ATEÍSMO CONSCIENTE - Sagredus Lucidus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

4 participantes

Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Re: Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por Admin Dom Set 25, 2011 4:08 pm

Sra. 40030310 escreveu:Entendo seu ponto de vista, mas acredito q Deus não precisaria intruir a mente de alguem para q ela possa usar meios como a eutanásia para abreviar o sofrimento de alguem, já q ele mesmo pode fazer isso, acho mais vantajoso q ele deixe q essa pessoa mergulhe no abismo e depois o puxe e com isso poderia até fazer a ciencia acrescentar novas informaços a estudos nesse ramo. isso seria, sem dúvidas, mais vantajoso...
Mas o amigo tem um bom raciocínio.
Grande abraço
Amiga Sra. 40030310: me pergunto COMO poderíamos SABER se seria ou não deus quem estaria no comando da Mente que resolve fazer a eutanásia em alguém; não há COMO dizer!!
Ademais, se devemos deixar a deus todas as iniciativas, deveríamos, também, ELIMINAR a Ciência Médica que permite curar os doentes...
Pois, se deus está no comando da Realidade, COMO podemos saber se, ao descobrir a cura para a AIDS, estamos ou não indo contra seus desígnios??
A amiga há de concordar que tal postura licenciosa beira mais o "deus dará" do que a ação efetiva do Homem...
Pois, COMO poderemos saber se algo que fazemos é mais "vantajoso" para deus ou não??
Se fizermos, podemos dizer que foi deus quem nos inspirou; se NÃO fizermos, TAMBÉM podemos dizer a mesma coisa!!!!
?!?!??!??!?!
O resultado é INAÇÃO, se formos buscar a inspiração em eventual desejo de deus!!!
A amiga percebe, é claro, que essa análise que faço intenta limitar-se exclusivamente à LÓGICA das coisas, sem crenças de espécie alguma...
Carpe diem!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Re: Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por KÉFREN Ter Ago 23, 2011 5:28 pm

Me desculpem, mas todo o Espiritismo está errado se considerarem tais insanidades corretas. Já postei isso em Sites Espíritas e parece que todos estão anestesiados como evangélicos, por dogmas e pensamentos absolutamente egoístas que estão infiltrados por conta da vontade da maioria, a qual não tem lucidez para enxergar um palmo diante do nariz.
É tão simples e Natural!
A Eutanásia deveria ser prática de ordem mais do que Natural e sem nenhum pesar na consciência.
Parece que ninguém entendeu as palavras lúcidas de Kardec:
"Aliviai os últimos sofrimentos o mais que puderdes, mas guardai-vos de abreviar a vida..."

Já me apontaram citações de André Luís e outros espíritos, quando ainda redargui que deveriam ser espíritos de pessoas menos evoluídas do que eu.
Não há mistério e todos deveriam aceitar isso.

"A morte é algo natural e nenhum homem nasce com aparelhos de respiração ou rim artificial, muito menos tomando pílulas ou remédios dentro do ventre, pois a Natureza tem um período pré-determinado para todos os seres. Morremos pela aleatoriedade dos eventos a que nos expomos em busca das nossas realizações ou pelas atividades distorcidas geradas pela raça humana através de vontades impróprias que abreviam a vida dos irmãos, quando todos são responsáveis por essas quimeras e assim, sujeitos à sua ação e se assim não ocorrer, morremos por eventos de ditame previamente estipulados por nossa genética que determina os augúrios da nossa morte. Alguns viverão mais, outros menos, mas todos pela sua constituição pré-determinada geneticamente versus a sua qualidade de vida como um todo anterior.
Ora, ao se chegar na hora de encarar uma doença kármica ou aleatória que determine o fim da vida, devemos aceitar o nosso caminho, pois esse é o pretendido pela Natureza. É errado o outro intervir para prolongá-la do forma artificial com tubos e métodos que só fazem a vida fluir vegetativamente, sem dar a chance de a pessoa viver como o determinado com o verbo "viver" de fato.
Se alguém disser que prolongar com aparelhos a vida de alguém é sensato por dar a chance de a pessoa poder refletir alguma coisa, isso é absurdo, pois sem os tubos já teria ido, coisa que a Natureza determinou e que teria acontecido sem a intervenção do homem.
Portanto, falar em eutanásia é coisa absurda, pois nenhum método deveria ser usado para prolongar a vida de alguém, já que isso é o chamado da Natureza, coisa que nenhum homem tem o direito de prolongar. Um defunto semi-vivo ou um ente morto com as funções vitais mantidas por aparelhos só mostra que a raça humana é orgulhosa e não tem respeito pela vida e muito menos pela Natureza.
Minha vó, vi e aceitei o enfermeiro desligar os aparelhos, era chegada a sua hora. A única ressalva é que se fosse uma criança moribunda que sofreu algum "acidente", essa sim deva ser perseverada para que possa aproveitar a vida, porém se dentro de um prazo não evoluir, que siga seu caminho, pois somos eternos. Na realidade essa ojeriza pela eutanásia me soa como medo da morte e uma descrença na continuidade da consciência após a morte do corpo físico, assim, sou mais espírita do que alguns que defendem a vida com unhas e dentes.

A vida é eterna e não precisamos prolongar etapas contra a vontade da Natureza.
KÉFREN
KÉFREN

Mensagens : 134
Data de inscrição : 13/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Re: Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por Sra. 40030310 Dom Ago 21, 2011 6:51 am

Entendo seu ponto de vista, mas acredito q Deus não precisaria intruir a mente de alguem para q ela possa usar meios como a eutanásia para abreviar o sofrimento de alguem, já q ele mesmo pode fazer isso, acho mais vantajoso q ele deixe q essa pessoa mergulhe no abismo e depois o puxe e com isso poderia até fazer a ciencia acrescentar novas informaços a estudos nesse ramo. isso seria, sem dúvidas, mais vantajoso...
Mas o amigo tem um bom raciocínio.
Grande abraço
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Re: Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por Admin Sáb Ago 20, 2011 5:39 am

Cara amiga: destaco, de início, parte do texto:
"- Mas quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem até a beira da sepultura, para em seguida retirá-lo, com o fim de fazê-lo examinar-se a si mesmo e modificar-lhe os pensamentos? (………)".
Por este trecho, e por outros mais adiante ("Compete somente a Deus precisar a hora do término da provação", por exemplo), seria lícito concluir que o deus no qual os espíritas creem é INTERVENIENTE (e presente o tempo todo, portanto)?
Ou seja, deus, para os espíritas, está PRESENTE e no comando da Realidade, INTERVINDO aqui e ali conforme desígnios que nos escapam?
Além disso, trata-se de um deus que ATENDE pedidos na forma de orações, ou seja, seria capacitado ao Homem PEDIR, a deus ou a espíritos no mundo errante, que intervenham de certa e desejada forma na sequência dos eventos terrenos?
Tenho entendido que SIM, pelo que tenho estudado da doutrina mas pergunto aos amigos espíritas do Fórum..
Em assim sendo, como poderíamos ter certeza de que não foi deus quem inspirou as pessoas envolvidas no evento do sofrimento desse alguém que pareceria precisar da eutanásia, colocando pensamentos em suas Mentes para que abreviassem a Vida do moribundo sofredor?
Deus poderia considerar que o sofrimento já foi suficiente e ter colocado, nas Mentes das pessoas derredor, que a eutanásia deve ser realizada.
Ou será que deus não atua dessa forma, influenciando a MENTE das pessoas?
Vejam que o que poderia parecer, à vista desarmada, um gesto de agressão à Vida, poderia, tendo deus tal prerrogativa insondável pela Mente Humana, ser exatamente o desejo divino!!
Há um agravante: se deus pode intervir nos eventos visando um final FELIZ, não poderia ele estar intervindo visando um final também feliz mas a nossa Mente, incapaz de penetrar em seus (de deus) mais recônditos planos, acaba por concluir que não é deus???
Há também o problema lógico de a Mente Humana, enviesada por conceitos e crenças pessoais (e nada além disso), atribuir a deus eventos que podem não tê-lo tido por autor; é SEMPRE fácil vincular deus a eventos "ex post facto", da mesma forma que é também fácil isentar deus de suas responsabilidades sobre o que de Mal ocorre no planeta; como é SEMPRE "ex post facto", depende apenas do SUJEITO que faz a análise e produz a conclusão!
Será que ele, então, só determina o curso do Universo (incluindo a Vida Humana) no que tange ao que está FORA da Mente do Homem, preservando-lhe, portanto, POR INTEIRO, seu livre arbítrio??
Outra questão que emerge de minha Mente é o problema da CARIDADE: tenho compreendido que as religiões e doutrinas têm esse ponto em comum, que permeia todos os textos. Nenhuma delas nega o valor da CARIDADE, e até asseveram que ESTE é o valor supremo, fator de progressão para planos mais evoluídos que esse que habitamos. Até ATEUS CONSCIENTES, como eu, atribuem à CARIDADE um valor altíssimo (ainda que eu tenha aprendido que CARIDADE sem CONSCIÊNCIA do que se está fazendo pode revelar-se contraproducente).
Ora, a CARIDADE admite (quase) infinitos NÍVEIS de gradação, podendo ir do mais comezinho gesto (como abrir a porta do elevador para alguém) até os mais extremos em que a pessoa dá-se a si mesma em imolação visando o Bem Estar de alguém a quem preze o bastante para tal.
Não conheço gesto de CARIDADE que não tenha como meta promover o Bem Estar de alguém, mesmo que seja o do próprio autor do gesto (falo das pessoas NÃO egoístas, é claro).
Toda atitude que visa AJUDA sincera e honesta e desinteressada ao outro, visa, em última instância, impedir que ele sofra!!
E aqui entra a dúvida: não seria a eutanásia o supremo gesto de CARIDADE para com o moribundo, eis que o autor do gesto, ao adotar procedimento TÃO extremo, o estaria realizando também com SOFRIMENTO pessoal extremo, mas, ainda assim, reconhecendo que o que faz é o melhor para o que sofre??? Por que, excetuando-se os ignóbeis de toda índole, um gesto de eutanásia proferido contra (ou a favor?) de alguém que se AMA não poderia ser considerado um gesto supremo de CARIDADE??
Penso que a decisão por NÃO ajudar, negando a eutanásia, não é tão simples quanto se deseja considerar...
Não estaríamos, então, também impedidos de AJUDAR nos demais (quase) infinitos casos menores que a eutanásia (que, para os propósitos desse comentário, é considerada o gesto último, mais extremo que se pode adotar)??
Seria somente quando provoca a morte é que o gesto NÃO pode ser considerado impróprio e condenável??
Quando empenhamos todos os nossos esforços e recursos no prolongamento de uma Vida que acaba por se apagar 5 anos depois, não estaríamos também indo contra os desígnios de deus e contra a CARIDADE, já que estaríamos interferindo num eventual destino que deus gostaria de ver implantado, já há 5 anos, mas estamos nós impedindo, imbuídos de que estamos fazendo o que é certo fazer, sem saber que estamos indo de encontro aos desejos de deus???
Um último aspecto ("last but not least"): a intervenção de deus no planeta, ainda que somente para o Bem, NÃO é compatível com o livre arbítrio que supostamente ele terá provido a todos nós; deixo aos amigos a reflexão sobre esse ponto; é também prolífero...
Enfim, se a Mente é perspicaz e LIVRE das amarras dos conceitos, no mínimo terá DÚVIDAS, algo meio raro de se ver hoje em dia...
Penso que são dúvidas válidas, para as quais exorto os amigos a exararem seus conceitos e visões...
Tema muito inquietador, esse...
Carpe diem!!


Última edição por Admin em Sáb Ago 20, 2011 12:54 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentando..)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 358
Data de inscrição : 11/08/2011
Localização : Brasil

https://sagreduslucidus.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Re: Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por Sra. 40030310 Sáb Ago 20, 2011 2:28 am

Olá amigo!!!
Não é facil para ninguem, nunca disse o contrário, apenas postei a visão espirita sobre o assunto, desculpe se com isso o fendi, não foi minha intenção.
Quando o espiritismo traz sua doutrina toda voltada a Deus, o faz sempre com muito respeito a quem nao concorda, pois sabemos q o criador NUNCA deve ser imposto a alguem, ele deve ser "aceito" de livre e espontânea vontade. Como o espaço é destinado ao espiritismo (e a todos tmb é claro), eu procuro postar algumas coisas q venho estudando ao longo da minha vida, mas não o faço para ofende ninguem, baseado nisso, não podemos dizer: "eu não admito q alguem diga...", visto q as visões sobre os fatos, são diferentes.
Acredito q para todos q creem em Deus, a eutanásia seja errado, mas não estamos aqui para julgar quem pense diferente, já q todos temos a leberdade de pensarmos o q quisermos, tmb não é de boa educação q nós, no conforto de nosso apartamento, venhamos dizer q não admitimos opiniões contrárias a nossa.
Ver o sofrimento de alguem (principalmente de quem gostamos) não é facil pra ninguem, e neste momento queremos ajudar da melhor forma, o espiritismo nos ensina q a eutanásia não é a melhor forma pois ela visa somente a materia, e todos sabem q a doutrina espirita tem visões alem da matéria, mas esta é apenas a HUMILDE visão do espiritismo...
Grande abraço
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Re: Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por Pedro Sobrinho Sex Ago 19, 2011 10:42 am

É muito fácil para alguém, do conforto e segurança da sua casa, fazer alusões a hipóteses sem nunca ter tido contato com os extremos rigores da vida.
É muito fácil "achar" que isso ou aquilo é certo ou errado sem nunca ter sobre suas costas o peso dos acontecimentos.
Em 1986, na Serra do Traíra, fronteira com o Peru, houve um confronto da minha Companhia (2ª Cia, 4º BEFron) com um grande grupo de guerrilheiros peruanos do Cendero Luminoso. Em pouco mais de 20 minutos, 24 dos meus soldados estavam mortos, outros 14 sériamente feridos e mais de 50 guerrilheiros jaziam espalhados na selva aos pedaços.
Eu tinha um soldado (Sd Judismar) que além de meu subordinado era meu amigo. Eu o encontrei ainda vivo, sem a perna direita que fora arrancada junto com metade do osso da bacia, por um tiro cal .50 BMG. Suas víceras estavam saídas do corpo pelo ferimento. Apliquei-lhe uma dose letal de morfina.
Não admito que alguém, do conforto e segurança de seu apartamento, me diga que um deus o salvaria.
Pedro Sobrinho
Pedro Sobrinho

Mensagens : 140
Data de inscrição : 12/08/2011
Idade : 67
Localização : Vila Velha, ES

http://sobrinhoaquarios@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por Sra. 40030310 Sex Ago 19, 2011 5:28 am

. Um homem agoniza, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que o seu estado é sem esperanças. É permitido poupar-lhe alguns instantes de agonia, abreviando-lhe o fim?
São Luís – Paris,1860

- Mas quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem até a beira da sepultura, para em seguida retirá-lo, com o fim de fazê-lo examinar-se a si mesmo e modificar-lhe os pensamentos? (………)
Aliviai os últimos sofrimentos o mais que puderdes, mas guardai-vos de abreviar a vida, mesmo que seja apenas em um minuto, porque esse minuto pode poupar muitas lágrimas no futuro.

Allan Kardec, Evangelho o Espiritismo

Observamos uma crescente onda de posicionamentos favoráveis à eutanásia. Tais posições, na maioria das vezes originam-se no sentimento de compaixão em relação ao sofrimento do doente em fase terminal, preso ao leito, com a sentença dada pelo diagnóstico médico de que a situação é irreversível. Muitas vezes, percebe-se a existência de interesses velados, geralmente relacionados com questões de ordem econômica – financeira, ou a presença de sentimentos egoísticos que levam à necessidade de libertar o doente, para liberar o compromisso e responsabilidade com o mesmo. Sob o contexto materialista e imediatista que caracteriza a sociedade contemporânea, a eutanásia surge como um bálsamo, que liberta o ser de um sofrimento inútil já que não existe uma expectativa de cura ou retorno à consciência.
Essa questão refletida à luz do espiritismo, nos remete à análise de dois pontos fundamentais : a Reencarnação e a lei de Causa e Efeito.
Diante da compreensão e aceitação da reencarnação, do entendimento que a justiça é feita através do próprio ser pelo seu proceder, não há como aceitar a eutanásia. Esta, se apresenta como crime ante a consciência da realidade espiritual. Não cabe ao homem deliberar sobre a vida ou morte de seu próximo, mesmo que este se encontre em extremo sofrimento, moribundo ou em outras aflições irrecuperáveis. Compete somente à Deus precisar a hora do término da provação. Quem somos nós, para prever o tempo necessário do resgate edificante? Quem garante que o doente não possa se restabelecer de forma imprevista? Quem pode afirmar que a ciência nunca falhou? Quem sabe se a ciência não descobre cura ?

Para o espiritismo não há explicação que justifique a utilização da eutanásia, sempre deve-se respeitar a vida humana até o derradeiro suspiro, e além dele na verdadeira vida – a espiritual. Quando o homem se deixar tocar pela fé verdadeira, entenderá o real significado da dor e da compaixão, e este tema – eutanásia -, não será mais motivo de discussão e preocupação, pois os esforços serão todos envidados no sentido da cooperação, para que os irmãos em sofrimento possam chegar ao término de sua jornada terrena cumprindo com êxito sua provas e expiações, para seguir em paz rumo a libertação total.
Sra. 40030310
Sra. 40030310

Mensagens : 74
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo Empty Re: Eutanásia- Uma reflexão a luz do espiritismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos