Espíritas fossem justos, reconheceriam que a minha tentativa de fazer entrar na ordem dos fatos científicos todos os fenômenos que constituem a base de sua fé, mereceria eu verdadeiramente alguma indulgência..."

Trecho completo: no site "autoresespiritasclassicos" (não consigo postar o link completo esta obra está disponível para download)

"...III. Os espíritas receberam o meu Tratado de Metapsíquica com grande frieza. Compreendo o seu estado de espírito. Em vez de aceitar a sua teoria ingênua e frágil, propus aguardar, para se constituir qualquer teoria defensável, que os fatos fossem classificados, codificados, marcados, acompanhando-os das necessárias exigências do método experimental. Ao contrário, os espíritas julgam possuir já uma explicação adequada para todos os fenômenos. Disse-lhes que a sua explicação era hipotética, mas não hesitei em reconhecer que em certos casos, raros, a hipótese espírita, simplista, parecia ser preferível. Creio bem que isso não é senão uma aparência. Portanto a aparência continua nela.

Se os espíritas fossem justos, reconheceriam que a minha tentativa de fazer entrar na ordem dos fatos científicos todos os fenômenos que constituem a base de sua fé, mereceria eu verdadeiramente alguma indulgência.

Reconhecem eles que o passo dado para trás é largo, já que desde agora a metapsíquica subjetiva (criptestesia) parece estar definitivamente classificada como um fato científico confirmado.

A ciência é, acima de tudo, a soberana mestra do futuro. Não será por meio de preces, nem por atos de fé nem por convicções irrefletidas, que ela irá tomar corpo: é unicamente por meio de investigações exatas, multiplicadas.
E, sem receio de repetição, direi que é necessário ser também tão audacioso na hipótese como rigoroso na experimentação.

O primeiro tratado de Metapsíquica irá ter a sina comum. Ele irá logo ficar para trás e cair em desuso, porque os progressos desta nova ciência serão rápidos.

Porém ninguém mais do que eu se dará por feliz se topar com um novo tratado, mais complexo, mais demonstrativo, que retifique os erros, repare as omissões, dissipe as incertezas, as obscuridades, as contradições deste esboço - o primeiro memorial metódico e didático de angustiantes
problemas..."

Richet estudou tão profundamente os fenômenos espíritas - especialmente o ectoplasma ("profundamente", i.é, com os recursos que tinha em mão) que foi o precursor da Parapsicologia, hoje considerada "pseudo-ciência" pela comunidade científica.

De mãos dadas com o desprezo de gente que dizia que Einstein e os físicos quânticos não passavam de embusteiros da Ciência, os espíritas também relegaram Richet ao ostracismo, "esquecendo-se" também do que escreveu Allan Kardec em "A Gênese":

"...Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará...

Mas, segundo o alerta de um grande divulgador espírita (Carlos de Brito Imbassahy), se os espiritas continuarem "retardando-se" com relação à Ciência, vão fazer o Espiritismo soçobrar e desaparecer, submergido como "seita cristã"! Realmente, precisam se livrar de vários "pré-conceitos religiosos", antes que se possam firmar em seu tripé de Filosofia, Ética Humanista (que é diferente de "Religião de adoradores de Cristo") e Ciência Holística.

aguiarubra

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Admin Ter Ago 23, 2011 10:17 am

Caro amigo aguiarubra: talvez eu tenha deixado de fora exatamente o ponto que mais queria expor; ainda assim, agradecemos o aporte erudito, certamente útil a todos nós...
Quando exortei os amigos espíritas a procurarem Randi (ou Joe Nickell, ou a NASA, sei lá; alguém!), eu deveria ter dito que o experimento seria sobre ECTOPLASMA, algo que seria REAL, (quase) material, algo que a Ciência, mesmo mediante extremistas como Randi, poderia verificar! Instrumentos são capazes disso!!
É claro que a existência em si de espíritos é de DIFICÍLIMA prova FÍSICA; mas um fenômeno como a ECTOPLASMIA não o é!!
As demais manifestações espiríticas (acho que é esse o adjetivo) poderiam ficar de fora dada a dificuldade para isolar as causas...
O ECTOPLASMA é o melhor (acho) meio de PROVAR que há espíritos e que há manifestações mediúnicas a ele relacionadas.
Quanto ao que a Física Teórica pode engendrar, e que permita, em algum momento, a inserção do conceito de espírito em suas equações, não importa muito, para mim; conheço como pensam os matemáticos e eles não têm LIMITES!
Se as equações não rejeitam, está valendo!!
Mas quem é matemático SABE que o abraço com a Realidade OBJETIVA vai somente até certo ponto; além dele, é a mais pura confiança TOTAL nas equações!!
Ora, vi um físico brasileiro inserir uma partícula chamada espírito no meio da Física Quântica, e tudo funcionou!!!
Concluiu, ele, então, que estava provada a existência desse ser!!
?!???!??!?!?!?!?!?!
Há CENTENAS de partículas na Teoria!!!
Uma a mais, uma a menos...
Assim fica fácil!!
Volto ao ponto central de minha postagem, não explicitado no início: estou falando do ECTOPLASMA, e da oportunidade que o Espiritismo tem de PROVAR suas concepções usando EXATAMENTE esse fenômeno!!
Se, sob condições controladas PELA CIÊNCIA, o fenômeno acontecer e não oferecer nenhuma possibilidade de explicação a não ser mediante a aceitação da existência de espíritos e seu poder de produzir ECTOPLASMA (ou seria o próprio médium? Não conheço muito bem...), a toda poderosa CIÊNCIA terá (TERÁ!!!!) que se render!
E o curso da História será alterado PARA SEMPRE, com progressos jamais imaginados para a Humanidade!!
Será que os amigos espíritas e suas Federações não vislumbram tal destino e o quanto a eles cabe promover sua realização??
Alegar que a doutrina não é proselista, que acolhe mas não busca o adepto, que tudo tem seu tempo, etc, é, de fato, fazer História??
Soa-me muito acanhada a postura dos amigos espíritas perante algo TÃO grave e TÃO decisivo para o Homem...
Eu não operaria dessa forma...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por aguiarubra Ter Ago 23, 2011 8:19 am

Admin escreveu:"...Porém, o ponto é diverso: o ESPÍRITO, se admitido como existente e no comando do CORPO, e sendo de natureza SUTIL, NÃO pode ser detectado por NENHUM instrumento inventado pelo Homem pois o ESPÍRITO é de OUTRA ESSÊNCIA, não pode ser alcançado por instrumentos FÍSICOS!!! Ondas são FÍSICAS!!!
Mas a Ciência pode aferir OS EFEITOS com causas supostamente imputadas a espíritos conforme o Espiritismo ensina!..."
A História das Ciências está cheia de exemplos de descobertas relegadas ao esquecimento por desprezo de quem compunha o grupo de autoridades oficiais. Thomas Kuhn, estudando esses casos, elaborou o conceito de "paradigma" em sua obra célebre "A Estrutura das Revoluções Científicas". Um exemplo: no começo do século XX, a fonte de luz e calor no Sol era afirmada, pelo "establisment científico", como proveniente da queima de grandes florestas. Einstein era só mais um maluco a contestar isso, com a "mística" ideia de que a matéria era energia, baseada no "esquisito e improvável conto de fadas" sobre o "obscuro átomo" de Demócrito. Presentemente, há grande polêmica sobre a alegação de que a matéria possa existir com elementos não bariônicos (vide "matéria escura") e busca-se, com o LHC, voltar-se "ao normal" das considerações científicas (Kuhn também discute o conceito de "normal" em Ciencia). O problema com a matéria escura é que ela NÃO pode ser detectada por NENHUM instrumento inventado pelo Homem. E ainda por cima, os cosmologistas são "obrigados" a encarar a "energia escura", que é tão estapafúrdia que "existir espíritos" é bem mais inteligível do que existir tal tipo de energia (a energia escura é capaz de fazer "desvanecer" o Universo, como se tudo não passasse de um sonho...??? (...de Vishnu?????...rsrsrsrsrs...)
Admin escreveu:"...O que sempre peço aos amigos espíritas é que PROCUREM a Ciência materialista e cética e promovam EXPERIMENTOS controlados POR ELA de forma a PROVAR que tais entidades existem!!!
Já fui até mais longe que isso (alguns não gostaram e jogaram pedras): exortei os amigos espíritas a procurarem James Randi, que mantém, como deve saber, um prêmio permanente de US$1.000.000,00 para quem demonstrar QUALQUER evento que não possa ser compreendido por ele e explicado pelas Leis da Física..."
Mas isso já foi feito nos fins do século XIX e início do século XX. Se uma cientista como Marie Curie (a única ganhadora de dois prêmios Nobel em ciências exatas) foi considerada "ingênua" ao atestar a validade dos fenômenos espiritas (e ela ganhou o Nobel principalmente por ter aperfeiçoado os controles experimentais!!!), pode-se ver que Jamis Randi é até "modesto" ao oferecer 1 milhão de dólares, pois se ele oferecesse 1 trilhão, também não precisaria se preocupar em pagar, já que trabalha num verdadeiro "campo minado" para quem procurar fazer estes experimentos psíquicos! Em "A Nova Inquisição: Racionalismo Irracional e a Fortaleza da Ciência" (ed. Madras), o agnóstico Robert Anton Wilson desmascara a pretensa "isenção" de Randi e o CSICOP (que fica longe de eventos mediúnicos como os de Chico Xavier, prá não perder seu rico dinheirinho). As "provas físicas" que Randi exige supera as expectativas que o LHC e o FERMILAB tem sobre a descoberta do 'bóson de Higgs'. Pela Teoria M, o Espiritismo só satisfaria o CSICOP se pudesse causar fenômenos como os que podem ser vistos em "Caça-Fantasmas 1 e 2", pois ocorre algo como a interpenetração de duas "branas" de universos paralelos! Ora, na Teoria M, essa "interpenetração" é o que causou o Big-Bang!!!! Então, Randi pode ficar tranquilíssimo: nenhum médium satisfará as exigencias "cientificistas" dele.

Admin escreveu:"...Infelizmente, os amigos espíritas ainda não intentaram tal procedimento; alguns já até disseram que o Espiritismo não vai ao Homem mas, sim, o contrário; outros alegaram que a doutrina não é proselitista, etc.
Mas já imaginou a REPERCUSSÃO mundial que teria uma confirmação do próprio Randi??? Mudaria o rumo da HISTÓRIA!!!
Tudo me soa como uma espécie de escapismo (sem ofensas aos amigos espíritas), de evasão, de fuga enfim; se os eventos mediúnicos são REAIS, e o Espiritismo pretende parear-se com a Ciência (dizendo-se fé raciocinada), DEVE acatar os métodos científicos sob pena de, em não fazê-lo, ser classificado como apenas mais uma CRENÇA, desqualificando-se!!
É verdade. O próprio Kardec também fez essa exigência, considerando a base científica um dos tripés da doutrina. Hoje temos, no Brasil, as pesquisas do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira (vide palestras dele no youtube) ocorrendo sob controle da USP, que procura associar a mediunidade à fisiologia da glândula pineal. Infelizmente, digo eu, há opositores espíritas aos trabalhos dele, que o desautorizam a prosseguir nessa linha, alegando que a pineal é um orgão "vestigial" que não pode ser responsável pela mediunidade! Aliam-se, assim, os próprios espíritas às vozes contrárias de cristãos e ateus a esses experimentos. Realmente, é tão difícil prosseguir no estabelecimento da Ciência Espírita como foi difícil, para Copérnico, Kepler e Galileu estabelecerem a Ciência da Física como a estudamos hoje no ensino médio escolar.
Admin escreveu:"...Mas não estou afirmando que existem espíritos; estou apenas asseverando que, SE existirem, devem de NATUREZA DIVERSA da natureza FÍSICA (caso contrário, morreriam com a morte do corpo) e, portanto, não vejo como algo FÍSICO possa detectar algo SUPRA-FÍSICO, exceto, é claro, pelos EFEITOS!!
E, quando apenas EFEITOS podem ser detectados, não há como precisar se a CAUSA de tais efeitos é FÍSICA ou não (claro, admitindo que há espíritos, parte da hipótese que aventei)...
Sim, é verdade! Quem mais trabalha diretamente na detecção desses 'efeitos' são físicos quânticos como Amiti Goswami e psiquiatras como Stanislav Grof e Brian Weiss. Outros, como Fred Alan Wolf, Fritjof Kapra, C.G.Jung e os físicos da Teria M fundamentam a "teoria de tudo" que tenha a possibilidade de abarcar até mesmo o mundo dos espíritos (ou, no mínimo, da intercomunicação entre nossa dimensão e a dos espíritos). Assista "A Casa da Noite Eterna", encontrável na web até mesmo dublado. A Ciência Espírita, se algum dia chegar a existir (com a ajuda desses colaboradores que citei) será idêntico ao que se pode assistir nesse filme (inclusive os perigos das mortes dos pesquisadores).

aguiarubra

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Admin Sex Ago 19, 2011 3:08 pm

Amigo Sobrinho: penso que não me expliquei a contento...
CLARO que ondas eletromagnéticas podem evidenciar que o comando do carrinho lhe é exterior; não há dúvidas sobre isso...
Porém, o ponto é diverso: o ESPÍRITO, se admitido como existente e no comando do CORPO, e sendo de natureza SUTIL, NÃO pode ser detectado por NENHUM instrumento inventado pelo Homem pois o ESPÍRITO é de OUTRA ESSÊNCIA, não pode ser alcançado por instrumentos FÍSICOS!!! Ondas são FÍSICAS!!!
Mas a Ciência pode aferir OS EFEITOS com causas supostamente imputadas a espíritos conforme o Espiritismo ensina!
O que sempre peço aos amigos espíritas é que PROCUREM a Ciência materialista e cética e promovam EXPERIMENTOS controlados POR ELA de forma a PROVAR que tais entidades existem!!!
Já fui até mais longe que isso (alguns não gostaram e jogaram pedras): exortei os amigos espíritas a procurarem James Randi, que mantém, como deve saber, um prêmio permanente de US$1.000.000,00 para quem demonstrar QUALQUER evento que não possa ser compreendido por ele e explicado pelas Leis da Física.
Infelizmente, os amigos espíritas ainda não intentaram tal procedimento; alguns já até disseram que o Espiritismo não vai ao Homem mas, sim, o contrário; outros alegaram que a doutrina não é proselitista, etc.
Mas já imaginou a REPERCUSSÃO mundial que teria uma confirmação do próprio Randi??? Mudaria o rumo da HISTÓRIA!!!
Tudo me soa como uma espécie de escapismo (sem ofensas aos amigos espíritas), de evasão, de fuga enfim; se os eventos mediúnicos são REAIS, e o Espiritismo pretende parear-se com a Ciência (dizendo-se fé raciocinada), DEVE acatar os métodos científicos sob pena de, em não fazê-lo, ser classificado como apenas mais uma CRENÇA, desqualificando-se!!
Mas não estou afirmando que existem espíritos; estou apenas asseverando que, SE existirem, devem de NATUREZA DIVERSA da natureza FÍSICA (caso contrário, morreriam com a morte do corpo) e, portanto, não vejo como algo FÍSICO possa detectar algo SUPRA-FÍSICO, exceto, é claro, pelos EFEITOS!!
E, quando apenas EFEITOS podem ser detectados, não há como precisar se a CAUSA de tais efeitos é FÍSICA ou não (claro, admitindo que há espíritos, parte da hipótese que aventei)...
Enfim (ufa!), é mais sutil do que você vislumbrou..
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por aguiarubra Qua Ago 17, 2011 1:57 am

Kardec, como "codificador" do Espiritismo, realizou a "atualização" das materializações na Bíblia e tudo se segue como a "Sra. 40030310" explanou muito bem. No entanto, Kardec foi apenas um pioneiro nessa revelação das possibilidades de comunicação com entidades vivas do além-túmulo. Para salvar a Filosofia Espirita e 'salvaguardar' o "Cristinianismo" Espírita, urge continuar as pesquisas dos fenômenos espíritas pela investigação científica. O modelo-padrão "materialista-reducionista", como exemplificado nos argumentos de "Pedro Sobrinho", está com seus dias contados, pois desde o início do século XX se vem mostrando e demonstrando que a "matéria maquínica" não existe, sendo que o que "funciona" em seu lugar é uma rede de interações entre partículas e sub-partículas "virtuais", que é só pura energia, da qual "emerge" a consciência no cérebro "maquínico". As explicações das origens do pensamento "inteligente" do cérebro lembram complexos "hidráulicos" de neuro-estimuladores que, para cada ato de pensar, supõe o eflúvio de hormônios (em jorro caótico "racional", segundo filósofos da mente como Daniel C. Dennett) que se "acostumaram" a surgir assim através de 13,7 bilhões de anos de evolução das "rochas" no Universo, que por muito "trombar" por aí, foi formando o cérebro "pensante" aos poucos!!! Na concepção espírita, a alma pensa e o cérebro (matéria) segrega as substâncias detectadas nos tomógrafos "PET". Na concepção de um zoologista como Richard Dawkins, os "genes egoistas", por acaso, se combinaram há bilhões de anos para produzir o pensamento...O que não é perdoável em Dawkins, um cientísta de renome, é o seu desconhecimento tácito das implicações do Teorema da Incompletude do lógico-matemático Kurt Godel, que diria que uma "máquina pensante" não pode "se pensar" como máquina, sem transcender seu próprio 'maquinismo' e pensar para além de sua "programação" implícita!!! A admissão, pura e simples, de capacidade de auto-aperfeiçoamento já obriga, necessáriamente, a existência de um "programador" explícito a dirigir-lhe a "evolução" a algo melhor. O livro de Richard Dawkins "O Relojoeiro Cego", que trata de assunto similar, fala mais da cegueira "ideológica" de Dawkins do que da impossibilidade da existência de espíritos de outra dimensão.
Os "maquinistas" contemporâneos puseram em funcionamento o LHC e colidem partículas entre si para descobrirem um bóson "inteligente" que seria o responsável pela "existência" desses campos de força que conhecemos por "átomos". Mas, se essa descoberta acontecer mesmo, além do proponente do modêlo padrão de partículas, Peter Higgs, ganhar seu merecido Prêmio Nobel, a comunidade científica "maquínica" terá que encarar um 'terrível' universo de 11 dimensões, sendo que a 11ª dimensão é uma "membrana" tão extensa quanto 13,7 bilhões de anos-luz e apontar para a existência de outros universos tão próximo a nós quanto é próximo uma "corda" da outra (vide Teoria M e as "p-branas"). A consequência imediata desse Nobel é tornar impossivel, estatisticamente, sustentar a afirmação de que o nosso Universo, entre infinitos outros multi-universos, é o único com vida consciente e inteligente, que só pode existir sob a forma "material" dos defensores do materialismo reducionista (vide "Hipótese da Terra Rara" na wikipédia). Vai haver a necessidade científica de se postular um mundo de espíritos "comunicantes" com o nosso, talvez diferente do exposto por Kardec em "O Livro dos Espíritos" (vide no blog "Evangelizando pela Razão" o artigo "Uma Refutação ao Espiritismo", de Caio Rossi). Na USP, o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira desenvolveu um estudo da glândula pineal que a coloca como "antena" para captar as comunicações além-túmulo e aponta para uma nova possibilidade do Espiritismo provar sua consistência com a verdade empírica, com base fisiológica para atestar os fenômenos mediúnicos. O Dr. Sérgio tem palestras que podem ser assistidas no youtube: basta digitar "SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA" e assistir, por exemplo, a palestra intitulada "PINEAL: CIÊNCIA E MITO"; há também "A GLÂNDULA PINEAL" e "AS CONCREÇÕES CALCÁRIAS DA GLÂNDULA PINEAL", além de outros vídeos de palestras dele. Assim, os tempos em que o cérebro "produzia espírito" como o fígado produz bílis já está sendo enterrado "cosmológicamente", "quântico-relativisticamente" e "médicamente".

aguiarubra

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Sra. 40030310 Ter Ago 16, 2011 1:26 am

Olá amigos!!!
Não é q o espiritismo se preoculpe em comparar suas ideias aos relatos das escrituras (sabemos sim q ela teve seu corpo adulterado para melhor se acomodar a ICAR ), mas ainda existem textos, um tanto quanto alegórico q tem significados diferente dos q muitos levam ao pé da letra. O unico intuito em demonstrar fatos da biblia com a visão espirita, é unicamente para demonstrar q o espiritismo respeita a biblia, diferente do que muitos pensam.
De maneira alguma ofendeu-me, ao contrário, o questionamento é enriquecedor a todos nós.
Grande abraço
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 15, 2011 5:05 pm

Caro Sagredus:
No caso do carrinho há sim como provar que existe uma ação física externa: As ondas eletromagnéticas emitidas pelo controle remoto. Elas não podem ser vistas, mas podem ser detectadas e medidas com extrema precisão.
Eu sei que é uma analogia, um simbolismo, mas o que quero ressaltar é que se houver uma investigação profunda, com emprego te todos os recursos disponíveis e com a projeção de novas técnicas e tecnologias, algo vai aparecer.
Já no caso do espírito, tudo que já apareceu pode ser explicado e demonstrado cientificamente, não há um só fenômeno espiritual que não possa ser reproduzido em laboratório. E tem muita gente tentando.
Eu gosto da analogia de Plutão. Muito antes de existirem aparelhos (tecnologia) capaz de visualizar o pequeno asteróide (foi rebaixado da condição de planeta), já se sabia de sua existência pelas pequenas alterações que a sua gravidade causava nos planetas vizinhos, sobretudo em Urano e Netuno.
Quando digo que um dano físico ou quimico no cérebro deveria deixar um sinal da existência do espírito, digo um sinal sutil, mas inexplicável. Só que, até hoje, apesar dos milhões de casos, não há nem o mais tênue sinal. Nada mesmo.
Tudo que existe pode ser, como já repeti várias vezes, explicado e reproduzido. Por isso existem milionários dispostos a pagar milhões por um fenômeno paranormal inexplicado, mas, até hoje, ninguém conseguiu o prêmio.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 4:02 pm

Está muito bom esse debate!!
Eis algo para a reflexão do amigo: se, na analogia do carrinho, eu lhe retirar todas as rodas, ele deixará de andar mesmo que o controle remoto ainda esteja ativo e operando...
E alguém poderá concluir, ERRADAMENTE, que é o próprio carrinho o mentor dos movimentos...
O dano no OBJETO (nosso corpo) apenas prova que ele, o objeto, se tornou incapaz de realizar suas funções; não prova mais nada além disso!!
E é exatamente esse o problema: não há como provar que não há algo além!!!
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 15, 2011 3:43 pm

Eu acredito que seja o cérebro a causa primeira.
Isso porque, sendo e espírito imaterial, ficaria este isento de danos provocados por meios mecânicos. Mas a observação nos mostra que acidentes mecânicos que causam dano ao cérebro, alteram por completo, em muitos casos, todo o comportamento do indivíduo. Não é diferente em danos químicos provocados por drogas.
Temos o famoso exemplo do ator Gerson Brener que perdeu parte do cérebro em um tiro. Entrevistas dele e de familiares revelaram, além de completa amnésia, uma mudança comportamental radical. Uma completa inversão do caráter.
Se o espírito fosse a causa primeira, restaria algo depois de qualquer dano químico ou físico, não só na memória mas em todas as características comportamentais.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Dando uma de advogado do diabo...

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 3:32 pm

Os amigos já sabem que sou um cultor da DÚVIDA metódica, aquela que questiona tudo, e sempre, mas que não fecha a Mente a outras possibilidades de explicação da Realidade..
Nesta linha de investigação, proponho o seguinte problema, colocado no YR há algum tempo: COMO provar que o cérebro é causa PRIMEIRA do Homem, e não causa SEGUNDA, sendo o espírito a verdadeira causa PRIMEIRA???
Uma analogia poderia ser um carrinho de brinquedo manejado por controle remoto: quem vê o carrinho poderá inferir que é O PRÓPRIO carro o autor dos movimentos que apresenta, o que não é verdade.
Deixo a extensão da reflexão, e seu devido refinamento, aos amigos do Fórum, mais que capazes de fazê-lo...
Uma tal analogia (e outras podem ser imaginadas) mostra que é muito difícil, senão impossível, PROVAR que o cérebro é a causa PRIMEIRA do Homem pois a Ciência, que detém instrumentos MATERIAIS para aferição dos fenômenos, não está aparelhada para detectar uma suposta outra causa primeira, que seria o espírito imaterial. Seria como usar um estetoscópio para medir a amperagem da minha geladeira. O instrumento de medição e o objeto a ser medido têm que ter A MESMA NATUREZA; e matéria e espírito supostamente não a têm!
Não penso que a Ciência possa resolver tal problema!
Isso apenas recomenda CUIDADO com as conclusões da Ciência, que falhou e falha em diversos aspectos, ainda que acerte profusamente!
E olha que sou um matemático, portanto um cientista!!
Eis uma falha imperdoável da Ciência, só para exemplificar: a classificação do Homem como "animal racional".
Ora, como assim???
Um animal é um "ser irracional"; por substituição direta na "equação", teríamos que o Homem é um "ser irracional racional"!!!
Não faz o menor sentido!!!
Além disso, e muito mais importante: EU sou INFINITAMENTE superior a TODOS os animais JUNTOS!!!!
Pode soar como arrogância, vaidade ou prepotência, mas não é; quem mergulha profundamente em seu próprio mundo interior, e logrou atingir um refinamento intelectual e cultural de bom nível, SABE o quanto está distante dos animais!!!
Portanto, se EU sou INFINITAMENTE superior aos animais, que sentido faz colocar-me no conjunto que os define?????
Não pertenço ao Reino Animal; pertenço ao Reino HOMINAL; a mera análise taxonômica indica isso!!
Mas os espíritas ainda estão a dever uma ação mais efetiva e abrangente no sentido de PROVAR que há espíritos, há manifestações mediúnicas, e que o mundo invisível é tão REAL quanto esse que acabo de chutar!! Se há tais fenômenos, que sejam feitos às claras, de dia, sem restrições de movimentos, e perante a CIÊNCIA CÉTICA; quem sabe, um dia...
Deixo tais reflexões à disposição de todos pois o diabo está me chamando agora (rsrs)... Twisted Evil
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Pedro Sobrinho Seg Ago 15, 2011 1:25 pm

Eu vejo o espiritismo como uma forma primitiva de explicar fenômenos naturais que ocorrem no cérebro humano. Sabemos, e é provado, que o Cérebro humano produz e utiliza energia elétrica para funcionar. Tudo que sentimos através dos cinco sentidos nada mais é que codificação e decodificação elétrica.
Qualquer estudante de nível médio deveria saber que um circuito elétrico gera radiofrequências (ondas e campos eletromagnéticos) e esses fenômenos elétricos reproduzem milhares de outros fenômenos.
Até hoje, não encontrei um só fenômeno "espírita" que eu não pudesse explicar eletricamente e mostrar sua reprodução artificial.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Admin Seg Ago 15, 2011 10:45 am

Cara amiga: que bom que tenha postado temas do Espiritismo; gosto muito da doutrina e estou sempre disposto a APRENDER algo mais...
Eis uma pergunta que faço, e que já havia, em essência, colocado ao nosso amigo Ruy Freitas: considerando a história NEGRA da igreja católica, e considerando que APENAS ELA teve domínio TOTAL sobre o conteúdo da bíblia, será que dá, MESMO, para atribuir confiabilidade ao que lá está escrito?
Ademais, o Espiritismo é auto-suficiente em seus conceitos (você deve saber que ESTUDEI profundamente os 4 principais livros de Kardec) e, na minha visão, não precisa da bíblia nem de jesus.
Esse atrelamento ao livro e ao que lá está exarado gera reservas por parte de todos os que conhecem a história da igreja católica e exigem que o Universo confirme todos aqueles eventos "milagrosos" que lá estão (conheço a posição do Espiritismo: não são milagres).
Esse desgaste da doutrina é, na minha opinião, totalmente desnecessário, já que ela se sustenta por si mesma (claro, admitidas a existência de deus e de espíritos que conosco se comunicam; como sabe, são ainda hipóteses para mim).
Claro que uma "roupagem" espírita pode ser aplicada ao livro; ele é tão aberto ao simbolismo que quase tudo pode ser encaixado (profecias são um exemplo, ainda que sempre "ex post facto"), mas é, de fato, um imperativo para os espíritas??
Se tiver a curiosidade de ler o que escrevi em resposta ao amigo Ruy poderá complementar a moldura de minhas ideias...
Peço desculpas se, por puro descuido, feri algum valor que preza; não foi a intenção...
Fique INTEIRAMENTE à vontade para postar o que achar útil aos demais; afinal "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Sra. 40030310 Seg Ago 15, 2011 6:12 am

O ministério dos anjos, esse ministério divino, a que o apóstolo Paulo se referiu
tantas vezes, é exercido através da mediunidade. A própria Bíblia nos relata uma infinidade
de comunicações mediúnicas. Veja-se, por exemplo, as palavras do rei Samuel, em
Provérbios, 31:1-9, que, segundo o texto bíblico, são "a profecia com que lhe ensinou sua
mãe". Temos ali uma comunicação espírita integralmente reproduzida na Bíblia. A mãe do
rei Samuel) não em forma de anjo, mas na sua própria forma humana) aparece ao Rei e lhe
dita a mensagem.
A Bíblia condenou essa comunicação? Não. Pelo contrário, aprovou-a e
transcreveu-a. Em Números l 1:23-25, temos a descrição de dois fatos mediúnicos valiosos.
Primeiro, o Senhor fala a Moisés. Depois, Moisés reúne os setenta anciãos, formando uma
roda, e o Senhor se manifesta materialmente, descendo numa nuvem. Temos a
comunicação pessoal de Jeová a Moisés, e a seguir o fenômeno evidente de materialização
de Jeová, através da mediunidade dos anciãos, reunidos para isso na tenda. A nuvem é a
formação de ectoplasma na qual o espírito se corporifica.
Só os que não conhecem os fenômenos espíritas podem aceitar que ali se deu um
milagre, um fato sobrenatural. E podem aceitar, também, a manifestação do próprio Deus.
Longe disso. Jeová era o espírito protetor de Israel, que se apresentava como Deus, porque
a mentalidade dos povos do tempo era mitológica, e os espíritos eram considerados deuses.
O filósofo Tales de Mileto já dizia, na Grécia, cinco séculos antes de Cristo: "O mundo é
cheio de deuses". Os espíritos elevados eram considerados deuses benéficos, e os espíritos inferiores eram deuses maléficos. Daí a invenção do Diabo, como concorrente de Deus no
domínio do mundo e das almas.
Deuses, anjos e demônios, da Bíblia, dos Vedas, do Alcorão, de todos os livros
sagrados, nada mais são do que espíritos. Como podem essas criaturas condenar o
Espiritismo? Elas são a prova tradicional da verdade espírita, ao longo da História, como
ensina Kardec. O que Moisés condenou foi apenas o abuso da mediunidade. Isso, o
Espiritismo também condena.

-MOISÉS PROIBIU PRECISAMENTE O QUE O ESPIRITISMO PROÍBE
A condenação do Espiritismo pela Bíblia, que é a mais citada e repetida, figura no
Cap. 19 do Deuteronômio. É a condenação de Moisés, que vai do versículo 9 ao 14. A
tradução, como sempre, varia de um tradutor para outro, e às vezes nas diversas edições da
mesma tradução. Moisés proíbe os judeus, quando se estabeleceram em Canaã, de praticar
estas abominações: fazer os filhos passarem pelo fogo; entregar-se à adivinhação,
prognosticar, agourar ou fazer feitiçaria; fazer encantamento, necromancia, magia, ou
consultar os mortos. E Moisés acrescenta, no versículo 14: "Porque essas nações, que hás
de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores, porém a ti o Senhor teu Deus
não permitiu tal coisa". Assim está na tradução de Almeida, mas variando de forma, por
exemplo, na edição das Sociedades Bíblicas Unidas e na edição mais recente da Sociedade
Bíblica do Brasil.
Na primeira dessas edições (ambas da mesma tradução de João Ferreira de
Almeida) lê-se, por exemplo: "quem pergunte a um espírito adivinhante", e na segunda:
"quem consulte os mortos". Na tradução de António Pereira de Figueiredo, lê-se: "nem
quem indague dos mortos a verdade". Qual delas estará mais de acordo com o texto? Seja
qual for, pouco importa, pois a verdade dita pêlos mortos ou pêlos vivos (estes, mortos na
carne) é que tudo isso que Moisés condena, também o Espiritismo condena. Não
esqueçamos, porém, de que a condenação de Moisés era circunstancial, pois os povos de
Canaã, que os judeus iam conquistar a fio de espada, eram os que praticavam essas coisas.
Mas a condenação do Espiritismo é permanente e geral, pois o Espiritismo, sendo
essencialmente cristão, não se interessa por conquistas guerreiras e não faz divisão entre os
povos.
Kardec adverte em O Evangelho Segundo o Espiritismo, livro de estudo das partes
morais do Evangelho: "Não soliciteis milagres nem prodígios ao Espiritismo, porque ele
declara formalmente que não os produz". (Cap. XXI: 7). Em O Livro dos Médiuns, Kardec
adverte: "Julgar o Espiritismo pelo que ele não admite, é dar prova de ignorância e
desvalorizar a própria opinião". (Cap. 11:14). Em A Gênese e em O Livro dos Espíritos,
como nos já citados, Kardec esclarece que a finalidade da prática espírita é moralizar os
homens e os povos. Quem conhece o Espiritismo sabe que todo interesse pessoal,
particular, é rigorosamente condenado. Adivinhações, agouros, feitiçaria, encantamentos,
consultar interesseiras, são práticas de magia antiga, que Moisés condenou, como o
Espiritismo condena hoje. Mas o próprio Moisés aprovou a mediunidade moralizadora, a
prática espiritual da relação com o mundo invisível, como veremos.
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA Empty Re: Espiritismo: - COMUNICAÇÕES DE ESPÍRITOS E MATERIALIZAÇÃO NA BÍBLIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos